Cansou do piso da casa e quer renovar o visual sem ter arrancar tudo e começar uma grande bagunça? Sim, tem jeito. Veja algumas dicas de como renovar o piso sem fazer uma reforma pesada em casa.
1. Piso vinílico
O piso vinílico é uma solução bem interessante porque, se o seu piso atual estiver em boas condições e nivelado, é só colar as placas de vinílico por cima. É um piso com enorme diversidade de estampas, ajuda a reduzir os ruídos (caso tenha vizinhos embaixo) e aumenta o conforto térmico.
Acompanhe as vantagens e desvantagens do piso vinílico e veja, no vídeo abaixo, como é feita a instalação:
2. Piso laminado
Esse tipo de piso é de madeira laminada e recomendado para áreas secas. Assim como o vinílico, o laminado pode ser instalado por cima do seu piso atual, desde que esteja nivelado e sem rachaduras ou buracos. Ao invés da cola, você vai precisar de uma manta para colocar por baixo e, depois, encaixar as réguas de laminado por cima.
Veja este artigo: vale a pena ter piso laminado? E confira, no vídeo abaixo, como é que se faz a instalação:
3. Pintura de piso
Pintar o piso cerâmico é outra opção interessante, mas que você vai ter um pouco de trabalho porque precisará esvaziar o ambiente e esperar a tinta secar para voltar a usar. Porém, é uma opção econômica e, se for feita no capricho, vai deixar seu piso totalmente renovado.
Veja também:
4. Tapetes
Se a sua ideia for fazer uma mudança mais simples e prática, que tal investir em tapetes grandes para preencher salas, corredores e quartos? Assim, seu piso atual fica mais escondido e você ganha em conforto térmico e acústico em casa. Os tapetes transformam o visual dos ambientes e só precisa de um aspirador para limpar.
Veja também:
- Como fazer um tapete de retalhos
- Como fazer um tapete de pompons
- Como fazer tapetes artesanais de vários modelos
- 17 Ideias para decorar o corredor externo da casa
- Como tirar ferrugem de piso