Quando uma pessoa precisa de uma transfusão de sangue, é necessário saber qual seu tipo sanguíneo para fazer uma transfusão compatível. Mas, para as pessoas com Rh nulo, essa não é uma possibilidade. Ou, pelo menos, é uma possibilidade rara de conseguir.
Para entender o que é o tipo de sangue Rh nulo, e por que é muito difícil conseguir esse tipo para transfusão, vamos começar entendendo um pouco sobre a classificação dos grupos sanguíneos.
É assim que os grupos sanguíneos são classificados
Para entender o que é o Rh nulo, é preciso entender um pouco sobre a classificação dos grupos sanguíneos. Os glóbulos vermelhos que formam o sangue estão cobertos de proteínas chamadas de antígenos.
O sangue tipo A tem antígenos A, o sangue B tem antígenos B, o sangue AB tem antígenos de ambos e o tipo O, nenhum dos dois.
Os glóbulos vermelhos também têm outro tipo de antígeno, o chamado RhD, que é parte de uma família formada por 61 antígenos tipo Rh. Quando o sangue tem RhD, é de tipo positivo. Quando não tem, é tipo negativo.
É assim que se formam os tipos de sangue mais comuns: A+, A-, B+, B-, AB+, AB-, O+, O-.
Tabela de doação de sangue: saiba quem pode doar e para quais tipos
Sangue Rh nulo: qual a diferença para os outros tipos?
Um tipo de sangue é Rh nulo quando seus glóbulos vermelhos não têm nenhum tipo de antígeno Rh. Ou seja, o sangue não é positivo e nem negativo, não tem A, B nem O: é nulo.
Isso é bom e é ruim, dependendo da situação. Na hora de uma transfusão de sangue, não se pode receber qualquer tipo.
As pessoas com sangue O- só podem receber delas mesmas, mas podem doar para qualquer outro tipo sanguíneo, pois o O- não contém A nem B, e não contém RhD. Assim, ele pode entrar em qualquer corrente sanguínea sem ser detectado como incompatível.
No caso das pessoas com Rh nulo é mais ou menos assim, e melhor ainda. Inclusive, esse é um dos motivos para ser chamado de “sangue dourado”.
Como não existem Rh nesse tipo de sangue, ele também pode doar para todos os outros, inclusive para o O- que, a princípio, só poderia receber dele mesmo, exceto nesse caso.
Por outro lado, o Rh nulo não pode receber doação de mais ninguém, nem do O-, porque ele não reconhece nenhum Rh como compatível.
E a questão é que existem apenas 43 pessoas no mundo, registradas, com esse tipo sanguíneo. Esse é o outro motivo para ser chamado de “sangue dourado”: vale ouro, pois é raro.
Aproveite e veja: Como saber se você está com excesso de açúcar no sangue
Como as pessoas Rh nulo vivem?
A vida de uma pessoa com sangue Rh nulo é normal, embora ela tenha uma predisposição a ter algum grau de anemia. Então, é recomendado fazer visitas periódicas ao médico para fazer exames e saber como está a saúde.
As pessoas com esse tipo de sangue o adquirem dos pais. Quando ambos os pais são Rh nulo, o bebê também será. A situação difícil é quando necessita de transfusão de sangue, pois é raro encontrar. Por isso, essas pessoas são incentivadas a tirar sangue para guardar de reserva, caso tenham que doar a si mesmos no futuro.
Veja também: Remédios caseiros para limpar o sangue: quais são e como usá-los