A garganta é uma parte bastante sensível do corpo, já que está em contato constante com diferentes agentes. O ar, as comidas, bebidas, objetos que as crianças põem na boca, tudo isso pode gerar inflamação na garganta, além de outras causas como, vírus e bactérias. Conforme o caso, é possível aliviar os sintomas com remédios caseiros para garganta inflamada.
Entre as causas por doença, é muito comum ter a garganta atacada por irritações e dores que surgem acompanhadas por laringite, gripe, faringite, amigdalite e refluxo. Então, embora possa ser necessário visitar o médico, há receitinhas caseiras para aliviar os sintomas.
10 Remédios caseiros para garganta inflamada
Antes de partir para os remédios de farmácia, que às vezes são a única solução para a inflamação causada por vírus ou por bactérias, você pode tentar dez remédios caseiros para garganta inflamada, já quando começar a sentir os primeiros incômodos.
1. Água morna com sal
Gargarejar com água morna e sal, ao longo do dia, vai aliviar a garganta inflamada por causa do efeito antisséptico e anti-inflamatório. Você só precisa misturar 1 copo de água com meia colher de chá de sal. Faça o gargarejo por alguns minutos, sem engolir a solução. Depois aguarde um tempo antes de comer ou beber outra coisa para que o sal continue fazendo efeito.
2. Açafrão com mel
Misture uma pitada de gengibre em pó, 2 colheres de sopa de açafrão em pó e 200 gramas de mel orgânico de qualidade. Conserve essa mistura em um vidro higienizado e tampado. Logo no primeiro dia da dor, tome uma colher de sopa por hora. No segundo dia, meia colher de sopa a cada duas horas. No terceiro dia, meia colher de sopa três vezes ao dia.
3. Suco de abacaxi e gengibre
Esses dois ingredientes possuem excelente composição anti-inflamatória. Esse é o motivo pelo qual esse suco consegue aliviar irritação e dor de garganta. Para o tratamento, coloque no liquidificador 150 mililitros de água, um pedaço de gengibre com 3 centímetros e 1 xícara de abacaxi. Depois de bater é só coar e beber na hora.
4. Gargarejo com leite de magnésia
O leite de magnésia consegue neutralizar a acidez comum nas áreas com inflamação, por isso é um poderoso anti-inflamatório. Misture 3 colheres de sopa de água com 1 colher de sopa de leite de magnésia e gargareje. Deixe que passe uma pequena porção dessa mistura pela garganta, de forma que alcance a parte irritada.
5. Chá de limão e gengibre
Esse chá reúne fantásticos remédios caseiros para garganta inflamada. Com ele você irá proteger o sistema imunológico, por isso é uma ótima opção bebê-lo quando está mais frio. Para o tratamento, use metade de um limão com casca, 500 mililitros de água e 2 colheres de sopa de gengibre ralado. Leve a água para ferver, adicione o limão e o gengibre. Depois, tome 2 xícaras do chá morno todos os dias.
6. Limão, mel e própolis
Essa combinação é um antibiótico natural bem básico, porém forte. Misture metade do suco de um limão, 2 colheres de chá de água, 12 gotas de própolis sem álcool e 1 colher de sobremesa de mel. Consuma essa solução de manhã, com o estômago vazio, depois à tarde e à noite. É uma receita anti-inflamatória, antisséptica e cicatrizante que vai fazer muito bem para a garganta.
7. Gargarejo com chá de romã
A casca da romã contém elementos cicatrizantes e anti-inflamatórios. Para usufruir desses benefícios, misture em uma panela 1 copo de água e 3 colheres de sopa da raiz, da casca ou do caule da romã.
Assim que ferver, tampe e deixe até esfriar. Depois, adicione 1 colher de chá de vinagre e 1 colher de chá de sal. Deve gargarejar com essa solução 3 vezes ao dia. Faça até conseguir resultado.
8. Xarope de beterraba
A beterraba fortalece a imunidade e alivia os sintomas da dor de garganta. Por isso, o xarope desse vegetal é fundamental para que se combata o agente causador dessa dor em sua origem.
São precisos poucos ingredientes e é bem fácil de fazer.
Ingredientes
Beterraba: 1 unidade;
Mel: 3 colheres (sopa).
Modo de preparo
- Corte a beterraba em fatias e misture com o mel;
- Deixe-a descansar em um vidro tampado por 24 horas;
- Recolha o suco que se formou;
- Tome 2 colheres de sopa do xarope de beterraba 3 vezes ao dia;
- Crianças pequenas devem tomar metade dessa dose até diminuir a tosse.
9. Alho com cebola e mel
Essa é a melhor receita de todos esses remédios caseiros para garganta inflamada. Isso decorre do fato de ela ser excelente não apenas para a garganta, mas para o funcionamento do organismo.
Para você fazê-lo em casa, irá precisar apenas de 5 cabeças de alho roxo, 3 cebolas roxas médias e 500ml de mel. Bata todos esses ingredientes no liquidificador e pronto.
10. Azeite com alho
Além de ser poderoso entre os remédios caseiros para garganta inflamada, o azeite com alho é um tempero excelente. Por isso, você pode consumi-lo puro ou diluído na refeição.
Sintomas de garganta inflamada
Os sintomas da garganta inflamada vão depender de qual é a causa do problema, mas de modo geral, as reações clássicas costumam ser:
- Dor na garganta;
- Tosse seca;
- Dificuldade para engolir;
- Sintomas de gripe, como coriza e espirros;
- Inchaço ou vermelhidão na garganta;
- Mau hálito;
- Dor ao falar;
- Afta na garganta.
Se houver febre abaixo de 38,5°C pode ser sinal de uma infecção por vírus. Se for acima dessa temperatura, é mais provável que a infecção seja bacteriana. Somente o médico poderá tirar a dúvida e prescrever o medicamento ideal para tratar e curar.
As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.