Menu

Remédios caseiros para gastrite: como preparar e tomá-los

Para quem sofre de gastrite, esses remédios caseiros são ótimos para ajudar a tratar a doença.

Crédito: Public Domain Pictures

Publicidade

Nada pior do que sofrer de queimações e dores no estômago. Por isso é importante conhecer e saber como preparar os melhores remédios caseiros para gastrite.

A má alimentação é um dos principais fatores que causam a gastrite, que é uma inflamação da mucosa do estômago. Hoje em dia muitas pessoas sofrem com essa doença, que causa dores e desconfortos na região abdominal, podendo também ocasionar problemas digestivos.

Além dessas opções caseiras, o tratamento para gastrite deve ser prescrito por um médico. Mas você pode cuidar da sua alimentação e evitar novas crises.

Melhores remédios caseiros para gastrite

Veja o que você pode usar para fazer remédios caseiros para gastrite naturais. Alguns alimentos e ervas ajudam a diminui a acidez estomacal rapidamente.

Publicidade

1. Suco de batata

Crédito: Pixabay

Um dos remédios caseiros para gastrite mais conhecidos por aliviar a dor, a queimação, a azia e a acidez. Além de ser barata, acessível e fácil de utilizar. Veja como prepar o suco de batata para usufruir dos benefícios:

Ingredientes

  • Batata: 2 unidades.

Modo de preparo

1. Lave bem, descasque e rale as duas batatas.

2. Coloque as batatas raladas em uma peneira fina em cima de uma refratária.

3. Esprema bem para que saia todo o suco da batata. O que sobrou você pode utilizar em outras receitas, como um omelete.

4. O líquido que saiu da batata é só beber. Você deve tomar em seguida que espreme, pois ele oxida em pouco tempo. Pode fazer isso duas vezes por dia. Se tem muitas crises de gastrite, tome o suco em jejum pela manhã.

Publicidade

2. Suco de couve ou repolho

O suco do repolho ou da couve também é um dos remédios caseiros para gastrite. Esses vegetais ajudam a sugar o excesso de suco gástrico e tem efeito diurético. O suco também é um poderoso detox.

Ingredientes

  • Repolho ou couve: 3 folhas;
  • Água: meio copo.

Modo de preparo

1. Bata tudo no liquidificador.

2. Coe e beba em jejum diariamente. Se for necessário, coloque um pouco mais de água.

3. Chás

Crédito: Pixabay

Muitos chás são ótimos remédios caseiros para gastrite. Os que você pode usar são os de espinheira-santa, camomila, erva-cidreira e acelga. Evite os de hortelã, verde, menta e boldo.

Publicidade

Para fazer os chás como um dos remédios caseiros para gastrite, basta colocar um punhado da erva seca da sua escolha em uma xícara de água fervente. Tape e deixa a infusão esfriar alguns minutos. Coe e beba morno. Se quiser, pode ainda beber gelado.

4. Probióticos

Todos os alimentos probióticos funcionam bem como remédios caseiros para gastrite. São eles os iogurtes biológicos, o skyr e o kefir. A fermentação ajuda a diminuir a quantidade de bactérias no trato digestivo.

Você encontra esses alimentos à venda em lojas especializadas em produtos naturais. Cuidado na hora da compra, não é qualquer iogurte que contém esse tipo de substância. Iogurtes normais podem deixar você com o estômago ainda pior.

Publicidade

5. Suco de babosa e mamão

Crédito: WikHow

O gel desta planta é considerado como um dos melhores remédios caseiros para gastrite pois, entre as suas propriedades e benefícios para a saúde estão sua ação antimicrobiana e anti-inflamatória. Aproveite para ver como extrair o gel da babosa para esta receita:

Ingredientes

Gel de babosa: 200 gramas;
Mamão: 100 gramas;
Água de coco: 1 copo (requeijão).

Modo de preparo

  1. Bata no liquidificador os ingredientes até que fiquem homogêneos;
  2. Beba sem coar ou adoçar;

Atenção: faça o suco assim que retirar o gel da babosa e beba em seguiga para não perder as propriedades e benefícios nutricionais.

Publicidade

6. Leite de Arroz

O leite de arroz é um dos melhores remédios caseiros para gastrite, pois além de ser um leite vegetal ajuda a regular o pH digestivo e assim, reduz a acidez. Também contribui para a flora intestinal.

Ingredientes

Arroz: 2 xícaras;
Água: 2 litros.

Modo de preparo

  1. Não é necessário lavar ou deixar o arroz de molho;
  2. Coloque os ingredientes numa panela e leve ao fogo por 15 minutos (até ficar cozido);
  3. Coloque no liquidificador e bata tudo;
  4. Mantenha em um frasco de vidro, na geladeira. Está pronto para beber!

7. Água de coco

Crédito: Super Club Fit

A água de coco é um excelente remédio caseiro para gastrite e diversos outros problemas estomacais e intestinais. Seus nutrientes e poder alcalino ajudam a reduzir a acides no estômago, promovendo a desintoxicação do sistema digestivo.

8. Iogurte natural

Aprenda a fazer o seu iogurte natural para utilizá-lo como um dos remédios caseiros para gastrite. Esse alimento ajuda a combater bactérias como H.pylori, responsável por problemas estomacais. Além disso, o iogurte ajuda a regular o pH, protgendo contra acidez.

Publicidade

9. Morango

Além de saborosa, essa fruta é considerada um dos remédios caseiros para gastrite devido as suas propriedades e benefícios. O morango é composto por fenólicos, que por sua vez auxiliam no combate a processos inflamatórios. També,k é antioxidante, eliminando os radicais livres do organismo.

10. Mel

Crédito: Pixabay

Atenção, para que o mel seja considerado um dos remédios caseiros para gastrite ele tem que ser na sua versão orgânica! Pois só assim ajudará a reparar o revestimento das paredes estomacais, causadas por problemas de gastrite e úlceras.

O que pode comer quando está com gastrite?

Se você sofre de problemas estomacais tem que prestar muita atenção na alimentação. Veja o que é interessante acrescentar na alimentação quando se passa por crises de gastrite:

Publicidade

1. Biomassa de banana verde

A biomassa é feita a partir do cozimento e homogeneização da banana verde, conservando diversas propriedades que são excelentes para a saúde. Por ser prebiotica, auxiliando no fortalecimento da flora intestinal e estomacal, reduzr a quantidade de bactérias prejudiciais ao estômago.

2. Sucos detox verdes

Sucos detox, além de aliviar a carga de impurezas que rondam o organismo, ajudam a melhorar a digestão. Opte por aqueles feitos com folhas escuras, ricas em zinco, magnésio e antioxidantes para potencializar a curar e recuperação do estômago.

3. Lactobacilos

Crédito: Dika da Nika

Os lactobacilos , presentes em alimentos fermentado (como o leite) são excelentes para tratar a gastrite. Auxiliam a recompor a flora do trato gastrointestinal, fazendo com que o sistema passe a funcionar melhor, acelerando o processo de cura.

Publicidade

Aprenda essa receita de Yakult caseiro

4. Pães integrais

Os pães integrais absorvem o excesso de suco gástrico, além de ser rico em fibras, o que faz com que a digestão seja mais lenta e os nutrientes melhor absorvidos, protegendo a camada interna do estômago.

5. Gengibre

O gengibre é um poderoso anti-inflamatório e também pode ser considerado como um dos remédios caseiros para gastrite, pois alivia a sensação de queimação e enjoo. Também combate a bactéria mais comum em problemas estomacais: a H.pylori.

O que não pode comer quando esté em crise de gastrite?

Alguns alimentos podem potencializar a acidificação do estômago, aumentando o desconforto e a dor. Portanto, durante as crises, evite esses tipos de alimentos:

Publicidade

1. Bebidas alcoólicas

O consumo excessivo e periódico de bebidas alcoólicas piora drasticamente a inflamação no estômago. Além disso, faz com que o revestimento interno do estômago seja prejudicado, causando ainda mais dor e inflamação.

2. Cafeína

Crédito: Início Notícias

Consumir café ou chás ricos em cafeína pode desencadear crises de dor, agravando a inflamação.
Além disso, aumenta a sensação de queimação, azia e outros sintomas relacionados.

3. Pimenta

Alimentos picantes podem piorar os sintomas de quem sofre com gastrite. Eles atacam a já fragilizada camada interna do estômago, piorando não somente os sintomas mas também a doença.

Publicidade

4. Industrializados

Os alimentos industrializados são extremamente inflamatórios para todo o corpo, incluindo o estômago. Além disso, normalmente são ricos em gordura, que estimula a produção de ácido no estômago.

Quem tem gastrite pode tomar leite?

Apesar de o conhecimento popular afirmar que leite é bom para gastrite, isso é um mito. A bebida pode até aliviar a acidez temporariamente, porque tem pH básico. Contudo ela fermenta dentro de você e causa mais acidez.

O leite pode piorar a sua doença, especialmente se você for intolerante à lactose. O alimento causa ainda inchaço, gases e dores de estômago. Por isso, se você tem gastrite crônica, prefira outras soluções ao leite.

Publicidade

Dicas para aliviar gastrite rapidamente

Mudar a alimentação e beber muita água todos os dias é a melhor forma de aliviar a gastrite. Entretanto, se você estiver tendo uma crise muito ruim, pode engolir um pedaço de miolo de pão. Isso ajudará a sugar os ácidos do seu estômago.

Outra coisa que é boa nesses casos é o leite de magnésia. Você pode tomar uma colher de sopa do composto gelado. Também pode optar por antiácidos disponíveis em farmácias, mas essa é uma solução menos benéfica para a sua saúde.

O melhor mesmo é ver com o seu gastroenterologista qual o melhor plano de tratamento para você. Isso porque você pode ter gastrite por diversos motivos e o melhor é tratar a causa e não apenas o sintoma!

Publicidade

Leave a Reply

Sair da versão mobile