Você sabia que existe uma forma de perder peso, sem lutar com a balança, de maneira saudável e sem sofrimento?
Na dica de hoje, vamos lhe ensinar regrinhas de ouro para emagrecer gradativamente, sem passar fome e jantando de forma adequada.
Mas qual é o problema em jantar?
A forma como dividimos as nossas refeições, influencia diretamente na perda ou ganho de peso, porque é ela quem vai definir o acúmulo de calorias a serem distribuídos para o nosso gasto energético diário.
Imagina que, se reduzirmos ou jantamos mais cedo, provavelmente quando acordarmos, teremos mais fome pela manhã. Isso nos fará comer mais no café da manhã. Desta maneira, o nosso organismo cria meios para equilibrar o peso de forma natural.
O que acontece, é que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, é ele quem vai garantir as energias necessárias para realizar as atividades e o gasto energético desde as primeiras horas do dia.
A noite, nós não precisamos de tanto acúmulo energético para desempenharmos as funções normais, a não ser que levamos uma vida completamente noturna, o que não é o convencional.
Qual é a hora ideal para jantarmos?
De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, entre as onze da noite e as três da madrugada, é a hora que o nosso organismo efetua a regeneração da vesícula biliar e do fígado, dois órgãos que desempenham papéis fundamentais na digestão dos alimentos. Então neste horário o nosso corpo já deveria ter realizado todo o processo digestivo.
E qual é quantidade ideal?
Tudo vai depender do organismo da pessoa, mas a regra é não sentir fome tal qual não se sentir estufado a ponto de não aguentar comer mais nada. O ponto de equilíbrio ideal é o satisfeito e evitarmos sempre a gula. Dessa maneira, podemos emagrecer de forma equilibrada, além de obter melhorias na digestão.
Quais alimentos escolher?
Opte sempre por alimentos ricos em água e em fibra, que são de fácil digestão, além de saciar a fome.
Uma dica legal é que podemos integrar na nossa alimentação diária as algas como o wakame, o ágar-ágar, a kombu, o espaguete do mar, a espirulina, o klamath, entre outras.
Quais são os pratos ideias a serem preparados?
- Mix de verduras salteadas (brócolis, cenouras, cogumelos, milho, ovo cozido);
- Creme de verduras e aveia com alga kombu;
- Salada com sementes geminadas, maçã e abacate;
- Gaspacho andaluz;
- Hummus (pasta de grão de bico) ou guacamole com tiras de cenoura e pepino;
- Sopa de verduras e quinoa;
- Espinafre com uvas passas e pinhões;
- Creme de abobrinha com alga wakame e curry;
- Salada fria de ervilha e frango;
- Geleias doces de ágar-ágar com maçã e canela.
E quem sente muita fome?
Se você trabalha durante o dia todo ou, por outros motivos, não consegue chegar em casa antes das 8 horas da noite, faça um lanche cerca de três horas, mas lembre-se, sem excessos.
Como opções sugerimos:
- Fruta ou suco natural;
- Sementes oleaginosas: nozes, avelãs, amêndoas, etc;
- Frutas secas: tâmaras, ameixas, damascos, etc;
- Barra de pão integral;
- Queijo fresco com marmelada;
- Sanduíches integrais, com recheio de queijo, abacate, ovo, etc.
Tenha em mente sempre que a prática de exercícios e atividades físicas irá contribuir para um desempenho e resultados melhores.
Para obter os resultados desejados é muito importante aliar a uma alimentação saudável, equilibrada, com acompanhamento médico e profissional, além da realização de atividades físicas.
Compartilhe!