Crédito: Freepik

Como tirar cicatriz: 5 tratamentos

Quem tem cicatrizes sabe o quanto elas podem ser incômodas às vezes

Publicidade

A cicatriz é resultado de traumas ocorridos na pele, normalmente de cortes, queimaduras e  cirurgias, que podem ficar com o aspecto mais marcado, algumas vezes com queloides ou bem  escuras. Muitas pessoas buscam soluções para tirar cicatriz, veja o que é possível fazer.

5 Melhores tratamentos para tirar cicatriz

melhores tratamentos para tirar cicatriz
Crédito: Freepik

É muito rara a recuperação total de uma área com cicatriz, mas tem sim como melhorar sua aparência, clareando e reduzindo o seu volume, com diversos tratamentos, sejam com especialistas ou caseiros.

1. Caseiro

Existem tratamentos caseiros para tirar cicatriz que são realmente eficazes, clareando e nutrindo a pele, principalmente em casos mais recentes.

Existem algumas misturas que você pode fazer em casa e aplicar ou pode também comprar pomadas específicas para eliminar manchas, recomendadas pelo seu dermatologista.

Publicidade

Veja algumas opções caseiras para utilizar em manchas mais recentes, podendo amenizar também as antigas:

  • Mistura de óleos

Em uma vasilha, misture ¼ de xícara de óleo de coco, 1 colher de sopa de mel, ¼ de xícara de azeite de oliva e 4 gotas de óleo essencial de lavanda. Aplique pela manhã na região e massageie por 5 minutos. Deixe agir por uma hora e retire, reaplicando novamente a noite.

Misture os ingredientes e aplique, massageando bem, antes de dormir. Retire pela manhã.

Misture os ingredientes e passe uma camada fina, deixando agir por pelo menos uma hora. Faça isso duas vezes ao dia.

Publicidade
  • Bicarbonato de sódio, mel e canela

Faça uma esfoliação suave ao menos uma vez por semana, com essa mistura, de forma delicada. Aplique os tratamentos indicados em seguida.

Misture e massageie a região, deixando agir durante toda a noite. Utilize uma roupa de cama mais antiga, caso venha a manchar.

Além dos tratamentos caseiros, existem opções estéticas realizadas por profissionais da área, com custo mais elevado porém resultados mais rápidos.

Publicidade

2. Peelings

Existem dois tipos de peelings, o mecânico e o químico. O peeling mecânico é realizado sem a descamação da pele e sem uso de ácidos, sendo menos invasivo que o químico, agindo como uma lixa delicada na superfície da cicatriz, reduzindo aos poucos o seu tamanho e clareando.

Já o peeling químico utiliza ácidos específicos, que retiram a camada superior da pele, estimulando a produção de colágeno e uniformizando a distribuição do mesmo, assim como dos pigmentos, deixando a cicatriz mais plana e clara.

Ambos devem ser recomendados por um dermatologista e realizados pelo mesmo ou por um esteticista de confiança.

Publicidade

3. Microagulhamento

Como o próprio nome já diz, é a inserção de micro agulhas ao longo da cicatriz, formando pequenos furos, quase imperceptíveis, que acabam levando a uma nova necessidade de cicatrização e redistribuição do colágeno, melhorando assim a aparência da mesma.

Deve ser realizado por um dermatologista especialista, preferencialmente em cicatrizes mais recentes e nunca em pessoas que tenham tendência a formar queloides, com vitiligo ou com a presença de qualquer ferida inflamada próxima ao local.

4. Cirurgia

Em casos mais complexos, existe a possibilidade de realizar cirurgias reparadoras, com o objetivo não de eliminar a cicatriz, mas talvez reposicioná-la ou reduzir a sua amplitude, além de deixá-la em um local que não venha a limitar movimentos ou incomodar de outras formas.

Publicidade

Para dar um acabamento melhor para a cicatriz final, é utilizada uma sutura interna, com acabamento em cola, se possível. Pode-se utilizar fios absorvíveis ou de nylon, específico para a realização de processos cirúrgicos.

5. Tatuagem

Quando os tratamentos amenizarem, mas o resultado não for como o esperado ou se você simplesmente resolver lidar de outra forma com sua cicatriz, seja pela sua história ou significado em sua vida, pode optar também por transformá-la em uma arte, através da tatuagem. Veja alguns exemplos:

Cicatriz longa abdominal

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Juan Blat Tatuajes Valencia (@juan_blat_tatuajes) a

Se você precisou passar por alguma cirurgia na região ou sofreu algum tipo de trauma, pode testar algo assim.

Publicidade

Cicatriz de cesariana

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Full Color Tattoo (@fullcolorvalladolid) a

A cicatriz decorrente desse momento especial que é o nascimento de um filho, pode se tornar uma celebração à vida, com alegria e leveza.

Criativas

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Lady Ink Tattoo (@ladyink_oficial) a

E sempre há espaço para usar a imaginação e brincar com coisa séria, extrapolando a criatividade.

Veja também: Você pode usar Bepantol para tatuagem: sim ou não?

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM