Menu

Remédios caseiros para micose de unha: 9 receitas fáceis

Tratar micose de unha pode ser mais simples do que você imagina, com remédios caseiros e naturais

Crédito: Wikipédia

Publicidade

Aprenda a fazer remédios caseiros para micose de unha, acabando de vez com esse problema incômodo. Para isso, acompanhe as melhores receitas, logo abaixo. Lembre-se que para dar resultado, deve ser usado todos os dias, na quantidade recomendada. Infecção por fungos pode levar tempo para ser tratada, então paciência e persistência é essencial.

Melhores remédios caseiros para micose de unha

Crédito: Valéria Popular

Antes de inciar qualquer um dos tratamentos de micose com remédios caseiros, procure um médico especialista para que ele possa avaliar a gravidade. Aproveite e questione a ele sobre a possibilidade de utilizar uma destas receitas. Em alguns casos é preciso tratamentos específicos e até mesmo medicação.

Aproveite e informe-se sobre o que é micose, suas causas e como evitar novas contaminações.

Vale ressaltar, também, que para que os remédios caseiros para micose de unha resulte é necessário lixar o local contaminado (e após o processo, jogue-a fora) e ferva as toalhas utilizadas em qualquer um dos tratamentos. Antes de começar, esterelize o material a ser utilizado (lixas, alicates e/ou tesourinhas de unha) e após usá-los, repita o procedimento.

Publicidade

1. Álcool de cravo-da-índia

Essa receita pode ser utilizada também como aromatizador de ambientes, repelente de insetos (para a pele) e também para espantar formigas e moscas, além é claro, de ser um remédio caseiro para micose de unha:

Ingredientes

Cravo-da-índia: 1 colher de sopa;
Álcool de cereais: 1 litro.

Modo de preparo

  1. Misture os dois ingredientes, coloque em um vidro com tampa e deixe repousar por 5 meses.
  2. Após esse período, coe para retirar os cravos e volte com a mistura para o vidro;
  3. Está pronto para ser utilizado (mantenha-o bem tampado).

Como o preparo é demorado, vale a pena fazer mais de uma receita, para ter sempre pronto em casa, dadas suas diversas utilidades e benefícios.

2. Cachaça e cravo-da-índia

Essa mistura também tem diversas finalidades, tais como tratar dor de dente, prisão de ventre (misture com o creme hidratante e passe na barriga, em movimentos circulares) e alívio de dores musculares (mesmo procedimento, só que a mistura deve ser com um bálsamo ou óleo vegetal, massageando as áreas doliridas).

Publicidade

Ingredientes

Cravo-da-índia: 50 gramas;
Cachaça: 1 litro.

Modo de preparo

  1. Misture os dois ingredientes, coloque em um vidro com tampa e deixe repousar por 1 semana;
  2. Não é preciso coar.
  3. Dentro de uma semana já estará pronto para ser utilizado.

3. Óleo de cravo-da-índia caseiro com azeite

Crédito: Celeiro Brasil

O óleo de cravo-da-índia é uma especiaría muito benéfica para a saúde, pois atua como analgésico, antibiótico, antisséptico, antiviral, anti-inflamatório, antifúngico e antiparasitário. Portanto, ideial para combater micose de unha:

Ingredientes

Cravo-da-índia: 30 gramas;
Azeite extra virgem: 200 ml.

Modo de preparo

  1. Misturar os dois ingredientes e cozinhe em banho-maria por 1 hora;
  2. Coe e guardar, em um pote de vidro esterelizado, o preparado;
  3. Aplique esse óleo sobre as unhas para tratar micoses e frieiras;
  4. Repita o processo 3 vezes ao dia, sendo uma delas antes de dormir.

4. Bicarbonato de sódio

Crédito: Alfa Rádio

Esse é um dos melhores remédios caseiros para micose de unha e outros diversos problemas de saúde, como muitos já conhecem. Além de ajudar a combater a micose, ele também é útil para eliminar frieiras e o mau cheiro dos pés.

Para usar, faça uma pasta consistente com gotas de água ou seu óleo essencial favorito e aplique no local afetado. Deixe agir por 1 hora e lave bem o local em seguida. Repita diariamente, até o problema tenha desaparecido.

Publicidade

5. Bicarbonato, sal Epsom e água oxigenada

Para potencializar a ação do bicarbonato, em casos mais graves, esta mistura abaixo pode ser utilizada, anote:

Ingredientes

Bicarbonato de sódio: ½ xícara;
Sal Epsom: ½ xícara;
Água oxigenada: 1 colher de sopa;
Vinagre de álcool: 1 xícara.

Modo de preparo

  1. Em uma bacia pequena, misture os ingredientes e mergulhe a unha afetada;
  2. Deixe por 10 minutos, retire e lave;
  3. Repita ao menos 3 vezes ao dia, até curar completamente.

6. Enxaguante bucal e vinagre de álcool

Misture uma parte de vinagre para uma de enxaguante bucal em uma vasilha pequena. Por exemplo, 1 copo cheio de cada ingrediente. Coloque o pé ou a mão com a unha doente e deixe agir por 30 minutos, lavando em seguida. Esse remédio caseiro para micose de unha deve ser utilizado 3 vezes ao dia, até que o fungo desapareça.

Publicidade

7. Vinagre aquecido

Crédito: VC Bela

Você pode também usar vinagre de álcool aquecido para curar os fungos nas unhas. Basta aquecer uma xícara de vinagre e colocar na vasilha ou bacia reservada para essa finalidade e mergulhar a unha. Deixe até esfriar e seque bem, sem lavar. Repita o procedimento 3 vezes ao dia. Se sua pele for sensível, pode diluir em água morna.

8. Óleos essenciais

Os benefícios dos óleos essenciais são muitos e alguns deles possuem propriedades anti-inflamatórias, antissépticas e antifúngicas. Os óleos de lavanda, alfazema, tea tree, alho, orégano, laranja e cravo são aqueles considerados como os melhores remédios caseiros para micose de unha.

A vantagem é que podem ser facilmente encontrados em lojas de produtos naturais. Basta molhar um algodão com o óleo escolhido e deixar sobre a unha doente por ao menos uma hora, 3 vezes ao dia.

Publicidade

9. Limão

Crédito: Ana Maria Braga

O limão é um poderoso remédio caseiro para micose de unha e para seu corpo. Mas atenção ao usar essa receita para não manchar a pele. Sempre fizer este procedimento, lave muito bem a área tratada e as suas mãos. Não deixe de passar protetor solar nessas áreas, pois estarão mais sensíveis. Aplique algumas gotas de suco de limão e deixar agir por 30 minutos. Lave muito bem em seguida, com água morna. Evite se expor ao sol durante o tratamento.

Lembre-se de que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao tratamento. Para obter os resultados mencionados, também é preciso aliar atividades físicas a uma alimentação saudável e equilibrada.

Veja também: Unhas onduladas: saiba o que significa e se tem tratamento

Publicidade

 

Leave a Reply

Sair da versão mobile