Essa é uma questão que levanta muitas dúvidas, pois divide opiniões. Algumas pessoas dizem que o óleo da fritura fica bom mesmo quando é usado lá pela terceira vez. Já outros defendem que não se pode usar o óleo tantas vezes, seja pelo gosto que libera ou por causa das propriedades que perde.
Bem, saiba agora o que acontece com o óleo da fritura para justificar a quantidade de vezes que ele pode ser reutilizado. Veja também como identificar um óleo velho e como armazená-lo entre uma fritura e outra.
Quanto menos usar, melhor
Mesmo que o óleo de cozinha possa ser submetido a altas temperaturas sem queimar rápido, ele ainda assim libera uma substância que não é boa para a saúde.
Essa substância se chama acroleína, e é liberada quando o óleo é submetido a altas temperaturas por mais vezes, ou seja, ao ser reutilizado. A acroleína aumenta o risco de problemas intestinais e câncer.
Portanto, não existe uma quantidade exata de vezes que se pode reutilizar o óleo. Se puder, use uma única vez e descarte. Se quiser reaproveitar, faça isso por no máximo mais duas vezes, mas tomando os cuidados que vai ver a seguir.
Cuidados a ter para reutilizar o óleo para fritura
Se quiser economizar e reutilizar o óleo algumas vezes, veja quais cuidados deve tomar para reduzir o risco de prejudicar a saúde.
- Se for possível verificar a temperatura do óleo, não deixe que ele ultrapasse os 180 graus. Se começar a sair fumaça do óleo, está queimando. Reduza a temperatura;
- Prefira fazer uma fritura de vários alimentos, esquentando o óleo uma vez só;
- Quando estiver fritando, e fizer uma pequena pausa entre a fritura dos alimentos, coloque uma tampa na frigideira para que o óleo não fique em contato com o ar;
- Nunca misture óleo velho com novo;
- Quando terminar de fritar, deixe o óleo esfriar e use filtro de café para remover todos os resíduos deixados pelos alimentos que foram fritos. Depois, armazene o óleo em um frasco de vidro bem fechado e ao abrigo da luz.
Quando o óleo precisa ser jogado fora?
Mesmo tomando os cuidados que viu no tópico anterior, existe um limite para reutilizar o óleo de fritura. Fique de olho nesses sinais:
- O óleo está muito escuro;
- O alimento frito ficou muito escuro, mesmo sem ter queimado;
- Forma fumaça ou espuma durante a fritura;
- O alimento frito fica com aquele sabor característico de óleo velho.
Como descartar do jeito certo?
Não jogue o óleo pelo ralo da pia nem jogue no quintal. Ele polui a água e o meio ambiente, além de prejudicar os encanamentos.
O correto é ir guardando o óleo usado em garrafas pet e depois levar a um posto de coleta, como tem em muitos supermercados, para que o óleo seja levado ao ponto de reciclagem.