Revisão de aposentadoria
Crédito: Wikimedia Commons

Revisão de aposentadoria: quem tem direito e como pedir

Veja quem pode pedir e como fazer a revisão de aposentadoria corretamente

Publicidade

Cada dia uma nova regra, mas uma coisa é certa: erros podem acontecer em qualquer época. E é por isso que se torna tão importante conhecer e saber como fazer o pedido de revisão de aposentadoria.

De acordo com o INSS, essa revisão é um “serviço que permite ao cidadão solicitar ao INSS reanálise do benefício concedido ou Certidão de Tempo de Contribuição, apresentando ou não novos elementos”.

Através da revisão, o cidadão tem como pedir mudanças importantes no que for apresentado pelo próprio INSS como de direito. Isso garante uma maior exatidão dos dados e, consequentemente, um valor mais justo ao final.

Quem tem direito

O INSS afirma que a revisão “é destinado ao beneficiário que não concorda com algum parâmetro utilizado na concessão de seu benefício ou Certidão de Tempo de Contribuição, por exemplo: salário de contribuição ou vínculo empregatício não foi computado”.

Publicidade

Ou seja, qualquer pessoa que esteja elegível a se aposentar pode pedir a revisão do resultado apresentado como direito. Basta que não concorde com algum ponto do cálculo, apresentando ou não novos dados ao órgão. Mas atenção: o prazo-limite é de 10 anos a partir do 1º dia do 1º mês após o início do pagamento da aposentadoria.

Ou seja, se você começou a receber em dezembro de 2011, tem até janeiro de 2022 para requer a revisão. Portanto, fique atento aos prazos para não perder este direito!

Independente se vai pedir aposentadoria por tempo de serviço, compulsória, especial, para donas de casa ou qualquer outra, qualquer cidadão tem direito. Basta seguir os passos recomendados pelo instituto para fazer tudo corretamente.

Como pedir revisão de aposentadoria

Cada vez mais, as instituições estão investindo na facilidade de acesso que a internet proporciona. Com o INSS não é diferente, com um portal específico somente para resolver demandas e buscar informações mais personalizadas para o cidadão.

Publicidade

E é claro que a revisão da aposentadoria também está inclusa nesse pacote de facilidades. Para isso, o contribuinte deve acessar o portal http://meu.inss.gov.br, sendo realizada unicamente via internet. Veja o passo a passo para pedir a sua revisão.

Documentação

A primeira coisa a fazer é organizar toda a documentação que sustente o seu pedido. Entre eles podem estar contracheques, declarações, petições, simulação de tempo de contribuição e outros. Além disso, deve ter uma lista de motivos embasados na lei, que mostrem a validade do seu pedido. Claro que os documentos pessoais, como RG e CPF, devem estar na lista de documentos, todos digitalizados.

Login

Para fazer o login pela primeira vez, o cidadão terá que realizar o cadastro, criando uma senha pessoal forte, com 9 caracteres. Entre eles, você deve colocar uma letra maiúscula, uma minúscula e um número. Nunca use datas de aniversário, senhas de cartão ou número de telefone como senha, por serem mais fáceis de descobrir.

Publicidade

Pedido de revisão de aposentadoria

Depois de estar logado no portal do INSS, clique em “Agendamentos/Requerimentos”, depois em “novo requerimento”, digite no campo pesquisar a palavra “revisão” e selecione o serviço “Revisão – Atendimento a distância”.

Aí você estará na página para solicitar a sua revisão. Vão te pedir alguns dados, que devem ser preenchidos corretamente. Clique em concluir e pronto, seu pedido foi feito. Para ver como está o andamento do processo, nada de filas e horas de espera. Basta entrar no portal, colocar sua senha e buscar o campo Agendamentos/Requerimentos.

PODE GOSTAR TAMBÉM