Conseguiu colocar a doença sob controle? Maravilha! Será então que já pode parar de tomar o remédio para diabetes tipo 2?
De acordo com o Ministério da Saúde, o diabetes surge por causa da “produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo”. Ela pode ser gestacional, do tipo 1 ou 2. O diabetes tipo 2 é caracterizada pelo não aproveitamento da insulina, sendo causada por causa do “sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão.e hábitos alimentares inadequados”.
Assim como nos outros tipo, o diabetes tipo 2 precisa de ações medicamentosas e comportamentais para que possa surgir efeito. Sejam eles remédios naturais ou alopáticos, é fundamental que você consulte seu médico antes de usar. Isso porque a combinação errada ou excesso pode causar diversos problemas, a exemplo da hipoglicemia.
Remédio para diabetes tipo 2
O medicamento básico para o tratamento da doença é a insulina, hormônio responsável pelo controle do açúcar no sangue. Para tanto, o paciente tem que saber a quantidade que o corpo está precisando. Dessa forma, ele precisa utilizar o glicosímetro para medir a quantidade de açúcar no sangue e injetar a quantidade adequada de insulina, na barriga, coxa, braço, cintura ou glúteo.
Além disso, a depender da necessidade de cada paciente, pode ser indicado um ou mais medicamentos via oral. Essa é uma decisão a ser tomada em parceria pelo paciente e o médico, avaliando os prós e contras de cada uma. Porém existem medicamentos naturais que também podem ser úteis, sempre com orientação médica.
Canela
Muito utilizada como tempero ou para dar aquela energia extra no dia a dia, a canela também pode ajudar no tratamento do diabetes tipo 2. Ela tem hidroxi-metil-chalcona, com ação no controle das taxas de glicose, ajudando a reduzir a insulina necessária ao final do dia. Tome a água de canela ao longo do dia e utilize nas suas preparações.
Feno-grego
A parte que interessa dessa planta sãos as sementes, ricas em 4-hidroxileucina, que estimula a produção de insulina no pâncreas. Dessa forma, você consegue obter um maior controle natural do diabetes tipo 2. Para isso, tome o chá feito com as sementes de feno-grego, de acordo com a recomendação do seu médico.
Camomila
Um aliado clássico para o tratamento contra o diabetes, o chá de camomila é útil em diversas frentes. Além de ajudar a manter o açúcar sob controle, ele protege o sistema vascular e age como anti-inflamatório. Sua propriedade calmante pode ajudar a dormir melhor a noite, incrementando a qualidade de vida do paciente.
Pode parar de tomar quando o diabetes está controlado?
Depois de um tempo de tratamento, pode ser que não sejam mais necessárias as aplicações de insulina de forma subcutânea. Isso é sinal de que se deve parar o tratamento? De forma alguma! Isso quer dizer que o tratamento está fazendo efeito e que parar pode causar uma série de problemas. Entre eles a fadiga, excesso de urina e muita fome e sede, além de outros mais graves, caso persista.
Se o tratamento surtir efeito e o organismo se estabilizar, o que você deve fazer é procurar seu médico e contar o que está acontecendo. Novamente em conjunto, decidirão qual será o próximo passo do tratamento. Tudo feito gradualmente, com tranquilidade e controle, para evitar problemas futuros.