A quantidade de pessoas que sofrem com o refluxo ácido é grande, por isso, é um problema muito comum, mas que precisa ser tratado corretamente para não se agravar. Essa doença também é conhecida como refluxo gastroesofágico ou úlcera péptica.
Os principais sintomas são a sensação de acidez e queimação no aparelho digestivo, que pode subir até a garganta. Em casos severos causa dor nessa região e pode ser confundido com ataque cardíaco.
Diferente do que muitos pensam, o refluxo não acontece por excesso de ácido estomacal, mas sim, pela falta dele, que é causada por hérnia de hiato ou infecção pela bactéria H. Pylori. Se estas duas condições estiverem relacionadas pode haver inflamação na parede do estômago que acaba formando úlceras.
Para solucionar o refluxo é preciso restaurar a saúde gastrointestinal, especialmente por meio de uma alimentação adequada ou, quando em estágio grave, por tratamento com medicamentos que acompanha uma reeducação alimentar e bons hábitos para uma vida saudável.
Cuidado com medicamentos
Pode ser que seja necessário tratar o refluxo ácido com medicação para eliminar a bactéria H. Pylori, mas outros tipos de medicação que não têm a ver com o refluxo podem dar origem a ele porque causam acidez estomacal.
Os mais comuns são os remédios para ansiedade, antibióticos, antidepressivos, nitroglicerina, analgésicos e remédios para pressão e osteoporose. Se está com acidez no estômago e toma algum destes medicamentos diariamente, consulte seu médico e considere mudanças de hábito:
- Não tome doses maiores do que a prescrita pelo médico;
- Pergunte ao seu médico se o remédio pode ser tomado depois de uma refeição para evitar que prejudique o estômago ao ser tomado em jejum;
- Fale com seu médico se há um substituto do seu medicamento que não cause acidez;
- Tome chá de gengibre duas ou três vezes ao dia;
- Evite se deitar depois e tomar o remédio ou logo depois da refeição.
- Hábitos alimentares para tratar o refluxo ácido
Além dos cuidados com os remédios, ter hábitos alimentares saudáveis é muito importante para restaurar a saúde do sistema gastrointestinal e se livrar do refluxo. Veja estas 12 maneiras naturais de tratar o refluxo ácido:
1. Menos açúcar e gordura
Os açúcares industrializados e os alimentos processados ricos em óleos refinados são uma bomba para a acidez. Reduza ao máximo ou elimine-os totalmente da sua alimentação, pois mesmo que não tivesse refluxo eles não trariam nenhum benefício para sua saúde.
2. Alimentação orgânica
Alimente-se de frutas, verduras, legumes e fontes de proteína (ovos, carnes, peixes), todos orgânicos, livre de inseticidas, antibióticos e hormônios. Coma também leguminosas e oleaginosas, como castanhas, nozes, pinhões e macadâmias. Sementes também são importantes, como de gergelim, chia, girassol e outras.
3. Alimentos fermentados
É muito importante incluir os alimentos fermentados na sua alimentação, os chamados probióticos. Eles são fonte de bactérias benéficas para o sistema gastrointestinal que ajudam a absorver vitaminas e minerais e a curar doenças. Coma iogurte natural, cultive kefir e faça vegetais fermentados.
4. Vinagre de maçã cru sem filtrar
Como a causa do refluxo ácido é a falta de ácido estomacal, a sua produção pode ser estimulada fazendo uma solução com uma colher de sopa de vinagre de maçã em um litro de água.
5. Betaína
A betaína é um suplemento clorídrico que também estimula a produção de ácido estomacal (ácido clorídrico) e pode ser comprada em loja de produtos naturais ou farmácias.
6. Bicarbonato de sódio
Deve ser tomado com cuidado, diluindo uma colher de chá em 230ml de água e beber um pouco quando sentir a queimação, mas não tomar com muita frequência.
7. Suco de aloe vera
Entre tantos benefícios que oferece para o corpo, o gel da planta aloe vera (babosa) é ótimo para acalmar a acidez do estômago e curar a inflamação das úlceras. Pode fazer o suco batendo o gel da planta no liquidificador com água ou suco cítrico e beber meio copo antes das refeições.
8. Chá de gengibre e camomila
O gengibre protege o estômago da acidez, reduz o mal-estar e ajuda a eliminar a H. Pylori. A camomila também alivia a inflamação e ajuda a dormir melhor. Pode tomar os chás de cada um separado ou juntos.
9. Vitamina D
A vitamina D é essencial para diversas funções no organismo, inclusive para tratar infecções. A melhor fonte de vitamina D é o Sol, mas também pode consumir salmão, atum, ovo, sardinha, leite de amêndoas e cogumelos shiitake.
10. Vitamina B
As fontes de vitaminas do complexo B têm o poder de reduzir o risco de refluxo ácido. Coma aveia, amêndoas, queijo cottage, peixes, sementes, banana, ameixa, avelã, abacate, ovos, leite, carnes e leguminosas.
11. Glutamina
A bactéria H. Pylory pode ser eliminada naturalmente com a ajuda do aminoácido glutamina que está presente nos mesmos alimentos recomendados como fonte de vitaminas D e B ou em suplementos que devem ser prescritos pelo médico.
12. Olmo americano
Essa planta tem o poder de suavizar a sensação de queimação na boca, garganta, estômago e intestinos, além de conter antioxidantes que ajudam a tratar inflamações e reduzir a dor, aumentando o muco protetor do estômago. Faça um chá com 2 xícaras de água fervida e 2 colheres de sopa de pó de olmo que pode comprar em loja de produtos naturais.
Mesmo com estas fontes naturais de tratamento, é indispensável consultar seu médico para confirmar o problema e o seu estágio. Nunca se automedique!
RECEITA DE SUCO DE ALOE VERA
Já que citamos o suco de aloe vera para ajudar a tratar o refluxo, veja no vídeo abaixo como preparar: