É possível usar remédios naturais para cistite, como uma forma de evitar o uso constante ou exagerado de medicamentos químicos. Mas atenção! É sempre indicado consultar o médico antes de iniciar qualquer tratamento (mesmo os naturais e caseiros). O especialista será capaz de realizar o diagnóstico correto e recomendar o melhor tratamento para o caso.
A cistite é uma inflamação proveniente d infecção da bexiga. A sua origem vem da ação de bactérias, como por exemplo, a Escherichia coli, que pode ser encontrada no intestino.
Quando a bacteria se instala no sistema urinário, pode afetar os rins (pielonefrite), a uretra (uretrite) e a bexiga (cistite). Além disso, a cistite pode igualmente ser causada por bactérias diferentes dessa.
Remédios naturais para cistite
Todos podem ser contrair cistite, desde crianças a idosos, tanto homens quanto mulheres. Entretanto, é mais comum nas mulheres, uma vez que a uretra está mais próxima ao ânus, além de ser menos comprida que a do homem.
Porém, após os cinquenta anos de idade, nos homens, a urina é condicionada pelo aumento da próstata, o que pode originar cistite. Para evitar e até mesmo tratar esse tipo de problema, você pode recorrer a remédios naturais para cistite, confira:
1. Própolis
O própolis é um excelente remédio para combater infecções causadas por vírus e bactérias.
Duas vezes por dia, tome vinte gotas de própolis, misturadas com dois dedos de água. Ajudará a fortalecer o seu organismo, aumentar a imunidade e combater problemas de saúde.
2. Cana-do-brejo
O chá de cana-do-brejo (também conhecida como jacuacanga, cana-do-macaco ou cana-roxa) é um dos remédios naturais para cistite, pois ajuda a aumentar o fluxo de urina e a reduzir o ardor provocada.
Ingredientes
Água: 1 litro;
Cana-do-brejo: 2 colheres (sopa);
Modo de preparo
- Coloque a erva para ferver no litro de água;.
- Após ferver, coe e beba três vezes ao dia.
Atenção: não exceda 3 semanas seguidas de tratamento.
3. Aroeira
O chá de aroeira é dos remédios naturais para cistite, por ajudar a eliminar bactérias e limpar o trato urinário. Essa planta possui propriedades antifúngicas, antibacterianas e anti-inflamatórias. Basta fazer uma infusão com 100 gramas das folhas de aroeira, em 1 litro de água e beber 2 vezes ao dia.
4. Quebra-pedra
Mais uma infusão dentre os remédios naturais para cistite: o chá de quebra-pedra. Além de possuir efeito analgésico, também ajuda a combater infecções. Para prepará-lo, basta ferver 1 litro de água com 100 gramas das folhas secas. Deixe tampado por 10 minutos, coe e beba.
5. Camomila e alho
Dentre os remédios naturais para cistite está o preparado de camomila e alho. A camomila é uma planta com propriedades antibacterianas e anti-inflamatória. Assim como o alho, que além dessas, fortalece o sistema imunológico.
Neste caso, trata-se de uma infusão para lavar as partes íntimas e não para beber. Depois de preparada (e fria), aplica-se com uma gase ou algodão antes de dormir e lava pela manhã. Aprenda a preparar:
Ingredientes
Água: 1 litro;
Camomila: 2 colheres (sopa);
Alho: 3 dentes.
Modo de preparo
- Coloque os dentes de alho na panela com a água e ferva;
- Após levantar fervura, adicione a camomila;
- Aguarde 3 minutos e retire do fogo;
- Tampe a panela e aguarde que esfrie para poder utilizar.
6. Raiz de salsa e azeite
Aprenda a preparar um poderoso antibiótico para utilizar como um dos remédios naturais contra cistite. Ele é feito com salsa e limão, ambos ingredientes que potencializam o sistema imunológico, ajudando o corpo a combater bactérias e processos inflamatórios:
Ingredientes
Azeite de oliva extravirgem: 100 ml;
Casca de limão: 250 gramas;
Raiz de salsa: 250 gramas;
Mel: 250 ml;
Modo de preparo
- Lave muito bem todos os ingredientes;
- Bata a salsa no liquidificador e depois acrescente o mel, o limão e o azeite;
- Coloque em um vidro devidamente esterelizado e mantenha na geladeira;
- Tome todos os dias de manhã, em jejum.
7. Chá de cebola
Este é um dos remédios naturais para cistite mais conhecido e utilizado. A cebola é um excelente anti-inflamatório, assim como reforça a imunidade do organismo. Veja como praparar o chá
Ingredientes
Cebola: 3 unidades;
Água: 1 litro;
Modo de preparo
- Corte as cebolas em rodelas e coloque na água para ferver;
- Quando levantar fervura, conte 5 minutos e retire do fogo;
- Coe e aguarde esfriar para beber várias vezes ao longo do dia.
8. Chá de salsa
Mais uma infusão na lista dos melhores remédios naturais para cistite. O chá de salsa também ajuda a fortalecer a imunidade do organismo.
Potencializar a saúde do corpo é o ideal para que ele seja capaz de combater procesos inflamatórios, virus e bactérias que estejam prejudicando a saúde.
Aprenda com esta receita como preparar o chá de salsa e conheça os outros benefícios associados a essa erva aromática.
9. Salsa com limão
Assim como o chá, o suco de salsa com limão também está na lista dos remédios naturais para cistite. Ambos irão potencializar a imunidade, além de combater as bactérias que estão causando a cistite.
Para isso, pegue uma garrafa de água e coloque meio maço de salsa e 2 limões em rodelas. Beba ao longo do dia.
10. Vinagre
E por último, e não menos importante, um dos remédios naturais para cistite mais populares. O banho de assento com vinagre. Este vai agir diretamente sobre o problema, ajudando a aliviar os sintomas e a tratar a doença.
Além de reduzir a ardência e a coceira, as propriedades do vinagre vão ajudar a eliminar a bactéria que provoca a cistite. Portanto, para usufruir desses benefícios, coloque água morna numa bacia (desinfectada) com 1 copo de vinagre de álcool. Sente-se e fique por 30 minutos. A seguir, tome banho normalmente.
Como prevenir cistite?
Você precisa aprender a prevenir para não precisar dos remédios naturais para cistite. Portanto, essas são as principais açõesa serem colocadas em prática:
- Beber muita água;
- Não segurar a bexiga cheia. Sempre que sentir vontade, vá ao banheiro;
- Não use calça ou calcinha apertada;
- Escolha tecidos de algodão que permitem com que os genitais respirem;
- Cuide muito bem da higiene íntima, principalmente após relações sexuais.
Dessa forma, já fica mais difícil desenvolver a cistite, sendo importante visitar seu ginecologista periodicamente.