A reflexologia é uma técnica da medicina alternativa milenar, praticada desde tempos remotos no Oriente, tendo relatos ancestrais chineses e japoneses, como o Do In e o Tui Na. Essa técnica consiste em pressionar da forma correta, determinados pontos do corpo para aliviar uma dor ou tratar uma doença, estimulando o organismo a funcionar melhor. No caso da reflexologia podal, esses pontos estão nos pés.
Benefícios da reflexologia podal
A reflexologia podal traz diversos benefícios à saúde, porém sua melhor qualidade é que pode ser feita pela própria pessoa, sem a necessidade de terceiros. Essa técnica pode ser aplicada nas orelhas, nas mãos, na coluna e nos pés.
Assim, se tiver o conhecimento necessário, pode aplicar em si mesmo a técnica, aliviando dores físicas, sintomas e até mesmo o cansaço. Veja quais são os principais benefícios.
1. Autocura
A possibilidade de aliviar as dores por si só, sem a necessidade de sair de casa e recorrer a hospitais lotados ou à farmácia mais próxima, é, sem sombra de dúvidas, uma vantagem.
No final de um dia de trabalho, isso é como um bálsamo, relaxando o corpo e permitindo um descanso de melhor qualidade.
Obviamente, a reflexologia não substitui a visita a um médico, sendo recomendada a sua aplicação em casos já diagnosticados, para aliviar os sintomas.
2. Menor intoxicação
Ao deixar de tomar medicamentos para dor, para relaxar ou dormir, você está ajudando a reduzir a intoxicação no seu organismo, facilitando o trabalho do seu fígado.
Além disso, essa medicina alternativa afirma tratar também as doenças, não somente os sintomas, fazendo com que o processo de cura seja mais rápido e eficaz.
3. Estímulo dos pontos de energia
Ao estimular os pontos de energia, que estão relacionados aos sistema nervoso central, você pode rebalancear e reequilibrar sua energia, evitando o acúmulo ou falta de energia no corpo.
Isso leva a uma melhor distribuição da mesma, equilibrando todo o organismo, fazendo com que ele trabalhe melhor.
4. Relaxa
Pode parecer bobagem, mas relaxar é fundamental. Ainda mais quando se vive em uma sociedade focada no futuro, querendo sempre ter mais, para consumir mais.
Tirar um tempo para se cuidar, harmonizando e equilibrando sua energia, ajuda a relaxar e parar um pouco para estar presente no momento, coisa cada vez mais requerida.
5. Cura doenças
Este é sem dúvidas, um ponto polêmico na comunidade médica. Há diversos relatos e estudos sobre a ação da reflexologia na cura de doenças, já que cada ponto está relacionado a um órgão ou parte do corpo.
Nos pés, você tem acesso a todos os pontos energéticos fundamentais para deixar seu corpo mais equilibrado e saudável, sendo a reflexologia podal uma boa ferramenta para a manutenção da saúde.
Como funciona
Sua pele é repleta de terminações nervosas, mas elas se concentram mais em alguns lugares. Isso acontece com as orelhas, mãos, coluna e adivinhe: pés. Esses possuem mais de 15 mil terminações nervosas.
De acordo com a reflexologia, cada terminal nervoso dessas áreas está relacionado a um órgão ou parte do corpo específico, como se fossem pares. Os terminais não estão somente na sola, mas em todo o pé.
Assim, ao pressionar determinado ponto, você mexe com a parte reflexa dele, ou o órgão relacionado. Ao pressionar corretamente esses pontos, você pode estimulá-los, além de equilibrar os níveis de energia presentes nos mesmos.
Isso leva ao alívio de dores e – de acordo com a medicina alternativa – à cura de doenças.
Pontos reflexos
Os pontos reflexos são conhecidos desde a antiguidade, sendo o terminal nervoso relacionado a um órgão ou parte do corpo.
Eles ligam a canais longitudinais ou transversais que conduzem a energia, onde a pressão pode ajudar a desobstruir esses canais, melhorando a saúde.
Outra vertente diz que os pontos reflexos estão ligados aos 12 meridianos, ou chakras, mantendo a mesma linha de raciocínio.
De qualquer forma, vale a pena testar em casa, mas nunca em substituição à consulta ao médico especialista.
Veja esse vídeo que ensina como aplicar a reflexologia podal