Muitas plantas funcionam como repelentes naturais de insetos e outros pequenos animais. Só que, embora sejam uma opção mais ecológica, são menos eficientes do que os repelentes químicos que conhecemos. Na dúvida entre usar um e outro, hoje você vai conhecer uma opção diferente dessas duas: o repelente eletrônico, também chamado de repelente ultrassônico.
Como funciona o repelente eletrônico?
Esse tipo de repelente é um dispositivo que usa a transmissão de ondas de ultrassom para manter determinados bichos longe.
Ele deve ser ligado a uma tomada convencional e, normalmente, tem suporte a múltiplas voltagens.
Existem diferentes tipos de repelente eletrônico para cada tipo de animal que você quer afastar. Os dispositivos feitos para combater insetos costumam ser menores e podem ser instalados em qualquer área interna.
Já dispositivos que afastam roedores podem precisar de um transmissor externo, que é posicionado de acordo com o manual de instruções.
Vantagens com relação a outros repelentes
É mais vantajoso usar o repelente eletrônico em comparação com opções naturais ou produtos químicos, como venenos. Também é uma boa opção para quem tem alergia aos repelentes de aplicar na pele.
Uma das principais vantagens é que o repelente eletrônico não prejudica a saúde das pessoas nem dos animais de estimação, pois não tem substâncias tóxicas como algumas plantas e todos os venenos.
Outra diferença é que esse dispositivo mantém os bichos longe, ou seja, você não precisa se preocupar em recolher insetos ou roedores mortos.
Para quem não gosta do cheiro dos repelentes químicos, esse é mais um ponto positivo do repelente eletrônico, pois ele não tem cheiro.
Mais uma vantagem é que não precisa trocar refil nem fazer qualquer tipo de manutenção periódica. Isso é ótimo!
Média de preço
O preço vai depender da marca e da função do repelente eletrônico. Como foi dito antes, cada equipamento é destinado a um tipo de bicho. Para moscas e pernilongos são os mais baratos, pois esses são os menores. A média de preço é de R$ 34 e uma das marcas mais conhecidas é a On Eletrônicos.
Já os repelentes ultrassônicos para roedores, que são maiores e exigem um sistema diferente, pode chegar a uns R$ 70, mais ou menos.
Então, para fazer um bom investimento, pesquise os tipos antes de comprar. Pense em quais bichos você quer manter longe e compre o repelente adequado. Assim você garante que vai dar certo ou, pelo menos, que você fez a escolha certa.
Veja também: Estudantes desenvolvem repelente que combate a dengue – e que dá para fazer em casa!