filhos de pais com mais de 45 anos têm mais riscos para a saúde
Crédito: Pexels

Riscos para a saúde aumentam em bebês nascidos de pais com 45 anos

Estudo investigou os riscos para os filhos nascidos de homens dessa idade. Entenda

Publicidade

Fala-se muito sobre os riscos associados à gravidez e à maternidade tardia. No entanto pouco se fala dos problemas relacionados à paternidade tardia. Embora, por enquanto, esse assunto seja pouco estudado, os riscos para a saúde aumentam em bebês nascidos de pais com 45 anos ou mais.

Entenda o estudo

filhos de pais com mais de 45 anos têm mais riscos para a saúde entenda
Crédito: Freepik

Se as mulheres estão engravidando cada vez mais tarde, para os homens essa idade é ainda mais avançada, já que sua fertilidade não diminui tanto quanto a da mulher. Isso significa, basicamente, que muitos homens podem ter filhos biológicos muito mais tarde, sem a necessidade de intervenção de recursos da medicina, como técnicas de fertilização por exemplo.

Segundo um estudo feito em mais de 40 milhões de partos, os bebês, cujo os pais têm 45 anos ou mais, têm maior probabilidade de serem menos saudáveis ao nascer. Em média, os filhos de pais mais velhos nasceram 20,2 gramas mais leves e tinham um risco 14% maior de baixo peso que os filhos de pais entre 25 e 34 anos.

Eles também tiveram uma chance 14% maior de serem admitidos em uma unidade de terapia intensiva de neonatal e também 14% mais propensos a serem prematuros do que aqueles nascidos de pais mais jovens.

Publicidade
filhos de pais com mais de 45 anos têm mais riscos para a saúde estudo
Crédito: Freepik

Os números provêm de uma análise feita por pesquisadores da Universidade de Stanford, na Califórnia, de 40 milhões de nascimentos ocorridos nos EUA entre 2007 e 2016. Eles relatam o risco relativo em vez do risco absoluto, o que significa que ainda é um número muito pequeno de nascimentos que requerem unidades de terapia intensiva neonatal.

A equipe de pesquisadores diz que a estudo foi importante, porque ofereceu uma visão rara e necessária sobre o impacto que a idade de um pai pode ter em uma criança. Ao mesmo tempo em que as mulheres têm sido encorajadas a não adiar ter filhos devido a preocupações com saúde e complicações médicas.

Eles acrescentaram que, embora os riscos absolutos de ser pai mais velho permaneçam baixos, os resultados enfatizam a importância de incluir dados sobre homens ao investigar as implicações para a saúde pública da crescente idade dos pais.

Alguns outros estudos já apontaram para riscos associados aos pais com 45 anos ou mais. Uma pesquisa sueca de 2014, por exemplo, mostrou que homens que se tornam pais depois dessa idade correm mais risco de ter uma criança com esquizofrenia, autismo e outros problemas psiquiátricos, apesar de não ser uma regra.

Publicidade

Fonte: The BMJ

PODE GOSTAR TAMBÉM