Muitas pessoas desconhecem a importância de respirar do jeito certo, e por isso não sabem identificar se o fazem ou não. Afinal, respirar é uma ação inconsciente que fazemos sem perceber, mas na verdade, não deveria ser assim. É para corrigir isso que surgiu o método de respiração Buteyko.
O que é o método de respiração Buteyko?
A começar pelo seu nome estranho, Buteyko nada mais é do que o sobrenome do médico russo que criou a técnica. Então, veja a seguir do que se trata, por que ela é tão importante para a saúde e como começar a aplicar na sua rotina.
Para que serve e quais os benefícios?
O método de respiração Buteyko foi criado para acabar com problemas respiratórios como a asma e a apneia do sono, e não apenas nesse sentido. Uma respiração correta envolve a saúde de todo o organismo, pois está diretamente ligada à oxigenação do corpo.
Como é o sangue que carrega e entrega o oxigênio que todos os órgãos precisam para funcionar, respirar corretamente também melhora a pressão alta e até mesmo a ansiedade.
Se você é ou conhece pessoas ansiosas, vai concordar que sua respiração costuma ser mais irregular e profunda, o que não é algo bom. Falando nisso, você sabia que suspirar, respirar profundamente antes de falar, respirar pela boca e até o excesso de consumo de alimentos processados prejudicam muito a oxigenação do seu corpo?!
Pois é, todo o problema está em puxar ar demais para dentro do corpo, o que acontece quando respiramos pela boca.
Isso faz com que tenhamos um excesso de gás carbônico dentro do corpo, que é o ar que liberamos na expiração e que também tem um papel fundamental para a saúde dos pulmões, quando na quantidade correta. Seu excesso dificulta a oxigenação de todo o corpo, desde a pele ao cérebro.
Portanto, ao aprender o método de respiração Buteyko e treiná-lo para que vire um hábito na sua vida, você mantém o equilíbrio da quantidade de oxigênio e gás carbônico no seu corpo.
Assim, melhora sintomas provocados por problemas respiratórios, que são o cansaço constante, respiração pela boca, respiração ofegante, dificuldade para dormir bem, déficit de atenção e até o seu humor.
Ao respirar da forma correta, puxando ar em pequenas quantidade e só pelo nariz, você permite que o seu corpo absorva um gás chamado óxido nítrico, que fica dentro do nariz e ajuda a abrir as narinas e a traqueia, bem como protege o sistema respiratório de germes e bactérias.
Como fazer?
Agora que você já sabe que uma respiração errada é aquela feita pela boca e puxando excesso de ar, pode começar a treinar a correção da sua respiração com os exercícios a seguir:
- Preste atenção na sua respiração ao longo do dia para se proibir de respirar pela boca.
- Simplesmente puxe e solte uma pequena quantidade de ar, apenas pelo nariz.
- Quando falar, evite puxar uma grande quantidade de ar pela boca.
Lembrando desses detalhes muito importantes, então pode começar a praticar o seguinte, algumas vezes ao longo do dia:
1. Respire e expire de leve, apenas pelo nariz.
2. Aperte o nariz do dois lados e balance a cabeça de forma suave para baixo e para cima, pelo tempo que conseguir segurar a respiração.
3. Quando soltar o nariz, continue respirando levemente e apenas pelas narinas. Se der muita vontade de puxar uma grande quantidade de ar pela boca, significa que você segurou o ar por tempo demais. Na próxima vez, segure por menos tempo.
4. Para continuar o exercício, faça uma pausa respirando suavemente só pelo nariz por trinta segundos e faça novamente o exercício, segurando o ar e balançando a cabeça.
5. Quando sentir o primeiro sinal de necessidade de respirar, conte até dez e solte o nariz novamente. O ideal é que não sinta vontade de puxar muito ar.
Um bom resultado será quando você conseguir segurar o ar por 40 segundos, e quando soltar, não sentir necessidade de respirar fundo. Se conseguir segurar o ar por apenas 10 ou 15 segundos, é importante procurar seu médico, pois é sinal de algum problema respiratório.
Exercício para aliviar ataques de pânico e ansiedade
Se você sofre com um desses problemas, sabe que a respiração descontrolada e ofegante é um dos primeiros sintomas. Quando consegue controlá-la, se corpo é capaz de se acalmar e o ataque será controlado. Para isso, faça o seguinte, no momento do ataque:
1. Lembre-se imediatamente que você pode aliviar o problema através da sua respiração.
2. Respire e expire uma vez, levemente, pelo nariz.
3. Em seguida, segure a respiração por 5 segundos, solte, e respire normalmente por 10 segundos, sempre pelo nariz.
A função desse exercício é segurar dióxido de carbono (gás carbônico) dentro dos pulmões para que a respiração fique mais lenta e tranquila, deixando todo o corpo mais relaxado.
Dica: A yoga é uma excelente maneira de respirar melhor
Se você busca por um exercício físico que também ajude a se concentrar melhor no seu corpo, sua mente e sua respiração, certamente a yoga é uma ótima escolha: