melhores remédios para TPM
Crédito: Freepik

5 Remédios para TPM: naturais e fármacos que aliviam os sintomas

Para algumas mulheres, somente com a ajuda de remédios é possível passar pela TPM sem tanto sofrimento

Publicidade

A tensão pré-menstrual é uma realidade para grande parte das mulheres. Na verdade, os sintomas da TPM são naturais e sempre acontecem devido às alterações hormonais decorrentes desse período. Mas o problema está na intensidade com que afetam algumas mulheres, chegando a impossibilitá-las de fazer as atividades mais simples da rotina durante o período menstrual. Para solucionar o problema, existem remédios para TPM que ajudam a aliviar os sintomas.

Como controlar a TPM com remédios naturais e fármacos

melhores remédios para TPM naturais e fármacos
Crédito: Freepik

Esses remédios são administrados depois que o ginecologista conhece quais são as principais queixas da paciente, já que cada mulher tem sintomas de forma diferente e nem sempre todos os sintomas aparecem ao mesmo tempo. Então, para a mulher que passa pela TPM sem sentir dor de cabeça, por exemplo, não há motivo para dar remédios para esse tipo de dor. Sendo assim, veja quais são as possibilidades de tratamentos.

1. Anticoncepcionais

Existem diversos tipos de anticoncepiconais com ou sem hormônios e com dosagens diferentes de hormônios. Certos tipos pioram os sintomas da TPM em algumas mulheres, mas outros podem ajudar a melhorar. Então, é uma questão de fazer testes com acompanhamento médico até encontrar o anticoncepcional ideal para cada caso.

2. Ansiolíticos

Os ansiolíticos são remédios que ajudam a controlar a ansiedade que causa irritabilidade, estresse, tensão, insônia e compulsão alimentar na mulher. O tipo de ansiolítico deve ser recomendado pelo ginecologista, pois depende de fatores específicos sobre a saúde de cada mulher. Existem os fármacos e também alguns naturais vendidos nas farmácias.

Publicidade

3. Remédios fitoterápicos

Os fitoterápicos são os remédios naturais extraídos das plantas. Eles podem ser comprados na farmácia em forma de extrato ou pode-se fazer chá com as plantas frescas ou desidratadas mesmo.

Plantas como valeriana, sabugueiro, calêndula, erva-doce, alfavaca, artemísia, camomila, lavanda e passiflora são calmantes e ajudam a aliviar sintomas como a irritabilidade, dores de cabeça, insônia, cólicas, além de serem diuréticos, ajudando a reduzir o inchaço.

4. Alimentação saudável e balanceada

Você já deve ter ouvido o ditado “você é o que você come” e faz todo sentido. Logo, o seu alimento pode ser o seu remédio natural para TPM quando escolhe manter um cardápio rico em frutas, legumes, leguminosas, verduras, oleaginosas, ovos, cereais integrais, carnes magras, sementes e probióticos.

Uma alimentação na quantidade equilibrada e bem variada vai fornecer equilíbrio ao organismo, ajudando a aliviar todos os sintomas da TPM ao mesmo tempo. Para garantir que o cardápio irá atender a todas as suas necessidades nutricionais e respeitar suas limitações, como no caso de intolerância alimentar, a dica é consultar um nutricionista.

Publicidade

5. Prática de atividades físicas

Junto com uma dieta equilibrada e saudável é bem importante adotar atividades físicas para praticar todos os dias, mesmo durante a TPM. Se nesse período for mais difícil e desconfortável fazer exercícios mais pesados, pode optar por práticas com movimentos mais suaves, como yoga e pilates, hidroginástica e caminhada.

Os exercícios ajudam a manter o organismo em movimento e funcionando melhor, reduzindo o inchaço, além de aumentar a liberação dos hormônios do prazer e bem-estar, o que alivia os sintomas da TPM.

A TPM tem cura?

Não se pode dizer que a TPM tem cura, porque não é uma doença. Ela é uma condição normal do corpo feminino durante o período menstrual. Enquanto algumas mulheres passam por ela quase sem sintomas, outras sentem muitas dores e desconforto durante os dias da menstruação.

Publicidade

Então, além de fazer uso dos remédios para TPM recomendados acima, é muito importante consultar o ginecologista para saber se a intensidade da TPM pode estar relacionada ao anticoncepcional ou a algum problema de saúde existente, como a síndrome dos ovários policísticos. Assim, tratando a causa da tensão pré-menstrual intensa, ela passará a ser mais branda e fácil de lidar todos os meses.

PODE GOSTAR TAMBÉM