Você prefere consumir refrigerante zero porque acha que é melhor para a saúde do que as versões tradicionais? Mas, já se perguntou se refrigerante zero engorda?
Quem toma refrigerante zero ou é porque precisa consumir menos açúcar ou porque pretende usar isso como uma forma de ajudar a emagrecer. Mas, será mesmo que isso ajuda?
Veja agora algumas coisas bem importantes que você precisa saber sobre o refrigerante zero para fazer a sua escolha de forma mais consciente.
Veja também: Gás do refrigerante provoca celulite: verdade ou mentira?
Refrigerante zero engorda?
A grande questão de quem está pensando em mudar o tipo de refrigerante, escolhendo as opções zero açúcar, é saber se faz mesmo sentido.
Bem, a maioria dos profissionais da área, vão dizer que o refrigerante zero engorda porque, na verdade, não ajuda a emagrecer como muita gente pensa. Vamos explicar melhor.
Primeiro é importante saber que o refrigerante zero é um refrigerante diet, ou seja, sem adição de açúcares, mas, contém adoçantes.
Se não houvesse qualquer açúcar ou adoçante, seria uma bebida intragável. Então, o refrigerante zero não contém açúcar comum e nem calorias, mas, apresenta adoçantes artificiais que não fazem bem à saúde e, com isso, não ajudam a emagrecer de forma saudável.
Por outro lado, não se pode dizer que o refrigerante zero engorda porque isso depende de todos os outros alimentos que você consome no dia e da quantidade de exercícios que você faz para queimar calorias.
Apesar de o refrigerante zero não ter calorias, ele não ajuda a perder peso. Isso porque existe um efeito psicológico envolvido, e aí mora uma grande armadilha.
Os adoçantes artificiais confundem as papilas gustativas, levando a pessoa a se dar o direito de consumir alimentos mais calóricos, já que não está consumindo calorias no refrigerante zero.
De qualquer forma, o refrigerante zero não traz qualquer benefício à saúde, da mesma forma que o refrigerante com bastante açúcar. Ambos fazem mal e o ideal é evitar, principalmente se tiver o objetivo de eliminar peso de uma vez por todas.
Dê preferência para água e bebidas naturais, como sucos preparados na hora, com a fruta fresca ou congelada, e sem adição de açúcar nem adoçante. Deixe o refrigerante só para ocasiões especiais, e beba com moderação.
Atenção: As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter melhores resultados, consulte um nutricionista e mantenha uma rotina de atividades físicas.