Não é a primeira vez que Philip Crowther chama atenção da internet por sua incrível habilidade linguística. Recentemente, o poliglota viralizou novamente nas redes sociais por fazer a cobertura jornalística da guerra entre Rússia e Ucrânia em SEIS idiomas. No vídeo impressionante, Crowther aparece narrando fluentemente os fatos do conflito em português, espanhol, alemão, inglês, francês e luxemburguês – sua língua-materna. Veja!
Six-language coverage from #Kyiv with @AP_GMS. In this order: English, Luxembourgish, Spanish, Portuguese, French, and German. pic.twitter.com/kyEg0aCCoT
— Philip Crowther (@PhCrowther) February 21, 2022
Por ser capaz de se comunicar perfeitamente para todos os continentes, o repórter já tinha se tornado conhecido por coberturas de relevância global, como os Jogos Olímpicos de Tóquio, a morte de George Floyd, em 2020, e a posse do presidente dos EUA, Joe Biden, em 2021. Em uma série de tweets no final de janeiro, Crowther também falava catalão e árabe.
I used the @AP_GMS prompter for the usual 6 languages in #Kyiv, leaving out English to stay within the 140-second limit. I added two more at the end. Catalan came out sounding too much like Portuguese. Arabic was phonetic. Let me know what you think, language lovers of the world. pic.twitter.com/1zCeK4Q97N
— Philip Crowther (@PhCrowther) January 29, 2022
Em entrevista à revista Veja, o repórter justificou sua capacidade de falar os vários idiomas: inglês e alemão aprendeu em casa, com os pais; luxemburguês aprendeu “na rua com amigos”; aos 14 anos, decidiu estudar espanhol. Quando se mudou para Londres, começou a aprender português e o francês é ensinado nas escolas de Luxemburgo. O vídeo já foi visto por mais de 25 milhões de pessoas, arrancando elogios de quem assiste: “É sonhar muito ao pensar em falar tantos idiomas assim? Esse repórter mandou bem demais!”, postou um internauta brasileiro.
Veja também: Possíveis desfechos da guerra entre Rússia e Ucrânia