A menopausa é um período inevitável na vida de qualquer mulher. A maioria começa a perceber os primeiros sintomas por volta dos 40 anos, quando começa a pré-menopausa. Há mulheres que demoram mais e outras que têm menopausa precoce. Mas o fato é que essa fase é marcada por diversas mudanças no corpo e na mente da mulher, desencadeadas pelas fortes alterações hormonais. Então, uma das formas de aliviar os sintomas e ficar em paz nessa fase da vida é usar remédios naturais para menopausa.
Veja também: dicas para não engordar na menopausa
Melhores remédios naturais para menopausa
Entre os sintomas da menopausa, que variam de mulher para mulher, estão as dores de cabeça, inchaço, lapsos de memória, calorões repentinos, dificuldade para dormir, alterações de peso e estresse. Também, a fraqueza de unhas e cabelos, redução da fertilidade e da libido, dores nas mamas e articulações.
Algumas mulheres fazem tratamentos, como a reposição hormonal, para evitar os sintomas ou, pelo menos, aliviá-los. Outras não precisam de tratamento, mas ainda assim devem consultar o ginecologista antes de decidir usar os remédios naturais para menopausa, que também podem ser uma solução para cada um desses sintomas.
1. Suco de maracujá com lecitina de soja
O maracujá é um conhecido calmante natural que vai ajudar a manter a mulher mais tranquila quando ela sentir que o humor está alterando demais. Também vai ajudar a dormir melhor. A lecitina de soja contém fitormônios que atuam reduzindo as ondas de calor.
Ingredientes
Couve: 2 folhas;
Maracujá: 1 unidade;
Lecitina de soja: ½ colher (sopa);
Mel: 2 colheres (sopa);
Água: 500 ml.
Modo de preparo
- Lave bem as folhas de couve e retire a polpa do maracujá fresco;
- Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba até 3 vezes ao dia.
2. Chá de damiana
A damiana é uma planta medicinal conhecida pelas suas propriedades de estimulante sexual e relaxante. Por isso é um bom chá para as mulheres que estão com a libido em baixa na menopausa.
Para fazer o chá, ferva meio litro de água, desligue o fogo e coloque na água 2 colheres de sopa de damiana desidratada e picada. Deixe essa mistura em infusão por 10 minutos, coe e coloque em um jarro para tomar em 4 doses ao longo do dia. Se achar que é demais, reduza a quantidade. Fique atenta a como o seu organismo responde ao efeito da planta para saber se deve continuar usando ou suspender o uso.
3. Chá de ginseng
O ginseng é uma das plantas recomendadas na menopausa porque é rica em fitonutrientes que atuam na renovação constante das células e na ativação do metabolismo, que costuma ficar lento nessa fase da vida. Além do mais, é um chá que estimula a produção e eliminação da urina, ajudando a combater o inchaço dos líquidos retidos.
Para fazer, misture 10 gramas de raiz de ginseng desidratada, comprada na farmácia ou em lojas de produtos naturais, em uma xícara de água acabada de ferver. Deixe a mistura em infusão por 10 minutos, depois coe e beba. Evite esse chá se tiver diabetes ou hipoglicemia.
4. Vitamina natural
Essa vitamina é uma bebida saborosa, nutritiva e que oferece uma série de propriedades que aliviam os sintomas da menopausa. Cada ingrediente contribui de uma forma, fortalecendo o organismo da mulher e deixando-a mais equilibrada física e emocionalmente.
Ingredientes
Tofu: 20 gramas;
Morangos orgânicos frescos: 10 unidades;
Sementes de linhaça: 1 colher (sopa);
Bebida de soja ou de aveia: 200 ml;
Espinafres: 10 folhas.
Modo de preparo
- Higienize bem os morangos e espinafres. Corte ou esmague o tofu na quantidade da receita;
- Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata muito bem até ganhar a consistência mais espessa da vitamina. Beba em seguida, de preferência, logo pela manhã.
5. Chá de verbena
Para atuar na regulação do humor, melhor a digestão e aliviar os sintomas emocionais, a verbena é uma ótima escolha. Para fazer o chá dessa planta, ferva 1 litro de água, desligue o fogo e coloque na água 50 gramas de folhas desidratadas de verbena que pode comprar em farmácias, no mercado ou lojas de produtos naturais. Deixe a mistura em infusão por 5 minutos, coe e beba em 4 doses ao longo do dia.
Aproveite e conheça também o melhor exercício para menopausa, Não deixe o sedentarismo tomar conta da sua vida: