Menu

10 Dicas de como refrescar a casa no verão sem gastar muito

Algumas dicas são de graça e outras requerem investimentos baixos

Crédito: Freepik

Publicidade

Assim como no inverno existem truques caseiros para deixar a casa mais quentinha, no verão você pode fazer o oposto. Não precisa investir na compra e instalação de um ar-condicionado para refrescar os ambientes, desde que use essas dicas.

10 Dicas de como refrescar a casa no verão:

1. Cortinas janelas fechadas durante o dia

No verão, o dia é bem quente e, geralmente, à noite dá uma refrescada. Então, durante o dia, mantenha as janelas, cortinas e persianas fechadas para impedir que o sol deixe os cômodos quentes. Quanto mais grossas forem as cortinas, melhor irão proteger do calor.

2. Janelas abertas à noite

Quando o sol se pôr, é hora de abrir as janelas e as cortinas para deixar a brisa fresca entrar. Nessa época também é comum ter mais pernilongos e outros insetos, então a dica é investir em telas removíveis, que também servem para deixar a casa mais segura, se tiverem camada dupla: uma de nylon e outra de metal.

3. Ventilador

O ventilador é bem mais barato do que um ar-condicionado. Aliás, pode comprar um ventilador para cada cômodo da casa, e ainda sairá mais barato do que o aparelho de ar-condicionado e a energia que ele consome.

Publicidade

A melhor opção é o ventilador de piso ou de mesa, por dois motivos: o primeiro é que o ventilador de teto vai trazer para baixo o ar quente que fica na parte de cima da casa. O segundo é que você poderá colocar uma bacia de gelo em frente ao ventilador de mesa ou de piso para deixar o ar mais gelado.

4. Cômodos com portas fechadas

Na hora de dormir, se for usar um ventilador com a bacia de gelo na frente, é melhor fechar as portas e janelas para que o ar geladinho fique dentro do ambiente, do mesmo jeito que funciona para o ar-condicionado. Se deixar a porta aberta, o ar frio vai embora.

5. Banhos mais frios e rápidos

O chuveiro muito quente vai deixar o corpo com mais calor e vai aquecer o ambiente. Então, procure tomar banhos mais frios e mais rápidos.

6. Lâmpadas frias

Enquanto no inverno as lâmpadas amarelas (mesmo de LED) trazem a sensação de calor, no verão é melhor usar as brancas, que trazem mais frescor. Em todo caso, sempre escolha lâmpadas de LED que não aquecem. Mesmo não parecendo, lâmpadas quentes aumentam a temperatura do ambiente.

Publicidade

7. O lugar certo da geladeira

No verão, a geladeira precisa trabalhar mais para manter a temperatura ideal no seu interior. Quando o motor liga, ele fica quente e espalha calor pelo ambiente. Para evitar que isso aconteça com tanta frequência, mantenha sua geladeira longe do sol e com espaço o bastante das paredes, permitindo que o ar circule ao redor dela.

8. Menos tapetes

Enquanto no inverno é recomendado colocar o máximo de tapetes no piso para impedir o contato do ar com os azulejos e porcelanatos, que são gelados, no verão é o contrário. Use apenas os tapetes necessários, e deixe que o ar fique mais fresco ao entrar em contato com o piso frio.

9. Toldos nas janelas

Essa ideia exige algum investimento, mas não é tanto assim. Nas janelas e varandas que ficam viradas para o sol da tarde, instale toldos grossos para evitar a incidência direta do sol dentro de casa.

Publicidade

10. Plantas

Se ainda não tinha achado motivos o bastante para cultivar plantas em casa, saiba que elas ajudam a refrescar o ar no verão. Além de deixarem o ambiente com um visual mais fresco e tropical, elas renovam o oxigênio e mantêm tudo mais fresco de verdade, principalmente se forem grandes e ficarem próximas umas das outras.

Veja também:

Sair da versão mobile