Estudantes de uma escola em Pernambuco estão concorrendo a um prêmio internacional de inovação. Isso porque eles desenvolveram uma solução realmente eficaz para o combate do mosquito da dengue. Além de ser sustentável, o produto desenvolvido é também fácil de ser encontrado e feito até mesmo em casa.
Tudo começou com o tema de uma das aulas do 1º ano do ensino médio, que foi o uso de plantas medicinais existentes na região. Então, o professor pediu para que montassem equipes e desenvolvessem algo inovador com elas, que fosse eficiente e acessível. Além disso, não deveria ter acréscimo de produtos tóxicos para o ambiente, com uma pegada mais sustentável.
E foi um grupo de 5 alunos que conseguiu um feito incrível. Eles desenvolveram um produto que, ao entrar em contato com a larva do Aedes aegypti, a elimina totalmente em 30 minutos. E o melhor, também funciona como repelente, mantendo o mosquito longe de casa. Assim, fica mais fácil combater a dengue, zika e chikungunya.
O produto é feito à base de óleos essenciais de canela e hortelã, plantas acessíveis em todo o país. O resultado foi tão surpreendente, que eles estão concorrendo ao prêmio internacional Respostas Para o Amanhã, patrocinado pela Samsung.
Para fazer e usar em casa, basta colocar poucas gotas dos óleos essenciais nos locais onde o mosquito costuma colocar ovos ou usar em um vaporizador. Certamente é uma iniciativa que vai agregar, não somente na vida dos jovens, mas também da sociedade.