A intoxicação alimentar é causada pela ingestão de algum alimento contaminado com parasitas, vírus e bactérias. Eles são encontrados principalmente nas carnes cruas e também em alimentos que ficaram armazenados de forma inadequada e ao ar livre. Os sintomas costumam desaparecer em até dois dias, mas existem alguns remédios caseiros para intoxicação alimentar que podem ajudar.
Melhores remédios caseiros para intoxicação alimentar
São diversos os sintomas causados pela intoxicação alimentar. Os mais comuns são dores de cabeça, diarreia, tontura e náuseas. Felizmente a natureza oferece uma enorme variedade de recursos para desintoxicar o organismo. A seguir você vai conhecer os melhores remédios caseiros para intoxicação alimentar:
Vinagre de maçã

Misture duas colheres de chá de vinagre de maçã em meio copo de água quente e beba antes das refeições. O poder alcalino do vinagre favorece a recuperação do organismo.
Limão
Por ser anti-inflamatório e antiviral, o limão é uma das frutas mais versáteis e saudáveis que existem. Basta tomar quatro colheres de sopa do suco com uma colher de mel em uma xícara de água morna. Por causa do seu ácido, a fruta é capaz de matar a bactéria que causou a intoxicação.
Gengibre
Por ser também ser anti-inflamatório, o gengibre tem ações poderosas no tratamento de intoxicação alimentar. Ferva uma colher de chá de gengibre ralado em uma xícara de água e adicione uma colher de mel.
Chá de ervas

Os chás possuem propriedades que podem aliviar e acalmar as dores estomacais. Uma das ervas mais indicadas para esses casos, é a hortelã. Beba uma xícara de chá de hortelã pela manhã e outra à noite antes de se deitar. Isso ajuda a aliviar as dores no estômago.
Banana
A banana auxilia o organismo a se recuperar de casos de diarreia e vômitos causados pela intoxicação alimentar. Elas são ricas em potássio e também de fácil digestão. Coma pelo menos uma banana por dia.
Manjericão
Além de acalmar os desconfortos abdominais, o manjericão também possui propriedades antimicrobianas
Água de Coco

Rica em sais minerais, a água de coco é um ótimo remédio caseiro para a intoxicação alimentar. A bebida hidrata e repõe os líquidos perdidos pelos vômitos e diarreia.
Cominho em grão
Utilize chá de cominho ou salpique na comida. Ele é anti-inflamatório e ajuda a diminuir o desconforto no estômago e a irritação abdominal
Dicas para evitar intoxicação alimentar
Evite comer em locais duvidosos. Os alimentos devem ser escolhidos adequadamente antes de sua aquisição. Verifique a procedência do que se compra, certificando-se de que o que está comprando cumpre com as regulamentações sanitárias e ambientais.
Lave bem as mãos

As mãos são recorrente transporte de bactérias e vários outros agentes infecciosos, por isso é importante também sempre lavar as mãos antes de preparar qualquer tipo de alimento.
Armazenamento
Não ingerir alimentos que ficam expostos e sem refrigeração. Verifique a data de validade e também o aspecto do alimento. Se estiver com mofo, amassado e com um cheiro estranho, não consuma.
Lavar e cozinhar bem
Os alimentos que são agentes mais comuns de intoxicação são os ovos, moluscos, carnes e aves, pois podem conter agentes e fatores infecciosos que não são eliminados após seu cozimento. Portanto, é importante que sejam muito bem lavados e cozidos para um consumo seguro.
Além desses remédios caseiros e dicas para intoxicação alimentar, é importante beber bastante água e seguir uma dieta leve, rica em frutas, legumes e verduras frescas. Mesmo tomando todos esses cuidados, nada substitui a visita a um médico ou pronto-socorro.