Relação entre a saúde bucal e doenças cardíacas

A saúde bucal pode estar relacionada à endocardite, uma inflamação do endocárdio

Publicidade

As bactérias responsáveis por causar gengivite e periodontite são as mesmas responsáveis por causar a endocardite, que é uma infecção no tecido interno do coração.

Por esse motivo, a saúde bucal está relacionada também à saúde do coração. Através de pequenos machucados na boca, essas bactérias podem entrar no sangue e ir para o coração.

As pessoas que já sofrem com alguma doença cardíaca estão mais propensas a serem expostas à essas bactérias, e a contrair a endocardite. Mas isso pode acontecer com qualquer pessoa, de qualquer idade.

Como se prevenir

Manter a saúde bucal é essencial para se prevenir contra essas bactérias. Por isso, fazer uma escovação correta e ir regularmente ao dentista é fundamental.

Publicidade

Independente se a pessoa possui os dentes naturais, implantes ou dentadura, a higienização bucal deve ser feita e deve ser uma preocupação de todos.

A falta de higiene bucal pode levar ao acúmulo de bactérias, que farão mal à saúde.

Quando for ao dentista

Os pacientes que já sofrem com alguma doença cardíaca devem informar ao dentista sobre a sua condição, pois alguns medicamentos utilizados pelos dentistas podem interferir no tratamento da doença cardíaca.

Por isso, tenha sempre em mente que você deve contar ao seu dentista todos os medicamentos que toma e patologias que sofra.

Publicidade

Atenção: Mantenha a sua saúde em dia, indo ao médico e ao dentista para as consultas periódicas. As nossas dicas não substituem uma consulta a um especialista.

PODE GOSTAR TAMBÉM