competir e passar por cima dos outros

Não adianta conquistar algo pisando em cima de outra pessoa

A competitividade tem se tornado um mal incontrolável na sociedade atual.

Publicidade

O mundo está a cada dia mais competitivo, não dá para negar. Não bastassem as comuns competições no ambiente de trabalho, há disputas fora dele também. Normalmente por coisas pequenas. Quem tem o melhor carro, as melhores roupas, quem viaja para os lugares mais legais. Mas até que ponto isso é saudável?

O pior é quando competir significa passar por cima do outro. Passar a perna naquele colega de escritório porque ele é mais competente que você não faz de você um vencedor. Sim, talvez lhe consiga uma promoção, mas não uma vitória. Afinal, parece que “vitória” atualmente significa atacar, destruir, querer e obter tudo antes de todo mundo.

O mal da competição

Muito tem se ouvido o discurso que estimula a sair da zona de conforto. “Batalhe e você vencerá na vida”. O problema é que muitos indivíduos têm estimulado as pessoas a batalhar de forma errada. A fala mais importante tem sido de que você deve agarrar com unhas e dentes o que você quer. Mas e se o que você quer já tiver um dono?

A competição nos dias de hoje tem deixado de lado valores importantes. Respeito, educação, empatia são coisas cada vez mais esquecidas. Ética e honestidade então, nem se fala! A constante disputa por qualquer coisa e por tudo tem transformado a sociedade em uma selva. Competir sem levar em conta os que estão ao seu redor é ruim.

Publicidade

Não adianta ter doutorado e não dar bom dia ao porteiro

Muita gente se vangloria por aí de ter diploma de tudo quanto é coisa. É mestre, é doutor, fala cinco idiomas. Mas trata mal o garçom do bar, não dá bom dia ao porteiro ou chuta um morador de rua que está pedindo esmola. O que muitas pessoas não percebem é que a grande vitória na vida é ser uma pessoa decente.

E a competição desenfreada e sem limites começa cedo. Cada vez mais vê-se crianças a agredirem colegas e mesmo professores por sua “vontade de vencer”. É preciso pensar e refletir sobre o tipo de ser humano que está sendo preparado para o futuro. O importante não é quem é o melhor, mas sim quem trata o outro melhor.

Confira um vídeo de um artista de rua sobre vencer na vida:

PODE GOSTAR TAMBÉM