Apenas por pinturas e esculturas, não conseguimos ter a real noção da aparência de personalidades históricas. Abraham Lincoln, Cleópatra, Júlio Cesar, Nefertiti… como será que eles realmente se pareciam? E personagens de desenhos, se fossem humanos, como seriam? E os que faleceram jovens, como estariam hoje?
Um artista digital brasileiro decidiu fazer esse desafio usando aplicativos que tratam imagens com a ajuda de inteligência artificial (IA).
Em entrevista a Tilt, Hidreley Dião, que mora em Botucatu (interior de SP), explica que iniciou o projeto na pandemia.
“Criei esse processo maluco de trabalhar com IA e estou feliz com os resultados, pois as pessoas ficam sempre impressionadas. Aprendi sozinho e hoje meu trabalho está nas principais plataformas da internet”, afirma.
“Vi que muitos artistas estavam aproveitando essas ferramentas para dar vida a estátuas e a pinturas de personalidades famosas. Me desafiei a aprender e tentar a fazer algo parecido. Gostei do resultado e não parei mais”, completa Dião.
Como funciona a criação de personalidades com IA?
Para dar vida às personalidades históricas que viveram no passado e só conhecemos por pintura ou escultura, o artista explica que escolhe uma obra antiga. Deve ser possível reconhecer a personalidade logo de primeira.
Em seguida, ele procura em bancos de imagens ou entre amigos fotos de pessoas que lembrem e estejam em posição parecida com a da personalidade escolhida.
“Procuro sempre fotos que estejam fáceis de trabalhar o formato do rosto, cabelo, etc. Isso porque eu sobreponho a imagem do personagem e, através do Photoshop, vou preenchendo, começando sempre pelos olhos”, diz.
Depois do tratamento no Photoshop, Dião usa outros aplicativos que rodam com inteligência artificial para finalizar a arte, como FaceApp, o Remini (edição de imagens) e o Gradient (que transforma o rosto de anônimos no de famosos).
Será que estas personalidades eram ou seriam assim?
O trabalho de Hidreley Dião é muito interessante e curioso. Ele faz uma leitura das personalidades antigas para imaginarmos como seriam hoje, jovens ou velhas. E tem muito mais para ver no Instagram de Dião.
Mozart
Cleópatra
Elvis Presley
Abraham Lincoln
Imperador Júlio Cesar
Marilyn Monroe
Nefertiti
Vincent van Gogh
Flanders (Os Simpsons)
Milhouse (Os Simpsons)
Moe (Os Simpsons)
Veja também: Curiosidades de novelas que amamos acompanhar
Fonte: UOL Tilt / Imagens: Instagram @hidreley