Quando a bronquite ataca você sente dificuldade de respirar, fica com tosse produtiva e os sintomas não o deixam trabalhar. Para acabar com isso, você pode preparar um remédio caseiro para bronquite e recuperar a sua saúde rapidinho.
A alternativa aos medicamentos de farmácia pode ser muito mais saudável, se você optar por ingredientes totalmente naturais e orgânicos. A natureza oferece muitas opções para tratar doenças como essa e se livrar dessa sensação de gripe. Veja como fazer o seu próprio remédio caseiro!
O que é e quais são as causas da bronquite?
A bronquite é o nome que se dá a inflamação nos brônquios dos pulmões. Ela ataca pessoas com maior vulnerabilidade, como crianças, idosos, grávidas, pessoas com doenças crônicas e fumantes. Isso porque em pacientes saudáveis o sistema imunológico consegue se livrar dos microrganismos antes que eles possam chegar ao local.
Mas vez que outra o seu sistema de defesa falha e eis que surge a bronquite. A inflamação, quando branda, pode ser tratada com medicamentos para tosse, dor e febre, repouso e muita ingestão de líquidos. Na fase mais avançada, é preciso intervenção médica para que seja feita uma prescrição de antibióticos adequados.
O que mais causa a bronquite são as mudanças repentinas de temperatura, a falta de cuidados, o excesso de poluição e o cigarro.
Melhores remédios caseiros para bronquite
Como dito, na fase inicial da inflamação, é possível tratá-la com poucos ingredientes e mudanças de hábitos. Aprenda como fazer remédio caseiro para bronquite e veja como evitar que a doença evolua para uma pneumonia ou outro problema mais grave.
1. Chá de guaco
Remédio caseiro para bronquite melhor que esse não existe. O guaco é um expectorante natural que é utilizado há muitos anos para tratar sintomas de gripes e resfriados. O seu chá é reconfortante e diminui a falta de ar, a dor no peito e a tosse com catarro.
Ingredientes
- Água: 1 litro;
- Guaco: 1 colher de sopa de folhas frescas;
- Maçã: 1 unidade picada sem sementes.
Modo de preparo
1. Leve uma panela ao fogo apenas com a água. Deixe ferver e desligue.
2. Assim que tirar a panela do fogo, acrescente as folhas da planta e a maçã.
3. Tampe e deixe a infusão repousar por cinco minutos.
4. Beba uma xícara do chá recém feito a cada oito horas.
2. Chá de casca de abacaxi
Essa receita é para abrir e melhorar a qualidade da respiração. Se você está com o peito pesado, é a melhor opção. Além disso, é super simples de fazer o efeito é imediato.
Ingredientes
- Água: 3 xícaras;
- Abacaxi: 1 xícara de cascas lavadas e picadas;
- Eucalipto: 1 folha seca.
Modo de preparo
1. Como na outra receita de remédio caseiro para bronquite, ferva a água e retire-a do fogo.
2. Imediatamente acrescente as cascas da fruta e a folha do eucalipto.
3. Tampe por 10 minutos e então coe.
4. Beba uma xícara duas vezes ao dia.
3. Leite quente com cúrcuma
O leite quente com cúrcuma é uma ótima opção para quem sofre com a bronquite. A cúrcuma é ainda um eficaz anti-inflamatório natural, com poderes antissépticos que ajudam a limpar a garganta.
Esse medicamento pode ser tomado antes de dormir, para evitar a tosse persistente durante o sono.
Ingredientes
- Leite: 1 xícara;
- Cúrcuma: 2 colheres de chá.
Modo de preparo
1. Esquente o leite ao seu gosto.
2. Acrescente a cúrcuma e mexa bem até dissolver por completo.
3. Beba em seguida. Pode fazer o tratamento todas as noites enquanto estiver doente.
4. Remédio caseiro para bronquite com argiloterapia
A argila tem várias propriedades medicinais e não é à toa que ela é usada em diversos tratamentos de pele. Na cura da bronquite, ela pode ser útil para extrair algumas toxinas dos pulmões.
A melhor forma de usá-la é através de um cataplasma ou emplastro. Assim, o material suga o que lhe faz mal ao mesmo tempo que nutre seu corpo com minerais. Para fazer o remédio basta misturar um pouco de argila de alta qualidade com água, até ter uma textura fácil de aplicar.
Pode ainda acrescentar à combinação algumas ervas ou óleos essenciais, como tomilho, eucalipto ou orégano. Para aplicar o emplastro ao peito ou às costas é melhor aquecer levemente a argila. Faça o tratamento a cada seis horas ou de acordo com as orientações do seu otorrinolaringologista.
Fonte: Revista Brasileira de Otorrinolaringologia