A candidíase, ao contrário do que muita gente pensa, não é uma doença sexualmente transmissível. Ela é causada por qualquer um dos fungos do tipo cândida e pode afetar diferentes partes do corpo. O tipo mais comum é a candidíase vaginal, mas a doença também afeta homens. Veja quais são os tipos existentes e os melhores remédios caseiros para candidíase.
Melhores remédios caseiros para candidíase
Mesmo que nenhum remédio caseiro substitua a consulta ao médico, eles são uma forma segura de aliviar os sintomas parcial ou totalmente enquanto não chegar o dia da consulta. Mesmo que, após o uso dos remédios caseiros para candidíase, o quadro melhore, é importante ir ao médico para fazer exames e garantir que o fungo foi realmente combatido. Veja o que pode usar em casa:
1. Iogurte natural
O iogurte ajuda a fortalecer o sistema imunológico e, assim, a combater o fungo que está em grande quantidade no organismo. Além disso, ele pode ser aplicado diretamente na região, em caso de candidíase vaginal. Pode parecer um método mais incômodo, mas tem maior eficácia, afinal, a fermentação bacteriana desse iogurte ajuda no controle do crescimento fúngico.
Para isso, você deve utilizar uma seringa – sem agulha – para colocar o iogurte dentro da vagina duas vezes por dia. Depois disso, coloque um absorvente na região, para evitar que a calcinha fique molhada por conta do iogurte natural.
2. Chá de uva-ursina
Essa planta ajuda a reduzir a reprodução do fungo e pode ser usado por homens e por mulheres. Basta utilizar 1 xícara de água quente e 2 colheres de chá de folhas de uva-ursina, fazer uma infusão e beber 3 vezes ao dia.
3. Chá de poejo
O chá de poejo é recomendado para o tipo de cândida que provoca o sapinho, pois a planta ajuda no combate e na cicatrização desse tipo de lesão. Para fazer a infusão coloque algumas folhas ou flores da planta em uma xícara com água fervente. Depois de 15 minutos descansando, coe e aplique nas lesões com a ajuda de um algodão.
4. Evitar açúcares
Outro tipo de remédio natural está na redução do consumo de açúcar, em especial o tipo industrializado, pois os fungos da cândida se reproduzem em maior quantidade quando o organismo está com o pH desregulado.
Além dessa recomendação, é bom aumentar o consumo de água com limão e salsinha, para equilibrar o pH e fortalecer o sistema imunológico.
5. Abacate
O abacate é excelente para combater candidíase, justamente porque regula os níveis de açúcar na corrente sanguínea. O açúcar prejudica o pH natural do organismo e faz com que ele se torne o habitat ideal para esse fungo.
6. Óleo de coco
Há estudos que confirmam a eficiência do óleo de coco no combate à candidíase, porém ele deve ser aplicado em sua forma 100% virgem. Assim, ele pode ser ingerido, o que contribui para o controle fúngico, ou aplicado diretamente na região três vezes por dia, para que se consiga resultados mais eficazes e rápidos.
Vale lembrar que além de ser um ótimo antifúngico (também eficaz contra a caspa), o óleo de coco é um poderoso anti-inflamatório. Esse produto colabora no combate aos efeitos gerados pelo fungo que podem formar pus, decorrente de inflamações.
7. Bicarbonato de sódio
Você irá diluir duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio em uma bacia cheia de água morna, cuidado com a temperatura para não machucar a pele. Depois, você irá sentar-se nessa bacia e ficar 15 minutos esperando. Repita isso uma vez por dia, durante uma semana. O bicarbonato de sódio combate os fungos, pois altera o pH do ambiente, tornando-o inóspito para o fungo da cândida.
8. Cúrcuma
A cúrcuma é excelente para acabar com os fungos, pois é antisséptica e antibiótica, o que faz com que combata as interações fúngicas que promovem a propagação da cândida. Além disso, esse ingrediente é anti-inflamatório e muito importante para auxiliar no processo de cicatrização de feridas. Para melhores efeitos, misture com o suco de maçã, que é anti-inflamatório, e aplique na região, deixando de molho durante 2 a 3 horas, por duas vezes durante o dia.
9. Vinagre de maçã
Esse é um componente antifúngico muito famoso, que atua por meio do contato com a região afetada. Para aplicar, coloque meia xícara desse vinagre em uma bacia repleta de água e sente por 10 minutos. Lembre-se de repetir esse mesmo processo 3 vezes por dia.
Tipos de candidíase
Agora que conhece os remédios caseiros para candidíase, é bom saber também que, basicamente, existem 6 tipos mais comuns da doença, cada uma causada por uma variação do fungo cândida e que afeta uma parte diferente do corpo. Veja quais são:
Candidíase oral
Esse tipo da doença ocorre na boca, deixando lesões brancas com aspecto cremoso na língua, na parte interna das bochechas e no céu da boca. Seu nome popular é sapinho, podendo ocorrer em pessoas de todas as idades, inclusive bebês, e em quem tem o sistema imunológico comprometido.
Os sintomas são de ardência onde há as lesões, sensação de ter um algodão na boca, redução do paladar e pode haver dificuldade para engolir, caso o vírus se alastre para o esôfago.
Candidíase vaginal
Esse tipo ataca 3 a cada 4 mulheres em idade fértil, mas também ocorre em mulheres na menopausa. As mulheres mais vulneráveis ao fungo são aquelas com diabetes, que estejam fazendo tratamento com antibióticos, que sofrem com alterações hormonais frequentes, que têm predisposição genética ou que estejam com o sistema imunológico fraco.
Os sintomas são de muita coceira na parte externa e interna da vagina, ardência, queimação e corrimento espesso e esbranquiçado. Os sintomas costumam ficar mais intensos na TPM ou logo após o sexo, onde há aumento da proliferação do fungo.
Candidíase peniana
Embora muito menos frequente nos homens do que a vaginal nas mulheres, esse tipo de doença ocorre por falta de higiene na região íntima ou uso de fralda geriátrica, que reduz a ventilação nessa região.
Os sintomas são parecidos com a vaginal, causando vermelhidão, coceira, inchaço e dor no pênis, com o surgimento de placas brancas semelhantes às do sapinho.
Candidíase do esôfago
Desenvolver esse tipo de doença é um sinal claro de que a pessoa está com o sistema imunológico comprometido. Ela causa dor para engolir, do no peito e atrás do osso que fica no centro do tórax. É preciso fazer uma endoscopia para um diagnóstico e tratamento.
Candidíase na pele
Esse tipo também é chamado pelos médicos de intertrigo candidíasico e tem a característica do surgimento de placas vermelhas na pele, podendo haver dor e coceira. As placas são mais comuns nas dobras das pernas e braços, axilas, embaixo dos seios ou da bolsa escrotal, causando inflamação.
Essas são as áreas mais afetadas porque as dobras do corpo acumulam calor e umidade, ambiente propício para a proliferação do fungo.
Candidíase disseminada
Por fim, esse tipo que é o mais preocupante entre todos. Ela acontece quando o fungo se multiplica demais, sem controle, afetando órgãos como olhos, coração, rins e fígado, os ossos, além do sistema nervoso. Por essa razão que é tão grave e, nesse caso, apenas o tratamento médico é recomendado.
As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico, mesmo fazendo uso dos remédios caseiros para candidíase. Lembre-se que cada organismo pode reagir de forma diferente ao mencionado e, para obter efeitos melhores, é importante cuidar da sua higiene íntima, ter uma alimentação natural e balanceada, além de hábitos de vida saudáveis.