Quem tem diabetes sabe que não é produzida a insulina necessária pelo seu organismo, o que causa a grande quantidade de glicose no sangue. Contudo, tendo uma dieta adequada, você conseguirá bons resultados. De fato, existem alimentos que não pode comer, mas outros irão ajudar muito.
Já sabe, deve evitar:
- alimentos processados;
- alimentos com muito açúcar;
- alimentos com muita gordura;
- álcool;
Opte por apostar no consumo de legumes e frutas! Faça várias e ligeiras refeições por todo o dia.
Confira aqui a listagem de alimentos especiais para diabéticos:
1. Aspargo: o antioxidante glutationa consegue ajudar quem tem câncer, problemas cardíacos e diabetes.
2. Brócolis: glucosinolatos compõem os brócolis, o repolho, a couve-de-bruxelas, o repolho-chinês e a couve-flor. São, de fato, compostos de enxofre que evitam doenças cardíacas e diabetes. Contudo, não coma em excesso por causa da tireoide.
3. Linhaça: a linhaça tem ácido alfalinolênico (ALA), que é transformado em ômega 3, ácido graxo que pode encontrar nos peixes. Esta semente é rica em antioxidantes que afastam problemas do coração.
4. Feijão-branco: quem tem diabetes não pode encontrar melhor feijão. O seu papel é equilibrar o açúcar, fazendo isso graças à faseolamina, que é uma proteína que bloqueia de forma natural açúcares e carboidratos.
5. Batata-doce: concentra muita energia. É capaz de regular o açúcar no sangue através da elevação da quantidade de adiponectina, que é um hormônio que gere o processo metabólico da insulina em quem tem diabetes tipo II. Este tubérculo tem poucos níveis de açúcar e a sua absorção é lenta, por isso pode ser tão convenientemente usado por diabéticos.
6. Quiabo: as suas fibras são bem adequadas ao controlo da glicose, prevenindo a diabetes.
7. Alho: são imensos os proveitos do alho. Entre eles, ele é capaz de reduzir a pressão arterial e regular a presença de açúcar no sangue, prevenindo problemas de foro cardiovascular.
8. Folhas verdes: de acordo com estudos, menos chances de ter diabetes tipo II são o proveito da ingestão de vegetais verdes como o salsão.
9. Abacate: tem gorduras, é verdade! Contudo são daquelas que fazem bem ao coração. Isto porque elas regulam o colesterol, evitando doenças cardíacas. O abacate conta também com a glutationa, que consegue estabilizar a glicose.
10. Cenoura: é bem certa para o consumo por diabéticos. Tem altos níveis de betacaroteno. Coma-a quando quiser, seja cozida ou crua.
11. Aveia: de acordo com pesquisas, ter uma alimentação com fibras e grãos integrais, baixa as chances de diabetes em 40%. A aveia gera muita fibra solúvel, que confere o equilíbrio do açúcar no sangue.
12. Peixe: é rico em proteína de teor magro. Junte peixe a legumes e consiga uma mistura bem proveitosa para alcançar a redução de açúcar no sangue.
13. Maçã: uma pesquisa provou que, quem consume cinco ou mais maçãs por semana, tem menos chance (23%) de contrair diabetes tipo II. Esta fruta tem 3 gramas de fibra, daí que, quem é diabético, pode tratar de comer mais maçã. Mais, ela tem imensos antioxidantes.
14. Amêndoas: são formadas por magnésio e gorduras monoinsaturadas, assim como por baixo nível de carboidratos. Uma pesquisa da Universidade de Harvard revelou que, consumir uma dose diária adequada de magnésio, baixa as possibilidades de ter diabetes, em 33%. Também acelga, sementes de abóbora e gergelim têm alto teor em magnésio e podem ser consumidos.
15. Clara de ovo: as claras devem vir de ovos de galinhas criadas naturalmente, não em aviários. Como têm muita proteína magra e poucos carboidratos, podem ser consumidas para regular ou prevenir diabetes.
16. Kefir: se não conhece é uma bebida probiótica que controla os níveis de açúcar. Pode também consumir iogurte natural, sem adição de açúcar e caseiro, pois tem igual ação probiótica e é bom para diabéticos.
Recomendamos que coma mais destes alimentos, para que possa viver melhor com a sua condição de diabético!
Confira a segui o vídeo sobre alimentação para diabéticos:
Compartilhe essa dica!