Cuidar da casa vai muito além da faxina semanal. Seja você proprietário ou inquilino de uma residência, precisa estar atento à necessidade de reparos e obras. Essa é uma forma eficaz de manter a casa ou apartamento em perfeito estado de conservação e com tudo funcionando.
Alguns tipos de reparos e obras são possíveis de fazer por conta própria, se você tiver pelo menos uma caixa de ferramentas com os itens básicos.
Colocar batedores em portas, desentupir pias, instalar torneiras e lustres, pintar paredes, todos estes pequenos reparos podem ser feitos com mais economia, sem ajuda profissional. Claro, se você garantir que consegue fazer um bom trabalho.
Porém, alguns serviços de reparos e obras exigem conhecimento técnico ou ferramentas muito específicas, então, é melhor chamar um profissional que entenda do assunto e vá fazer o serviço com mais qualidade, agilidade e segurança.
Quem chamar para reparos?
No caso de pequenos reparos em casa, que você não saiba, não possa ou não queira fazer sozinho, os profissionais recomendados são os seguintes:
- Encanador ou bombeiro-hidráulico: este profissional realiza instalações e reparos nas redes hidráulicas (encanamentos para água potável, esgoto e sistemas de drenagem). É o profissional que deve chamar para solucionar problemas nessa área.
- Eletricista: chame este profissional para realizar instalações ou reparos que envolvam o sistema de eletricidade da sua casa. Para lidar com eletricidade, que oferece perigo, é mais seguro chamar um eletricista da sua confiança.
- Desentupidor: embora haja encanadores que façam o serviço de desentupir pias, vasos ou qualquer outro encanamento, existe um profissional que trabalha somente com isso, mas normalmente atendem empresas, condomínios e rede de saneamento.
- Dedetizador: normalmente não é um profissional, mas uma equipe de uma empresa que presta o serviço de eliminar infestação de insetos e pequenos animais, como cupins, ratos e baratas de casa.
Quem chamar para obras?
No caso de obras maiores, mas que não necessitem de uma equipe grande, pesquise sobre os seguintes profissionais:
- Carpinteiro: o carpinteiro é o profissional que realiza trabalhos com madeira bruta em obras, envolvendo a construção de telhados, portas, escadas e soalhos.
- Marceneiro: o marceneiro também trabalha com madeira, mas de forma mais refinada do que o carpinteiro. Você pode chamá-lo para fazer, por exemplo, os móveis embutidos da sua casa.
- Pedreiro: o pedreiro é o profissional que você vai chamar quando precisar construir e revestir muros, paredes, um cômodo ou uma casa inteira. O carpinteiro vai trabalhar junto com ele, caso seja necessário.
- Pintor: depois da obra quase concluída, vem a fase da pintura. Porém, essa tarefa não é tão fácil quanto parece, exigindo técnica e resistência quando se trata de uma casa inteira. Por isso, contratar um pintor é maior garantia de bom resultado.
“Marida de aluguel” faz reparos e obras sozinha
É comum pensarmos em homens exercendo essas profissões que envolvem trabalho pesado, mas as coisas estão mudando.
O mercado tem muito espaço para mulheres prestarem serviços especialmente a outras mulheres, que não se sentem confortáveis ao chamar um profissional homem em casa. Conheça a história da paranaense que virou marida de aluguel e veja como ela superou o preconceito.
Veja também: Muro chapiscado: vantagens e como fazer na sua casa