A maior glândula do corpo humano é o fígado, que fica localizado no lado direito do abdômen. Esse órgão é responsável por funções muito importantes, como armazenamento de glicose para ser usada como fonte de energia, secreção da bile para ajudar a dissolver as gorduras, produção de proteínas nobres, síntese de colesterol e, de modo geral, é o órgão que desintoxica o organismo. Portanto, para ajudá-lo a manter suas funções e prevenir doenças, veja quais são os remédios para desintoxicar o fígado.
Melhores remédios para desintoxicar o fígado
Para quem está com o fígado saudável, apenas os cuidados básicos de um estilo de vida saudável são o suficiente, como manter uma alimentação equilibrada e natural, e praticar atividade física diariamente. Já para quem está com fígado gordo, o melhor a fazer é consultar o médico para que ele prescreva o melhor tratamento. Veja quais são as possibilidades que o médico poderá recomendar, entre naturais e fármacos.
1. Leite dourado com cúrcuma
Esse leite conta com ingredientes ótimos para a limpeza do fígado, além de ser saboroso e reconfortante.
Ingredientes
Leite de coco: 2 copos;
Cúrcuma em pó: 1 colher (sobremesa);
Pimenta preta: 1 pitada;
Gengibre em pó: ¼ de colher (chá);
Cardamomo em pó: ¼ de colher (chá);
Canela em pó: ½ colher (chá);
Mel: 1 colher (sopa).
Modo de preparo
- Basta aquecer o leite até ficar do seu gosto e ir misturando os demais ingredientes até ficar bem homogêneo;
- Depois divida em duas poções e sirva.
2. Chá de borututu
Esse chá é feito com uma planta africana muito usada para tratar do fígado, da vesícula e de problemas gastrointestinais. Pode encontrar suas cascas e raízes à venda nas lojas de produtos naturais. Basta misturar 2 colheres de sopa da planta em 1 litro de água quente, deixar em infusão por alguns minutos, depois coar e beber ao longo do dia. A quantidade e o tempo de uso devem ser recomendados pelo médico.
3. Chá de cardo de leite
O cardo de leite é uma planta selvagem utilizada há muitos anos para tratar da saúde do fígado e da vesícula. Ele contribui com a redução da gordura no fígado e com a regeneração de células e tecidos problemáticos no órgão. Deve ser feito e ingerido de acordo com as instruções do médico, já que as doses variam para cada pessoa.
4. Alcachofra
A alcachofra não é um vegetal tão popular, nem tão simples de preparar, mas é um ótimo aliado da saúde hepática. Ela contém uma substância chamada cinarina que é muito benéfica para a redução da gordura no fígado. Pode-se fazer chá ou adicionar nas refeições, depois de cozidas as suas pétalas.
5. Chá de limão com gengibre
O gengibre já foi mencionado na receita do leite dourado por causa de suas ações como anti-inflamatório e digestivo. Já o limão é uma importante fonte de vitamina C, que também é um poderoso antioxidante do organismo e ajuda a reduzir a acidez do sangue. Então, esse chá atua direta e indiretamente na saúde hepática, quando adicionado na rotina alimentar conforme as orientações médicas.
6. Ômega-3
O ômega-3 é encontrado nos alimentos mais gordurosos, ele é um ácido graxo poli-insaturado, ou seja, é um tipo de gordura saudável, que o organismo necessita todos os dias para sua manutenção. Ele precisa ser ingerido através dos alimentos, pois o corpo humano não produz.
Tem ação anti-inflamatória, reduz triglicerídeos, previne doenças cardíacas, controla diabetes e melhora a circulação, o que acaba também melhorando as funções do fígado. Ele pode ser tomado como suplemento, caso o médico ache necessário, ou nos alimentos, como salmão, atum, sardinha, bacalhau, linhaça, chia e nozes.
7. Metformina
Agora, indo para os fármacos, a Metformina é uma das opções de medicamento para tratar da gordura no fígado, embora sua principal recomendação seja para tratar o diabetes tipo 2. Ele só pode ser tomado com prescrição médica, quando há necessidade de tratar um problema já existe no fígado.
8. Figatil
Esse é um medicamento, mas é fitoterápico, ou seja, feito a partir de plantas; natural. Ele tem propriedades que estimulam o fígado a produzir mais bile, melhorando a solubilidade do colesterol, gorduras e vitaminas lipossolúveis, fazendo com que sejam melhor absorvidas pelo corpo.
9. Hepatilon
Esse remédio é um estimulante da boa digestão que atua aumentando a produção de bile pelo fígado, sua secreção pela vesícula para o duodeno. Assim, ele melhora a digestão dos alimentos mais gordurosos. Deve ser tomado com prescrição médica, junto de outros cuidados importantes com a alimentação e um estilo de vida mais saudável.
10. Orlistat
Para tratar o fígado gordo, esse é um dos remédios mais recomendados pelos médicos. Ele ajuda a reduzir o peso do paciente, facilitando a eliminação da gordura excessiva no fígado, evitando sua sobrecarga. Ele é um auxiliar para o controle do peso, portanto, é usado como auxiliar de um tratamento mais complexo, sempre com acompanhamento médico.
Esses são apenas alguns exemplos de remédios para desintoxicar o fígado, mas há vários outros. O importante é ter consciência de que todos, mesmo os naturais, devem ser usados com orientação médica, pois cada organismo é único e tem necessidades particulares.