Durante a juventude não parece importante cuidar da postura. Mas, conforme a idade chega, a coluna vai entortando, as dores vão surgindo e aí vem arrependimento por não ter cuidado como deveria.
Mesmo se você já está adulto e sua coluna começou a apresentar uma curvinha na parte de cima ou dores ao longo do seu comprimento, ainda dá tempo de adotar alongamentos diários para melhorar a postura. Veja como fazer.
Alongamento de 15 minutos para postura
Se você deixa de se alongar todos os dias porque acha que é chato, demorado e difícil, não tem mais desculpa. Veja agora 3 tipos de alongamentos para fazer no total de 15 minutos, de preferência todos os dias ao acordar. Não tem segredo.
Extensão torácica – 5 minutos
Na foto dá para ver que esse alongamento é feito com blocos de espuma para não machucar o corpo. Mas, se não tiver, pode usar outros objetos macios que fiquem com mais ou menos 12 centímetros de altura.
Para esse alongamento são necessários 4 blocos: um bloco fica posicionado embaixo das escápulas (na parte superior das costas), o outro na cabeça para que o pescoço não fique pendurado, e mais dois embaixo de cada perna.
Deite-se confortavelmente sobre os blocos, nessa posição da foto, e permaneça relaxado assim por 5 minutos. Coloque o despertador para tocar e saber quando deu o tempo. Nesse momento, respire profundamente e preste atenção apenas no seu corpo.
Abertura de peito – 5 minutos
Pegue um cabo de vassoura e posicione-o nas suas costas, segurando-o com a parte superior dos cotovelos, como demonstrado na foto. Mantenha a postura reta, olhando para frente e respirando em um ritmo tranquilo e constante por 5 minutos.
De pé rente à parede – 5 minutos
Esse alongamento é ainda mais simples, pois você não precisa de qualquer equipamento. Apenas escolha uma parede da sua casa que seja bem reta, e o piso bem nivelado. Posicione-se de pé (descalço) rente à parede.
Para quem tem ombros caídos para frente, essa postura é muito importante. Ao encostar seu bumbum na parede, os ombros também devem encostar, naturalmente. Se eles ficarem longe da parede, quer dizer que são caídos.
Então, terá de fazer o esforço de colocar os ombro para trás, endireitando as costas, com o bumbum, os ombros e os calcanhares encostando na parede. A cabeça deve ficar olhando reto para frente, como na foto. Permaneça nessa posição por 5 minutos, sempre prestando atenção na postura para não deixar os ombros relaxarem.
Outros cuidados diários com a postura
A menos que você já tenha nascido com problema de coluna ou tenha sofrido uma lesão, é a falta de cuidados na rotina que leva à postura torta. Então, veja se você comete esses erros, e passe a corrigi-los para não sofrer com dores e coluna torta.
- Manter as costas retas ao se sentar;
- Manter-se sentado com as pernas bem apoiadas no chão, em um ângulo de 90 graus;
- Levantar-se da cadeira de trabalho a cada meia hora para esticar a coluna;
- Quando for levantar algo do chão, agachar ao invés de curvar as costas;
- Não carregar excesso de peso por longos períodos de tempo;
- Agachar-se ao invés de curvar-se para mexer na horta ou em coisas mais baixas;
- Usar calçados confortáveis.
Tipos de exercícios que ajudam a melhorar a postura
Além das séries diárias de alongamentos, você também pode escolher um tipo de exercício para começar a praticar uma ou mais vezes na semana, com acompanhamento de um profissional.
Mais do que melhorar a postura, essas atividades melhoram sua condição de saúde física e mental por completo. Você pode fazer RPG, ioga, pilates, natação ou musculação. O acompanhamento de um profissional é essencial para fazer as posturas corretas e evitar lesões.