Já sentiu aquela dor chata no pé da barriga? E o xixi no modo pinga-pinga? São ambos sintomas de infecção urinária: uma contaminação provocada por bactérias, que pode afetar a uretra, a bexiga e os rins. Nos homens, pode atingir até mesmo a próstata e os testículos!
Para amenizar o desconforto causado pelos sintomas, temos uma dica caseira valiosa para tratar a infecção: CHÁ. Isso mesmo! Não duvide do poder do chazinho nessa hora. As propriedades diuréticas presentes em algumas plantas aumentam a formação de urina, e ajudam a melhorar o funcionamento da bexiga e dos rins.
Chás para tratar infecção urinária:
1 – Chás de quebra-pedra, lavanda, folha do abacateiro, salsa, alfazema, zimbro, alteia e cabelo de milho – ideais para consumir nos intervalos entre as refeições principais;
2 – Chá de cavalinha, que além de ser diurético, tem ação anti-inflamatória;
3 – Chá de malva com mel, que tem propriedades antimicrobiana e anti-inflamatória;
E é sempre bom lembrar: beba pelo menos 2 litros de água por dia.
A natureza oferece elementos poderosos para se livrar da infecção urinária, mas se o problema persistir, não hesite em consultar um médico. Nos casos mais graves, pode ser necessário um internamento hospitalar ou até mesmo uma intervenção cirúrgica.
Veja também: Alimentação e infecção urinária: o que pode comer e o que evitar
Você sabia?
- A uretra das mulheres é mais curta que a dos homens, por isso elas são mais propensas a infecções urinárias – essa circunstância facilita a entrada das bactérias no organismo.
- Nas mulheres, é mais comum surgir dos 20 aos 40 anos de idade. No caso das gestantes, é ainda mais frequente.
- Nos homens, essa doença é mais rara e está associada aos problemas de próstata. As infecções masculinas costumam ocorrer depois dos 55 anos ou muito mais cedo, no período da infância.
- A relação sexual favorece a entrada de bactérias para o interior da vagina e a subida dessas bactérias pela uretra até a bexiga.
- Nas mulheres, pode ser transmitida aos órgãos ginecológicos (útero, tubas uterinas e ovários) e dificultar posteriormente a capacidade de engravidar. Fique esperta!
Veja também: Chá de folha de laranja: saiba para que serve e como fazer