É comum pensar que reumatismo é um único problema. Na verdade, esse é o nome que se dá a um grupo de mais de 100 doenças. Elas atingem os músculos, as articulações e os ossos. Há aquelas que também atacam o coração, os rins e o sangue. Por esse motivo é importantíssimo estar atento aos sintomas, que indicarão o diagnóstico mais correto.
Causas
O reumatismo não é um problema específico dos idosos. Apesar de ser mais comum em idades avançadas, jovens e até mesmo crianças podem receber esse diagnóstico. Atualmente, porém, a palavra “reumatismo” não é mais utilizada por médicos. O termo correto é “doença reumatológica”, visto que dentro do grupo reumatismo existem variadas doenças, tais como:
- Artrite;
- Artrose;
- Bursite;
- Febre reumática;
- Dor nas costas;
- Lúpus;
- Fibromialgia;
- Gota;
As doenças reumáticas não surgem por acidentes ou trauma. Má postura, sobrecarga de pesos nos exercícios ou atividades cotidianas, além do avanço da idade são as principais causas. O uso constante das juntas, dos tendões e demais zonas articulares desgasta essas regiões com o tempo. Isso provoca as dores, inflamações e inchaços característicos dessas doenças.
Sintomas
Os sintomas do reumatismo são variados, a depender do tipo de doença reumatológica que ataca o paciente. Ainda assim, há sintomas que costumam aparecer na maioria das complicações reumatológicas. Dores nas juntas e nas articulações, falta de força muscular, dificuldade de realizar movimentos, inchaço nos membros e inflamação são alguns.
Tratamento
É importante salientar que a maioria das doenças reumatológicas ainda não têm cura. Os tratamentos visam, portanto, aliviar as dores causadas pelo reumatismo. Por isso quanto antes a doença for diagnosticada, mais rápido e de forma mais eficiente os sintomas serão amenizados.
Medicamentos e fisioterapia são as medidas mais comuns para aliviar as doenças reumatológicas. Analgésicos e anti-inflamatórios são os remédios mais receitados pelos médicos. A fisioterapia e a prática leve de exercícios facilitam o retorno ou a permanência da mobilidade do paciente afetado pelas doenças reumatológicas.
Dicas: Cuide de sua alimentação
O equilíbrio alimentar faz toda diferença na prevenção e no tratamento do reumatismo. Sendo assim, acrescente a sua rotina alimentos que contenham as vitaminas C, D e E. Frutas cítricas, ovo, laticínios e nozes são fontes desses nutrientes. A queratina, presente na maçã, o selênio, nas castanhas, e o betacaroteno, nas cenouras, também devem ser incluídos em seu cardápio.
Veja abaixo uma receita de vitamina de frutas excelente contra os sintomas do reumatismo.
Ingredientes
- Laranja: 2 unidades;
- Morango: meia xícara de chá;
- Banana: meia unidade;
- Água: 100 ml.
Modo de preparo
1. Bata todos os ingredientes no liquidificador. Adoce a gosto e beba logo após pronta a bebida.
2. Se quiser, pode congelar morangos para o ano todo e retirar apenas a quantidade necessária para cada copo. Assim, terá todos os dias essa vitamina se desejar.
As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.