Quando se tem algum problema na glândula tireoide, várias partes do corpo sofrem os efeitos colaterais.
A glândula tireoide é tão importante para a saúde do organismo porque ela produz hormônios que atuam no funcionamento do cérebro, do fígado, dos rins e do coração.
É por isso que existe uma relação direta entre tireoide e problemas no coração. Veja como é essa relação, de forma mais específica.
Funções da glândula tireoide
A glândula tireoide participa do processo de crescimento das crianças e adolescentes, e é essencial para regular o metabolismo dos adultos.
Ela atua na concentração, na memória, no peso, no sono, no ciclo menstrual, na fertilidade, no controle emocional, no trânsito intestinal e no ritmo das batidas do coração.
Portanto, quando uma pessoa tem hipotireoidismo ou hipertireoidismo, todas essas funções do corpo são alteradas. O que você verá agora é a alteração que esses problemas de tireoide causam no coração.
Hipotireoidismo e problemas no coração
O hipotireoidismo é quando a glândula tireoide produz menos quantidade de hormônios do que deveria, fazendo o metabolismo ficar mais lento.
No caso do coração, ocorre a diminuição da frequência cardíaca, dificultando a prática de atividades físicas, causando a constrição dos vasos sanguíneos e levando à pressão alta.
Além disso, o hipotireoidismo pode fazer aumentar os níveis de colesterol e pode elevar os níveis de triglicérides, situações que aumentam o risco de insuficiência cardíaca e infarto do miocárdio, caso não seja feito o tratamento médico adequado.
Hipertireoidismo e problemas no coração
No caso contrário, o hipertireoidismo faz a glândula tireoide produzir mais hormônios do que deveria, acelerando o metabolismo.
Então, o coração passa a bater mais depressa porque precisa levar mais oxigênio e produtos metabólicos pelo corpo. Para dar conta disso, ocorre a dilatação dos vasos sanguíneos e mais sangue circula pelo organismo.
Esse processo faz o coração bater de forma mais intensa, e assim ele se desgasta mais rápido, aumentando o risco de insuficiência cardíaca, palpitações, arritmias, dilatação do coração, derrame, trombose e pressão alta.
Como prevenir problemas de tireoide?
Os problemas de tireoide podem ocorrer com pessoas de qualquer idade, desde recém-nascidos até idosos. As causas variam muito, podendo afetar mesmo pessoas saudáveis, mas que tenham essa predisposição genética.
Nem sempre é fácil perceber os sintomas, pois em cada pessoa eles aparecem de forma diferente, às vezes menos intensos e quase não afetando a qualidade de vida.
Por tudo isso, a melhor forma de prevenir problemas de tireoide é fazendo uma bateria de exames com seu médico, pelo menos uma vez por ano, para saber como está a sua saúde de modo geral.
Se notar sintomas suspeitos é ainda mais importante consultar seu médico o quanto antes. Veja quais são os principais sintomas do hipo e do hipertireoidismo:
- Hipotireoidismo: dificuldade para emagrecer, fadiga constante, pele ressecada, depressão, cãibras frequentes, baixa sensibilidade nos membros, problemas de memória, raciocínio e concentração.
- Hipertireoidismo: sensação constante de calor, aumento da transpiração, fraqueza de fadiga, problemas de sono, irregularidade do fluxo menstrual, problema de fertilidade, perda de peso acelerada, evacuação frequente.