À medida que os anos passam, o nosso corpo torna-se mais propenso a desenvolver uma maior quantidade de doenças e, logicamente, a reduzir a nossa qualidade de vida. É por isso que procuramos, todos os dias, encontrar novas formas de melhorar a nossa saúde. Sabemos que há hábitos que são fundamentais para podermos desfrutar de uma longa e feliz existência – física e mental. Isso passa por ter uma boa alimentação, fazer atividades físicas e também saber descansar.
Contudo, também podemos facultar ao nosso organismo alguns benefícios extra, especialmenteao garantir-lhe mais substâncias para garantir que vai combater uma grande quantidade de doenças. Este exemplo que lhe trazemos aqui hoje pode ser a cura de até 100 doenças diferentes associadas ao sistema imunológico, cardiovascular, linfático, renal entre muitos outros. Como? Através da combinação das propriedades do alho e do vinho tinto.
Benefícios do alho para a saúde
O alho cru é um alimento que garante ao nosso corpo uma série de benefícios, pelas suas propriedades anti-sépticas, fungicidas, bactericidas e depurativas; principalmente pela alicina, um princípio ativo presente no alho, responsável por combater uma grande quantidade de vírus e bactérias e que permite limpar o organismo.
Além disso, o alho, por si só, é rico em antioxidantes e ajuda a prevenir e combater doenças, como o colesterol alto, a hipertensão arterial, as gripes e constipações, problemas digestivos, infecções, má circulação sanguínea e muitos outros.
São vários os estudos científicos que indicam que o alho possui propriedades anticancerígenas que permitem reduzir até 50% o risco de se contrair câncer no estômago e 66% no risco de cancro colo-retal.
Ora, com estes dados, é fácil de perceber que o alho entra na categoria dos super-alimentos que nos ajudam a aumentar as defesas e a ser um bom aliando na prevenção do cancro, a diminuir o risco cardiovascular e a melhorar a saúde da pele.
Benefícios do vinho tinto
Quando consumido em quantidades moderadas, o vinho tinto torna-se muito saudável – os especialistas sugerem que não se deve exceder dois copos por dia. As suas propriedades antioxidantes e a grande quantidade de nutrientes são muito valorizadas pela classe científica e médica, que apontam o alto conteúdo de resveratrol e flavonóides como poderosos aliados na melhoria da saúde do coração e da circulação sanguínea, além da diminuição do colesterol, regeneração celular, redução do risco de obesidade, limpeza do organismo, melhoria da função cognitiva e um travão no envelhecimento precoce.
Existem também alguns outros estudos que encontraram uma relação entre o consumo em quantidades moderadas de vinho tinto e a redução dos riscos de câncer. Este benefício está relacionado às suas altas quantidades de resveratrol, que ajudaria a reduzir o risco de cancro no pulmão, da mama e da próstata.
Como preparar o remédio de alho e vinho tinto?
Ora, tendo em conta todas as características e propriedades acima descritas no alho e no vinho tinto, é possível afirmar que a junção destes dois elementos, nas quantidades certas, permite limpar o sangue, fortalecer o sistema imunitário, diminuir o mau colesterol, melhorar a saúde cardiovascular, prevenir doenças, melhorar a saúde da pele, combater infecções, entre outros.
Junte-se a esta lista de benefícios as propriedades anticancerígenas, já que tanto o vinho tinto como o alho são poderosos aliados no combate ao câncer. Vamos então à receita:
Ingredientes:
- Dentes de alho: 12;
- Vinho tinto: 1/2 litro (de boa qualidade).
Como fazer?
- Corte cada um dos dentes de alho em quatro partes para, posteriormente, misturá-los com o meio litro de vinho tinto num frasco de vidro;
- O frasco deve ser muito bem fechado e guardado durante duas semanas, num lugar da casa onde receba a luz do sol em pequenas quantidades;
- Durante estas duas semanas, deve-se agitar o frasco diariamente, duas ou três vezes ao dia;
- Passado este período, deve-se coar o conteúdo do frasco e colocá-lo em outro recipiente ou garrafa escura. Deve-se mantê-lo assim e consumi-lo todos os dias.
Dose recomendada:
Tome uma colher pequena desta bebida três vezes ao dia durante um mês seguido. O ideal é fazer uso deste remédio pelo menos duas vezes por ano.
Importante: Essa dica não deve, em nenhuma hipótese substituir uma consulta a um profissional especializado.