Você sabe quais são as regras de etiqueta que ainda são aplicadas nos dias de hoje e quais passaram a ser consideradas como “ultrapassadas”? Veja esta lista completa e escolha as que forem mais convenientes para o seu estilo de vida.
Para muitas pessoas as regras de etiqueta são algo desnecessário e que passou de moda, mas será isto verdade? Ter um comportamento civilizado e respeitar os outros nunca é demais, assim como utilizar palavras e expressões “agradáveis” continuam (sempre) na moda.
Regras de etiqueta que todos deveriam seguir
Independente da época, algumas regras de etiqueta ajudam a delimitar o que é ou não saudável na convivência coletiva, sendo atemporais. Conheça algumas delas:
1. Sair para jantar
Quando você convida alguém para jantar fora – dizendo que é seu convidado –, significa que vai pagar a conta. Mas se apenas sugerir um jantar com amigos e todos toparem juntos, aí dividem os valores.
2. Visitas
Avise sempre que pretender visitar um amigo ou familiar, não apareça de surpresa. Mesmo que seja uma ligação, no caso de amigos realmente próximos, do tipo: “estou indo”! A pessoa deve estar minimamente preparada para te receber.
3. Celular na mesa
Nos cafés, bares e restaurantes, não deixe o celular em cima da mesa, pois isso significa que a conversa não é importante. Ainda pior no que diz respeito a regras de etiqueta é se, a todo momento, você checa as notificações. Aliás, durante um jantar romântico, não é legal pegar no celular.
4. Limpe ou tire os sapatos
Ao chegar na casa de outra pessoa ou até mesmo na sua, limpe bem os sapatos antes de entrar. Se estiver confortável ou for um hábito do anfitrião, você pode (ou terá que) tirar o sapato antes de entrar na casa, o deixando em um cantinho apropriado.
5. Conversas vazias no celular
O celular não é feito para substituir o happy hour, então evite assuntos vazios ou desnecessários. Você não sabe o que a outra pessoa estava fazendo e se está atrapalhando. Portanto, caso queira conversar, pergunte se não está atrapalhando e se o momento é apropriado.
6. Conversar complexas no celular
Da mesma forma que a regra de etiqueta anterior, as conversas delicadas ou complexaspodem tomar um tempo que o interlocutor não tem ou ser interpretada de forma errada, causando desconfortos desnecessários. Assim, o ideal é fazê-lo pessoalmente.
7. Não gritar o garçom
Sim, faz parte das regras de etiquetas. Se você está em um restaurante e quer chamar o garçom, não assovie ou grite por ele, apenas espere que olhe na sua direção e acene. Se for do tipo desatento, vale a pena levantar e solicitar que ele vá até a mesa para anotar o pedido ou levar a conta.
8. Ao dirigir
Dar passagem, não buzinar (initerruptamente) e respeitar as regras de trânsito são fatores e regras de etiqueta básicos entre os motoristas. Assim como manter a distância e respeitar a ciclovia, parar na faixa de pedestres e evitar as poças de chuva para não molhar as pessoas da calçada, também são importantes.
As melhores dicas para dirigir bem
9. A escolha do assunto, de acordo com o ambiente
Evite falar de idade, riqueza, problemas domésticos, religião, política, relações amorosas, presentes e procedimentos médicos com pessoas que você não conhece. Alguns destes tópicos também podem gerar opiniões diversas e discussões desnecessárias para um determinado ambiente. É claro que estes assuntos podem ser discutidos – e devem –, mas o faça no local certo e com as pessoas certas.
10. Invasão de espaço e/ou privacidade
Um homem nunca deve tocar numa mulher sem o seu consentimento (e vicce-versa), além de quebrar a regra de etiqueta, é falta de respeito e assédio. Respeitar o espaço e a privacidade do outro é fundamental. Então não faça nada com uma pessoa que ela não queira ou tenha dado consentimento.
11. Privacidade
Seja na vida online ou offline, se deve dar privacidade às pessoas, mesmo que sejam amigos muito próximos ou até familiar. Bata na porta antes de entrar, não entre no banheiro quando outra pessoa estiver utilizando e, não fique mexer no celular dos outros. É deselegante.
12. Perfume
Use perfume com moderação, pois nem todo mumdo é “obrigado” a gostar dos mesmos cheiros e aromas que você. Muitas vezes, se o cheiro for forte ou intenso, pode causar nauseas ou dores de cabeça.O perfume é para você, e não para todo o ambiente.
13. Respeito
A característica mais bonita que qualquer pessoa tem é o respeito por si e pelo outro, independente de gênero, religião, orientação sexual, raça e até time de futebol. O respeito é a base de uma sociedade evoluída, fazendo com que todos possam se sentir incluídos e participantes no processo de construção social.
14. Respeito ao sexo oposto
Esse tema vem em separado na lista de regras de etiqueta, pois é algo que tem sido repensado bastante nas últimas décadas. Antes se pensava que o homem devia respeitar a mulher e essa ‘se dar o respeito’. Um pensamento mais atual é que, da mesma forma que o homem deve sempre respeitar a mulher, a mulher deve respeitar o homem. Evite fazer piadinhas sexistas ou generalistas, evitando uma aproximação exagerada, contato físico inadequado e outros.
15. Fumar
Antes de começar a fumar perto de alguma pessoa, pergunte se ela não se importa. Para muitas, a fumaça e o cheiro incomodam ou podem desencadear reações alérgicas. Independente se é na sua casa, de outra pessoa ou na rua.
Como parar de fumar: métodos, dicas e os benefícios de largar o vício
16. Comprimente ao chegar
Ao entrar num recinto, comprimente primeiro – regra de etiqueta de ouro para evitar mal-entendidos. Se você chega em um ambiente, não espere que as pessoas venham falar contigo, vá até elas e cumprimente.
17. Ao comer
Não é que você tenha que conhecer cada tipo de talher para cada alimento, mas algumas coisas são básicas. Mastigar de boca fechada é o mínimo, e ainda assim tem gente que não faz. Isso também se aplica ao ato de mascar chicletes. Evite fazer ruídos estranhos e desnecessários enquanto come, seja para maswtigar ou engolir. E cuidado com os arrotos!
18. Evitar a baderna
Ainda sobre restaurante, existem dias em a conversa do grupo é intensa e todos estão empolgados. Isso é maravilhoso! Mas o problema começa na hora que os limites são ultrapassados e incomoda as outras pessoas do local. Atenção aos gritos, e gargalhadas, quando em restaurantes e outros espaços fechados, para não atingir os clientes.
19. Falar ao celular
Quando estiver falando ao celular, não grite. O objetivo do dispositivo eletrônico é facilitar a comunicação e não mostrar ao mundo todos os seus assuntos. Além de incomoda as pessoas, não faz parte das regras de etiqueta.
20. Chegue na hora
Chegar no horário marcado tem sido algo tão difícil que está quase se tornando um diferencial, quando na verdade deveria ser um princípio básico de educação. É falta de respeito com o tempo dos outros, marcar um horário e chegar depois. Demonstra que você não se importa ou considera o compromisso que foi marcado.
Regras de etiqueta antigas
Existem também as regras de etiqueta mais clássicas, nem sempre aplicáveis, mas é interessante conhecer, nem que seja por curiosidade. Algumas delas já não fazem sentido na sociedade moderna, principalmente o que tange os comportamentos masculinos e femininos. Leia com um bom senso crítico.
1. O homem carrega o casaco da mulher
Ao chegar em um ambiente fechado, o homem “deve” pegar o casaco da mulher e levar ao local apropriado.
2. Não revidar
Se alguém direcionar ofensas a você é deselegante responder. A regra de etiqueta ensina a ignorar a situação e sair de perto..
3. Local da mulher no passeio
Quando passear, o homem deve ficar do lado esquerdo da mulher ou, se for o caso, do lado de fora da calçada. É uma forma de protegê-la, também, assim como no caso das crianças.
4. Ignorar comentários na rua
Quando alguém fala de maneira inadequada é melhor nem olhar. Não vale a pena educar os outros ou bater boca com pessoas que não respeitam o outro.
Saiba como proceder em caso de abuso sexual infantil e de adolescentes
5. Rir muito alto
Falar muito alto e rir exageradamente é uma falta de respeito e mostra frivolidade, principalmente em mulheres.
6. Bolsa feminina
É falta de educação expor o que tem dentro da bolsa feminina, então nada de sair tirando tudo de dentro para encontrar a chave.
7. Não mexer no cabelo fora do banheiro
Se seu rabo de cavalo está com fios soltos e isso te incomoda. As regras de etiqueta ressaltam que é falta de educação prender novamente, na frente dos outros. Para isso, vá até ao banheiro para arrumá-lo.
8. Modo de sentar
Mulher deve sentar adequadamente, sem nunca cruzar as pernas, uma por cima da outra. Deve inclinar as duas pernas juntas, lateralmente, ou inclinar e cruzar os pés. Isto evita que partes íntimas fiquem à mostra.
9. No carro
Ao entrar e sair do carro, a mulher deve manter a compostura, deixando os pés sempre juntos. Ou seja, sente na pontinha do banco e vire as duas pernas para entrar e faça o movimento contrário para sair.
10. Mulheres desacompanhadas
Mulheres que estão andando sozinhas na rua não devem falar com homens, sob o risco de serem mal interpretadas.
11. Estar arrumada
Outra regra de etiqueta direcionada para as mulheres, que “devem” sempre andar muito bem vestidas, inclusive em casa. Antigamente, entre os horários de 15 a 17 horas, ela deveria estar pronta para receber visitas.
12. Panelinhas
Homens e mulheres podem ter assuntos diferentes, então, depois de um jantar, as mulheres devem se reunir em uma sala para tomar chá e conversar. Enquanto isso, os homens vão para outra, para fumar e tomar digestivos. Ao menos era assim antigamente… será que mudou essa regra de etiqueta?
13. Nível de conversa
De acordo com as normas vitorianas de regras de etiqueta, um homem não deveria falar temas muito complexos perto de uma mulher, pois elas não compreenderiam e poderiam ficar entediadas.
14. Não demonstre tudo o que sabe
Mulheres inteligentes, seguras e instruídas atraem a inveja de homens e outras mulheres. Dessa forma, não exponha muito seus conhecimentos (essa regra também é da era vitoriana).
A depender da época, algumas coisas são consideradas educadas e outras não, vale a pena então voltar à regra principal que é respeitar sempre. Assim, as chances de gafe se reduzem bastante.
Jack Nicholson, ator norte-americano, disse o seguinte: “Eu presto muita atenção às regras de etiqueta. Não gritar de um cômodo para outro. Não abrir uma porta sem bater antes. Deixar as mulheres passarem primeiro”.
Para ele, isso ajuda a viver melhor. De acordo com suas palavras: “Não podemos viver em um estado crônico de guerra contra todos, isso é muito estúpido. Estou sempre atento às minhas atitudes. Isso não é um mito. É uma questão de respeito mútuo que todos compreendem”.