Hoje os queridinhos são Facebook, Instagram, TikTok, Reddit e Pinterest. Em outros tempos, no entanto, os destaques eram Orkut, MSN, ICQ e outros, lembra? Nem todas as redes sociais antigas saíram completamente de circulação, mas não é raro ouvir por aí alguém mencionando, em tom de saudosismo, como elas fazem falta e eram incomparáveis. Será? Vamos relembrar algumas.
5 redes sociais antigas
Fotolog
O “avô do Instagram” foi lançado em 2002 e permitia aos usuários da versão gratuita postar uma foto por dia e receber 20 comentários. Quem tinha a versão paga possuía vantagens, como centenas de comentários e até seis imagens novas no ar diariamente, upadas em qualquer horário. O site chegou a ter bilhões de visualizações e mais de 20 milhões de visitantes únicos por mês.
A versão brasileira, muito popular entre os adolescentes, era o Flogão, encerrado em 2019. O Fotolog foi descontinuado em 2016 e teve um revival em 2018.
Aproveite e veja: Tipos de fotos que você precisa apagar do Facebook
ICQ
Criado em 1996, o ICQ atingiu a marca de 100 milhões de usuários em 2001 e foi um dos primeiros serviços de mensagem instantânea na internet. Criado por quatro jovens israelenses que buscavam revolucionar a comunicação virtual, ele identificava cada usuário por um número de vários dígitos, que a galera sofria para decorar e poder divulgar.
O nome ICQ vem da pronúncia de I Seek You (“Eu procuro você”, em inglês). O serviço segue em funcionamento, raridade entre as redes sociais antigas.
mIRC
O mIRC surgiu em 1995 para possibilitar chats internacionais. Altamente configurável e cheio de recursos, apesar da aparência simples, ele permanece ativo e servindo a diversas finalidades.
Veja também: O que você não deve fazer nas redes sociais
MSN Messenger
O programa de mensagens instantâneas da Microsoft surgiu em 1999 e conquistou o Brasil. Bem mais popular por aqui do que o ICQ, o serviço até hoje é lembrado por funcionalidades como o botão de chamar a atenção, a possibilidade de fingir estar offline, a área de status – que funcionava para mandar indiretas bem diretas – e os winks.
Em 2013, então renomeado Windows Live Messenger, o MSN saiu de cena para a chegada do Skype.
Orkut
A rede social foi lançada em 2004, dias antes do Facebook, e conquistou alcance incrível no Brasil e na Índia. A presença brasileira era tamanha que a operação da empresa foi transferida para o Google Brasil em 2008. Havia cerca de 40 milhões de cadastros brasileiros na rede na época.
Distribuir convites, adicionar amigos, escrever depoimentos, trocar scraps, ver quem visitou seu perfil, participar de comunidades e criar tópicos estavam entre as principais ações possíveis no Orkut.
Superada pelo Facebook em 2012, a rede encerrou as atividades em 2014, deixando uma legião de saudosos admiradores.
Veja também: Kwai: Conheça os diferenciais da rede de vídeos concorrente do TikTok