Antes de toda essa onda fitness, a marmita já existia, mas não tinha a mesma moral que tem agora. Atualmente levar marmita para todo o lado é sinônimo de cuidado com a saúde. E não quer dizer que só quem faz dieta possa fazer uso de marmitas. O importante é levar sua comida caseira para o trabalho, academia, curso ou faculdade para comer melhor e economizar. Por isso, veja a seguir ótimas sugestões de receitas para marmita.
Ideias de receitas para marmita
As sugestões variam entre marmitas que podem ser comidas frias ou que precisam aquecer. É importante ter variações, porque nem sempre vai ter um micro-ondas disponível para deixar sua comida quente. Então existem pratos deliciosos que você pode comer mesmo estando frios.
1. Frango colorido
Para o dia em que um peito de frango em cubinhos com vegetais coloridos for suficiente, essa receita é perfeita. A sugestão de vegetais é cenoura, vagem e milho, para ser bem prático, mas você pode adicionar outros, como brócolis, couve-flor e alho-poró, por exemplo.
2. Strogonoff de frango light
O strogonoff é outra receita muito fácil de fazer na noite anterior e deixar pronta para levar de marmita para o almoço. Faça junto um arroz integral e antes de sair de casa rale uma cenoura e fatie um tomate ter uma refeição completa.
3. Macarrão com legumes e atum
Essa é outra opção de receitas para marmita que funciona muito bem. O macarrão é o seu carboidrato, o atum é a proteína e os legumes são as vitaminas e minerais que precisa para começar a tarde com toda energia. Além do mais, é muito prático de preparar e pode até comer frio, como uma salada.
4. Escondidinho de abóbora com carne seca
Essa opção é aquela delícia que você faz para o almoço de domingo e prepara um pouco a mais para levar de marmita na segunda. É um escondidinho saudável e completo, só precisa de uma salada fresca para comer bem e economizar fora de casa.
5. Risoto primavera
Se preferir um almoço sem carne, essa opção das receitas para marmita é uma das boas. Junto com o arroz, você vai cozinhar cebola, aspargos, cenoura, abobrinha, cogumelos, tomate-cereja e muitos temperinhos para ficar delicioso. É um prato prático e não precisa fazer várias coisas para levar na marmita.
6. Tabule de quinoa com grão-de-bico
Em apenas 20 minutos você prepara essa marmita colorida, deliciosa e absolutamente nutritiva. Se quiser incrementar o tabule pode acompanhar com purê de batata-doce e batata baroa com leite de coco. Um almoço maravilhoso e completo.
7. Lasanha de carne moída
Essa é uma das receitas para marmita que você pode fazer em várias porções e congelar. É ideal para quando pode armazenar em uma geladeira e usar o micro-ondas na hora para comer bem quente.
8. Panqueca recheada com atum e queijo de cabra
A sugestão de recheio é com o atum, que é muito prático, mas você pode variar com todos os tipos de gostar. Carne moída, frango, carne seca, legumes e afins. O que importa é que a massa da panqueca é muito simples e só precisa levar mais uma salada para ter um almoço delicioso na marmita.
Dicas para fazer a marmita perfeita
A ideia da marmita é que você possa comer fora de casa sem abrir mão de uma refeição completa. Mesmo quem não faz dieta precisa comer com variedade e qualidade para ficar satisfeito. Então veja algumas dicas valiosas para uma marmita nutritiva.
- Junto com o prato principal leve sempre um outro potinho com salada fresca;
- Compre jogos de potinhos para marmita que seja de vidro para não alterar o sabor dos alimentos;
- Sempre monte uma marmita que tenha uma porção de carboidrato, uma de proteína, uma de gordura saudável e muitos vegetais. Assim vai se alimentar de forma completa;
- Se possível, tempere sua salada na hora, especialmente se forem folhas, pois elas vão murchar se temperar horas antes;
- Quando não tiver carne, uma boa substituição são os ovos cozidos ou uma omelete;
- Se tiver feito a marmita no mesmo dia mais cedo, deixe esfriar antes de fechar o pote, assim, dependendo do prato, vai preservar melhor a textura;
- Não misture o tomate da salada com o prato principal, porque ele solta água e pode deixar o prato menos saboroso;
- Se no local onde você vai estar até a hora do almoço não tiver geladeira, não leve alimentos com creme de leite, iogurte ou peixes. A maioria dos demais pratos aguenta bem até 4 ou 5 horas fora da geladeira, especialmente se foram preparados no mesmo dia mais cedo;
- Não se esqueça de ter junto os seus talheres, guardanapos e temperos.