Menu

Como reduzir a umidade em casa: soluções para cada situação

Dependendo da causa da umidade, a solução pode ser simples ou vai precisar mexer na estrutura

Crédito: Freepik

Publicidade

Para reduzir ou se livrar de uma vez por todas da umidade da casa é preciso, antes de tudo, descobrir a causa dessa umidade. Depois sim, encontrar as soluções mais adequadas. Conviver com a umidade não é fácil, pois ela deixa os ambientes com visual e cheiro desagradáveis, estraga a mobília e pode causar problemas de saúde. Então, veja como resolver.

Tipos de umidade

A umidade nos ambientes pode ocorrer por diferentes fatores.

Clima

Esse fator afeta as residências das cidades naturalmente mais úmidas ou então em épocas de chuvas intensas. As paredes da casa começam a ficar amareladas e manchadas, causando a sensação geral de umidade no ambiente.

Excesso de condensação

Quando a casa fica fechada pela maior parte do tempo ou quando você tem um varal para secar roupas internamente, toda a água que evapora fica presa nos ambientes, gerando manchas nas paredes, sensação de umidade e cheiro de mofo.

Encanamento danificado

Existe também o tipo de umidade causada por um cano perfurado ou quebrado no interior da parede. Quando a parede não só fica manchada, mas chega ao ponto de ficar molhada, o problema está bem avançado e necessita de reparo imediato.

Publicidade

Umidade vinda do piso

Dependendo de como foi feita a fundação da casa e o tratamento da base da construção, pode ser que o piso e as paredes entrem em contato direto com o solo úmido, em especial nas épocas de chuva. Assim, a umidade vai se manifestar com bolores, escurecimento dos cantos mais baixos, fissuras e até amolecimento de partes do piso, se for de material mais flexível.

Como reduzir cada tipo de umidade

Agora, veja as soluções para cada caso.

Clima

Quando uma casa é construída em uma cidade tipicamente úmida, o arquiteto e o engenheiro já devem prever esse fator e incluir materiais impermeabilizantes na construção.

Se isso não foi feito, é interessante pensar na possibilidade de uma reforma para fazer a inclusão dos impermeabilizantes. É um investimento mais alto e trabalhoso, porém essencial para garantir a longevidade da construção e evitar os problemas decorrentes da umidade constante.

Para as casas que sofrem com a umidade só nas épocas de chuvas, ter aparelhos desumidificadores de ar é uma boa solução.

Publicidade

Excesso de condensação

Para evitar que o excesso de água no ambiente evapore e fique preso nas paredes é necessário manter as janelas abertas pelo máximo de tempo possível, permitindo a circulação do ar. As janelas dos banheiros devem estar sempre abertas.

Além disso, se não tiver opção e precisar secar roupa dentro de casa, nunca faça isso com as janelas fechadas. Deixe o varal ao lado de uma janela aberta e abra outras janelas também. De preferência, lave a roupa só em dias de sol para secar mais rápido.

Para quem cultiva plantas dentro de casa, tem também essa questão. Várias espécies de plantas deixam o ambiente mais úmido, então devem ser evitadas, a menos que a casa passe a ser muito bem arejada.

Publicidade

Encanamento danificado

Nesse caso, a única forma de resolver é chamando um bom encanador para identificar o vazamento e consertar. Não tem outra forma. Quanto antes fizer isso, menos trabalho terá. Se demorar e a parede começar a ficar muito danificada, terá que investir em refazer a parede também.

Umidade vinda do piso

Esse é mais um caso em que apenas uma manutenção na estrutura será capaz de resolver. É necessário chamar um engenheiro ou arquiteto, e de preferência ter o projeto construtivo em mãos para saber quais foram todos os materiais usados na construção.

O profissional irá avaliar a necessidade de quebrar pisos e paredes para adicionar impermeabilizantes na estrutura, ou se vai bastar fazer mais camadas de algum revestimento impermeabilizante.

Publicidade

Assim como no caso do vazamento de encanamentos, quanto antes for tratado, menos trabalho e prejuízo vai dar.

Veja também: dicas para melhorar o ar da casa

Sair da versão mobile