Se a sua mãe diz para tirar tudo da tomada por causa da trovoada, ela está certa. Mesmo se você estiver precisando carregar o celular, pois está sem bateria, é melhor esperar a chuva passar.
O que pode acontecer se o celular estiver carregando em dia de chuva?
O problema não é apenas a chuva, mas sim, os raios. Se o celular estiver conectado à rede elétrica e cair um raio, existe um grande risco de danificar o aparelho. Como um raio tem uma corrente elétrica muito forte, pode até queimar o aparelho e não ter conserto.
Agora, mais do que a perda material, se você estiver com ele na mão enquanto carrega, pode levar um choque grave, com risco de morte. Como se não bastasse, há ainda o risco de iniciar um incêndio, caso haja faíscas durante a descarga elétrica.
Cuidado extra com carregadores falsos
De modo geral, não é recomendado usar carregadores falsos, que não tenham vindo junto com o aparelho. Nem mesmo carregadores de outros aparelhos são seguros, pois podem não ser compatíveis com o seu celular. Em dias de chuva essa recomendação é ainda mais importante, pois o carregador pode sofrer ainda mais com a descarga elétrica, por ser mais fraco.
E se tiver que deixar o celular carregando durante uma tempestade?
Se não tiver escolha e realmente precisar deixar o celular carregando, não use o aparelho. Deixe ele carregando longe das pessoas ou animais de estimação. Se o telefone tocar, primeiro retire da tomada para depois atender. Mas, o melhor mesmo é removê-lo da tomada assim que notar a chuva.
Veja também: Como tirar risco da tela do celular: 5 produtos úteis para usar em casa