Estudos apontam que homens cuidam menos de seus dentes do que as mulheres. Homens são mais negligentes com a saúde bucal e com ações preventivas. Por isso há muitos que procuram dentistas para reparações após problemas dentários. Estimativas apontam que até os 72 anos boa parte dos homens perde em torno de 5 dentes.
Além da perda de dentes, homens costumam ter outros problemas. Doenças na gengiva, boca seca, câncer bucal e até HPV. O que muitos não sabem é que uma péssima higiene dentária pode causar até mesmo infertilidade masculina
Qual a relação entre a saúde bucal e a infertilidade masculina?
Há uma relação comprovada entre doenças na gengiva e a infertilidade masculina. Estudos conectam a saúde bucal masculina à quantidade de esperma produzida, Aqueles homens com gengivas doentes possuem menos esperma que os saudáveis. Isso ocorre em todas as idades.
Além disso, homens com gengivite ou outros problemas periodontais demonstram disfunção erétil. Nesse caso, a péssima saúde dentária faz com que os homens tenham três vezes mais chances de ter esse problema. Cerca de 80% dos pacientes que sofrem de disfunção erétil já tiveram problemas periodontais em algum momento.
Dicas para um bom cuidado dentário
Não deixe de ir ao dentista pelo menos duas vezes ao ano. Reavalie seus hábitos diários na hora da escovação. Escove seus dentes pelo menos duas vezes por dia e não esqueça de usar fio dental. A escova deve ser trocada no máximo a cada quatro vezes. Procure se alimentar de forma saudável, pois isso também influencia.
As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.