A parte da raiz e do comprimento do cabelo podem estar lindas, mas, se as pontas estiverem ralas, não adianta. As pontas ralas deixam o cabelo sem acabamento, parecendo não estar saudável.
De fato, o problema pode acontecer depois de uma queda excessiva, muita quebra por excesso de química sem tratamentos ou por falta de corte nas pontas que já estão mais velhas. Então, se o seu cabelo estiver com as pontas ralas, veja o que pode fazer para recuperá-las.
Coques e tranças
Enquanto as pontas do seu cabelo não se recuperam, o jeito é improvisar penteados que disfarcem as pontas ralas. Os coques e tranças são ótimos para isso.
Veja também:
Cortar as pontas
Para o tratamento em si, o primeiro passo é dar uma cortada nas pontinhas do cabelo. Para cabelos longos, uns 5 centímetros. Para cabelos médios, uns 3 centímetros. Esse corte serve para ajudar a melhorar o aspecto das pontas sem precisar cortar muito, e já vai fazer diferença na recuperação.
Hidratação semanal
Com as pontas cortadas, comece a fazer hidratação no cabelo uma vez por semana. A hidratação é o tipo de tratamento para manter sempre, por toda a vida. Você pode escolher receitas caseiras de hidratação ou usar bons cremes de hidratação para o seu tipo de cabelo. Não precisa passar na raiz, só no comprimento e nas pontas. O resultado virá com o tempo.
Umectação semanal
A umectação é um tratamento de nutrição para os fios danificados. Você fornece aos fios os óleos que ele perde com o passar do tempo, mas que são essenciais para dar brilho e preservar a hidratação. Escolha um dia da semana, que não seja o mesmo dia da hidratação. Dê uns 2 ou 3 dias de intervalo entre cada tratamento.
Basicamente, você vai besuntar o comprimento e as pontas do cabelo (seco e sujo mesmo) com algum tipo de óleo vegetal e deixar agir por alguns minutos, depois remover muito bem com shampoo e água, passar o condicionador normalmente e finalizar com seu creme para pentear ou outra finalização.
Cauterização quinzenal ou mensal
A cauterização faz parte da etapa de reconstrução dos fios, e deve ser feita com menos frequência ou não vai trazer bons resultados. Você pode fazer em casa ou no salão, a cada 15 dias ou uma vez por mês. A cauterização serve para repor queratina e outros componentes da estrutura dos fios, engrossando o cabelo e deixando-o mais forte.
Evite procedimentos químicos
Por fim, outra dica muito importante para prevenir mais pontas ralas no seu cabelo é dar um tempo nos procedimentos químicos, seja alisamento, botox, coloração ou descoloração.
Passe alguns meses apenas fazendo os três tratamentos recomendados acima (hidratação, nutrição e reconstrução) para o cabelo se fortalecer antes de receber novos procedimentos.
E, quando voltar a usar química, mantenha esse cronograma capilar para impedir que as pontas ralas voltem a se formar.
Veja também:
Veja também: Diferença entre progressiva, selagem e botox capilar