Somente quem lida com as hemorroidas sabe o sofrimento que é. Não pode andar direito, ficar muito tempo sentado, andar de bicicleta ou fazer muita força. Infelizmente não tem muito jeito, o problema é crônico e por mais que você resolva, vai voltar. Por isso é sempre bom conhecer alguns remédios caseiros para hemorroidas.
Além de ter uma boa alimentação, investindo em fibras e em muitos líquidos, pessoas que são acometidas por essa doença podem fazer uso de pomadas e de soluções para prevenir e até mesmo remediar as feridas externas quando elas aparecem.
É muito simples fazer isso, basta saber quais os remédios caseiros para hemorroidas mais adequados a você e seguir o plano de tratamento do seu médico. Veja abaixo algumas opções seguras e naturais para lidar com as inflamações de forma rápida e eficaz.
10 Remédios caseiros para hemorroidas
As hemorroidas são nódulos provenientes de dilatações nas veias da região anal. O problema costuma ser temporário, mas causa uma série de sintomas desconfortáveis, como dor, coceira e feridas. Esses nódulos podem ainda romper uma veia, causando uma hemorragia.
Quando isso acontece, você deve procurar ajuda médica imediatamente, pois poderá ser preciso um tratamento mais invasivo ou até cirúrgico. Porém, é possível prevenir que os nódulos externos rompam e até mesmo reduzi-los rapidamente com o auxílio do poder da natureza.
1. Tratamento caseiro com limão
Existem dois remédios caseiros para hemorroidas à base de limão. Um é interno e previne também os nódulos inflamatórios no intestino, evitando o sangramento nas fezes e a dificuldade de evacuar. O outro é uma simples compressa que ajuda a aliviar e a secar a hemorroida externa.
Para fazer a bebida de uso interno, você vai precisar apenas de água morna e limão. Todos os dias ao acordar, esprema o suco de um limão em um copo de 200 ml com água morna. Beba sempre em jejum e aguarde pelo menos 20 minutos para comer o seu café da manhã. Isso fará com que o seu organismo seja alcalinizado diminuindo a acidez no trato intestinal.
Pois é, todo mundo se engana pensando que o limão é uma fruta ácida e, por isso, provoca mais acidez. Mas, apesar da sua característica cítrica, ele é na verdade um alcalinizante. A vitamina C presente na fruta também ajuda a ativar o intestino e diminuir o risco de novas inflamações.
Para fazer a compressa anal de limão, siga as instruções abaixo:
Ingredientes
- Pano de algodão limpo: 1 unidade;
- Limão: o suco de 1 fruta;
- Água: o quanto bastar.
Modo de preparo e aplicação
- Com o pano de algodão e a água faça uma compressa fria. Pode molhar o pano e colocá-lo em um saco hermético esterilizado na geladeira por algumas horas.
- Quando a compressa estiver gelada, remova o plástico e molhe o pano gelado no suco de um limão.
- Aplique por 15 minutos a compressa na região da hemorroida externa, com cuidado, para não apertá-la. Se arder um pouco é normal, mas deve aliviar rapidamente a dor e o inchaço.
- Pode fazer isso até duas vezes por dia enquanto estiver com o nódulo inflamado na região do ânus.
2. Chá de castanha-da-Índia
Um dos remédios caseiros para hemorroidas mais eficiente é o chá de castanha-da-Índia. A oleaginosa ajuda na circulação do sangue, reduzindo a incidência de problemas vasculares em geral. Veja como prepará-lo para prevenir o surgimento dos nódulos.
Ingredientes
- Castanha-da-Índia: 1 punhado;
- Água: 2 copos.
Modo de preparo e aplicação
- Coloque os ingredientes em uma panela e leve ao fogo alto até ferver.
- Deixe ferver em fogo médio por pelo menos 15 minutos.
- Espere esfriar, coe e beba uma xícara até 3 vezes ao dia.
Atenção: Mulheres grávidas e crianças não devem consumir esse chá. Se você já estiver com uma crise de hemorroidas, pode usar o chá morno para fazer banho de assento.
3. Pomada caseira com babosa
A babosa ou aloe vera é excelente para muitas coisas. Seus benefícios cicatrizantes, hidratantes e emolientes são muitos. Portanto, você pode fazer a sua própria pomada para aplicar em hemorroidas externas e ajudar a secar as feridas rapidamente. Aprenda como.
Ingredientes
- Glicerina: 80 ml;
- Babosa: 2 colheres de chá do gel;
- Parafina líquida: 60 ml.
Modo de preparo e aplicação
- Em uma panela, ferva apenas a parafina por 5 minutos.
- Espere esfriar um pouco e adicione a glicerina e a babosa mexendo bem para ficar um creme homogêneo.
- Guarde a pomada em um vidro limpo e esterilizado e mantenha-o sempre na geladeira.
- Pode usar diariamente até 3 vezes por dia.
4. Massagem com óleos essenciais
Não é segredo para ninguém que os óleos essenciais são bons remédios caseiros para hemorroidas. Entretanto é comum que haja alguma confusão em relação às formas de uso e quais servem para que propósito.
Massagear óleo essencial de gerânio pode evitar o sangramento e aliviar a dor, pois suas propriedades são calmantes e anti-inflamatórias. Basta pingar umas gotinhas nas mãos limpas e passar na região da hemorroida após o banho.
Outro óleo essencial que é ótimo para isso é o da árvore-do-chá ou melaleuca. Ele é um antibiótico natural tão potente que você pode apenas colocar duas gotas na sua roupa íntima antes de vesti-la. Além de melhorar as hemorroidas, ele ainda atua contra fungos vaginais e algumas doenças penianas.
5. Vinagre de maçã
Você até pode achar estranho ou esquisito que o uso do vinagre de maçã seja um dos remédios caseiros para hemorroidas. Contudo ele funciona como bactericida, combatendo a inflamação, reduzindo o inchaço das veias e varizes, além de eliminar a sensação de ardor e coceira.
O uso é muito simples, basta escolher um bom vinagre de maçã, de preferência orgânico ou biológico e, com a ajuda de uma gaze, aplicá-lo diretamente na hemorroida externa.
6. Compressa de alecrim com camomila
O alecrim e a camomila podem ser usados em conjunto ou sozinhos como remédios caseiros para hemorroidas, caso não consiga reunir os dois para fazer a compressa. Como essas duas plantas oferecem ação anti-inflamatória e calmante, podem ajudar a aliviar a dor e o incômodo das hemorroidas externas.
Faça um chá com essas duas plantas, espere esfriar e depois embeba em um pano limpo de algodão, deixando-o bem molhado. Em seguida, deixe o pano repousado sobre a região das hemorroidas por 15 minutos. Repita a compressa duas ou três vezes ao dia.
7. Banho de assento com hamamélis
Fazer um banho de assento com essa planta é uma boa ideia, pois ela vai ajudar a melhorar a microcirculação de sangue nas hemorroidas, reduzindo seu inchaço. Faça primeiro um chá com a planta desidratada usando 3 litros de água 2 colheres de sopa da planta.
Depois coloque o chá em uma bacia bem limpa e sente-se na água por 20 a 30 minutos, permitindo que a região afetada fique em contato direto com o chá. Se for possível, faça o banho mais de uma vez ao dia. Uma dessas vezes pode ser à noite, antes de ir dormir.
8. Mirtilos macerados
A alimentação de uma pessoa com hemorroidas deve ser saudável de modo geral, mas alguns alimentos, como o mirtilo, oferecem especial efeito antioxidante que ajuda a melhorar a circulação do sangue de modo geral.
Além de enriquecer sua alimentação com essa pequena frutinha roxa, pegue algumas unidades e macere para desfazê-las. Depois aplique na região anal, deixando agir por meia hora enquanto fica deitado. Depois lave com água.
9. Banho de assento com arnica
Outro tipo de banho de assento recomendado como um dos remédios caseiros para hemorroidas é com a arnica, uma planta que oferece efeito cicatrizante, importante para tratar as hemorroidas externas mais incômodas e machucadas.
Faça esse banho preparando um chá com 3 litros de água e 20 gramas de chá de arnica. Coloque o chá em uma bacia grande e sente-se para que o efeito seja eficaz. Fique por meia hora, até que a água esfrie. Jogue o chá fora depois de usar.
10. Banho com sais de Epsom
Há uma grande recomendação dos banhos de assento com diferentes plantas e minerais, pois essa é uma forma de permitir que os agentes benéficos atuem em contato direto com as hemorroidas. Então, nesse caso, você irá utilizar os sais de Epsom, compostos por sulfato de magnésio. Esses sais são anti-inflamatórios, então ajudam a amenizar o desconforto das hemorroidas.
Além do banho de assento com água quente e um punhado desse sal, também pode comprá-lo na farmácia pelo nome de Sal Amargo e usar como laxante, quando estiver em crise hemorroidas e não puder fazer força ao evacuar. Mas use apenas em caso de extrema necessidade ou poderá ter efeitos colaterais.
Outros tratamentos para hemorroidas
Idealmente, se você sofre desse problema o melhor é sempre consultar um médico, mesmo antes de aplicar remédios caseiros para hemorroidas. Entretanto, às vezes é mais prático recorrer às farmácias.
Lembre-se que fazer isso pode não ser seguro para a sua saúde, pois pode acarretar uma hemorragia ou uma infecção maior. Mesmo assim, existem alguns medicamentos de venda liberada para tratar hemorroidas externas de forma simples. Saiba abaixo quais são eles e como usá-los:
Pomadas
São diversas as pomadas eficazes no tratamento dos nódulos formados por conta das hemorroidas. Entre elas, destaca-se o Bepantol Derma, que é um cicatrizante barato e acessível. Rico em dexpantenol, esse remédio nutre a pele, regenerando a parte afetada. O custo do tubo é entre R$ 25 e R$ 30, mas a durabilidade é longa e você só precisa de um pouquinho para se livrar das hemorroidas.
Similar em preço e eficiência você também encontra o Nebacetin, uma pomadada à base de Neomicina e Bacitracina. Porém, atente ao fato de que essas substâncias são antibióticos e você pode ter alergia. Faça um teste no pulso antes de usar.
Há também pomadas específicas para hemorroidas, um pouco mais caras, como o Proctosan e o Proctyl. Ambos os remédios são feitos com analgésicos e funcionam na contração dos vasos sanguíneos para evitar hemorragias.
Supositórios
Um pouco mais antiquado e menos benéfico que os remédios caseiros para hemorroidas, o supositório pode ainda ser uma solução para você. Eles são indicados apenas em casos mais específicos de hemorroidas internas e, por isso, são introduzidos no ânus.
O uso é desconfortável, principalmente porque deve ser feito até três vezes por dia. Os mais comuns à venda são o Scheriproct e o Faktu.
Comprimidos
Via oral existem muitos medicamentos, naturais e industrializados, para tratar do problema. O Venoflat e o Daflon são remédios de venda liberada, que melhoram a circulação prevenindo o surgimento de nódulos. Existem também alguns laxantes para que você não precise fazer força ao evacuar quando estiver com uma crise, precavendo a piora do quadro.
Há também alguns extratos naturais, como as cápsulas de alho ou equinácea, que reduzem as inflamações e atuam como vasodilatadores de dentro para fora.
Como prevenir hemorroidas?
A melhor forma de prevenir uma crise dessa doença é mudar completamente de hábitos. Ter uma alimentação rica em fibras e em líquidos, evitar o estresse e se exercitar podem fazer muita diferença no seu dia a dia. Estar muito acima do peso também é prejudicial.
Outras atitudes que você pode tomar para se precaver das hemorroidas são:
- Higienização da região íntima: lave com água e sabão neutro a área após evacuar e tenha cuidado com o uso do papel higiênico. Nada de pressionar ou esfregar muito para não irritar a pele;
- Roupas largas: andar de calcinha ou cueca apertada pode cortar a circulação e causar hemorroidas. Mulheres devem ter cuidado com as calcinhas fio dental, elas são ainda piores;
- Pratique exercícios de Kegel: esses exercícios trabalham a região pélvica, fortalecendo os músculos anais e melhorando a circulação no local;
- Não deixe de ir ao banheiro: segurar a vontade é uma das piores coisas que você pode fazer, especialmente se sofre de hemorroidas com frequência.
Veja também: Você pode usar Bepantol para tatuagem: sim ou não?