remédios caseiros para psoríase
Crédito: Wikipedia

10 remédios caseiros para psoríase e como utilizá-los

Pomadas à base de cortisona são muito utilizadas para tratar esta doença. Tratamentos caseiros podem ser utilizados para minimizar os efeitos na pele

Publicidade

Apesar de ser uma doença que não tem cura, alguns remédios caseiros para psoríase podem ajudar a controlar os sintomas. Estes, por sua vez, são caracterizados pelas manchas avermelhadas e regiões do corpo com escamadas.

Partes como os cotovelos, joelhos, couro cabeludo, mãos, unhas e plantas dos pés são as áreas mais afetadas pela doença. Existem diversos tipos de psoríase e podme se manifestar em homens e mulheres.

Melhores remédios caseiros para psoríase

Lembre-se de consultar o médico antes de iniciar qualquer tipo de tratamento. Cada organismo pode reagir de uma determinada forma. O tipo e a gravidade da manifestação da doença também deve ser levado em consideração.

1. Aloé Vera (babosa)

Crédito: Patricinha Esperta

Esse é um dos remédios caseiros para psoríase mais fácil de preparar. Basta abir a folha da babosa ao meio e, com a ajuda de uma colher, retirar o gel do seu interior. Aplique diretamente sobre o local afetado, cubra a área com um filme plástico e deixe atuar por 15 minutos. Remova com água e repita o procedimento 3 a 4 vezes ao dia.

Publicidade

2. Bardana e dente-de-leão

O chá de bardana (folha ou raízes) possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a combater problermas no organismo, assim como o chá de dente-de-leão. Juntos, tornam-se um dos poderosos remédios caseiros para psoríase:

Ingredientes

Dente-de-leão: 1 colher (chá);
Folhas de bardana: 1 colher (chá).

Modo de preparo

  1. Coloque as plantas numa caneca e adiciona água quente;
  2. Deixe repousar por 15 minutos (tampado);
  3. Coe e pode beber.

Ingredientes para infusão da raiz de bardana

Bardana: 2 raízes (cortadas);
Água: 2 litros.

Modo de preparo

1. Coloque as raízes em dois litros de água quante e deixe repousar durante 2 dias;
2. Guarde na geladeira e tome um copo, diariamente, em jejum.

3. Suco de inhame

Crédito: Wikimedia Commons

O suco de inhame é bastante conhecido pelos seus benefícios para a pele, auxiliando a eliminar processos inflamatórios, acnes, verrugas e quistos sebáceos. Dentre suas propriedades que o destacam como um dos remédios caseiros para psoríase está a sua ação anti-inflamatória:

Publicidade

Ingredientes

Maçã: 1 unidade;
Limão: 1 unidade;
Inhame: 1 unidade (pequena);
Água: ½ litro;
Açúcar ou mel: a gosto.

Modo de preparo

  1. Triture o inhame, a maçã e o suco do limão;
  2. Adicione a água, misture e coe;
  3. Consuma 1 copo diariamente.

4. Vinagre de maçã

Um ótimo remédio caseiro para a psoríase, pois ajuda a aliviar a coceira e ardência. Mas atenção, não deve ser aplicado quando há feridas sangrando.

Para usar o vinagre de maça você pode misturar partes iguais (1 corpo de água para 1 copo de vinagre) e aplicar na área afetada com uma gaze. Este procedimento não deve ser realizado antes de se expor ao sol. Ao terminar as aplicações, lave bem e passe protetor solar.

Publicidade

5. Casca da banana

Além de ser um excelente anti-inflamatório, a casca da banana pode ser utilizada como um dos remédios caseiros para psoríase por causa da substância leucocianidina, que ajuda a evitar infecções. Ela também é usada em casos de queimadura, previnindo o surgimento de bolhas e cicatrizes.

6. Argila

remédios caseiros para psoríase
Crédito: A Terceira Idade

Outro antigo e poderoso dentre a lista dos remédios caseiros para psoríase está a argila, por melhorar o aspecto da pele, além de ajudar a cicatrizar. Ela pode ser aplicada como cataplasma diretamente na ferida. Se estiver muito ressecada e escamosa, ao invés de misturar com água, pode usar iogurte natural. Aplique e deixe atuar por 30 minutos.

7. Óleos essenciais

Tanto o óleo de copaíba, quanto o óleo de andiroba são recomendados como remédios caseiros para psoríase por serem excelentes no tratamento de condições dermatológicas. Além de serem excelentes anti-inflamatórios.

Publicidade

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Saiba mais sobre a psoríase

PODE GOSTAR TAMBÉM