Uma rinite não tratada pode ser um grande problema para o paciente. Isso porque traz outras doenças e resultados nada agradáveis para quem já sofre com os sintomas da doença. Veja quais são e como tratar corretamente.
Consequências da rinite não tratada
De acordo com o Ministério da Saúde, rinite é a “inflamação aguda ou crônica, infecciosa, alérgica ou irritativa da mucosa nasal”. Ela pode ter origem viral, nos casos agudos, ou alérgica, nos casos crônicos. Certamente, a alérgica é a mais comum e que traz muitos problemas para o paciente, principalmente a que não é tratada.
Entre as principais causas da rinite alérgica, estão a exposição ao ácaro, poeira, insetos e fungos. Além disso, restos de pele, urina e até a lambida do cachorro ou gato pode desencadear uma crise. Outros alérgenos comuns são o fumo, produtos químicos e até poeira de obras em andamento, que podem gerar uma resposta inflamatória no corpo.
Se não tratada, essa rinite pode levar a diversos problemas de saúde.
Apneia do sono
O Ministério classifica a apneia como um distúrbio do sono, caracterizada pela “pela obstrução da via aérea no nível da garganta durante o sono, levando a uma parada da respiração, que dura em média 20 segundos”. Nesse momento, o paciente tende a despertar, mesmo que parcialmente, tendo a saúde prejudicada de diversas formas. Como a rinite obstrui as vias aéreas superiores, tende a causar também a apneia, a médio prazo.
Ronco
E não apenas o sono do paciente é prejudicado nesse processo. Como consequência dessa dificuldade de respirar corretamente, a pessoa passa a respirar pela boca. Dessa forma, há grandes chances de começar a roncar de forma quase contínua, causando diversos problemas. Um tratamento para a rinite acabaria facilmente com esse problema e evitaria outros.
Asma
Pessoas que são propensas a ter rinite têm maiores chances de ter asma também, de acordo com o Ministério da Saúde. Além disso, as crises recorrentes tendem a desenvolver a doença, principalmente se o paciente se expõe aos alérgenos com frequência. Então, veja como tratar a doença corretamente e evite esse e outros problemas.
Tratamentos para rinite
O tratamento deve ser sempre orientado por um médico de confiança, sendo mais simples do que muitos imaginam. Na realidade, consiste basicamente em ficar distante dos fatores que desencadeiam a alergia. Além disso, é fundamental fazer a lavagem nasal constantemente, para higienizar as vias aéreas superiores, para evitar a inflamação.
Um ponto importante a se considerar é a não utilização de descongestionantes nasais. Isso porque, mesmo que seja indicado por médicos algumas vezes, ele pode causar dependência. Ao invés disso, faça a lavagem com soro fisiológico, que além de natural é muito mais acessível. Também existem tratamentos caseiros para isso, mas às vezes o remédio alopático é fundamental.
Lembrando que ele só deve ser tomado sob orientação médica e é uma categoria necessária no ápice das crises. Entre os mais comuns, estão os antialérgicos sistêmicos e os temidos corticoides. Há também a possibilidade de fazer a imunoterapia, para evitar crises futuras, sendo altamente recomendada.