O tutu de feijão é um prato regional que é característico de diversas regiões do Brasil, podendo ser feito de diferentes maneiras, conforme o local. Esse prato tipicamente brasileiro consiste em uma combinação de feijão refogado, processado e engrossado com alguma farinha; além dos temperos e carnes diversas. É um prato bastante versátil e prático de ser preparado.
Veja também: as melhores receitas de sopa de feijão
Como fazer tutu de feijão: 7 receitas
Por ser prático, pode ser servido em diversas ocasiões e, devido a sua consistência característica, ele pode ser o protagonista da refeição. Outro ponto interessante é que a liberdade que ele gera para a combinação de diferentes carnes, temperos e até mesmo tipos de feijões, faz com que esse alimento possa agradar aos mais distintos paladares e gerar mais possibilidades para o cozinheiro.
1. Vegano
Essa receita mantém a base de feijão preto com diversos temperos, mas substitui a carne pelo tofu. O tofu é derivado da soja e possui um alto índice de proteínas, o que o faz um alimento excelente para ser consumido por veganos. Nessa receita, o molho shoyu também é uma novidade, já que ele combina bastante com o sabor do tofu utilizado e realça a consistência desse tutu.
Experimente a versão vegana desse prato
2. Com farinha de milho
Esse tutu é bem simples de ser feito e utiliza o bacon e a farinha de milho para engrossar e ficar com a textura típica do tutu. Nessa receita, o preparo é muito mais simples, já que ela utiliza o liquidificador para bater o feijão rapidamente.
Outro fator de destaque foi o acréscimo de cebolinha e cheiro verde na composição desse tutu de feijão, para contrastar o sabor forte e consistente do feijão com o toque único proporcionado por essas folhinhas.
Você sabia que esse prato também pode chamar virado de feijão?
3. Com carne na lata
Essa receita é tradicionalmente mineira e, como praticamente todo prato de Minas Gerais, é uma delícia! A carne na lata é feita por meio da fritura da carne no óleo, para desidratá-la e conservá-la por mais tempo. O torresmo gera um contraste único na receita, por conta de sua textura crocante que combina com a massa de feijão.
Por fim, a banha utilizada no preparo é excelente para quem ama a culinária regional de Minas e gera um sabor excepcional para toda a receita, embora não seja um ingrediente recomendável para quem possui problemas cardíacos ou para quem não possa consumir frituras.
Essa versão é de lamber os dedos com essa carne
4. De feijão branco
Se você não gosta tanto do sabor do feijão carioca ou preto, não tem problema. Também é possível fazer tutu de feijão branco. E o melhor, essa receita leva bacon crocante por cima. Além do feijão, bacon (e óleo para fritar), você vai precisar: cebola, alho, linguiça de porco, farinha de mandioca torrada e os temperos à gosto, como sal e pimenta.
Aprenda a preparar com o passo a passo dessa receita
5. Com talos de vegetais e aveia
Esse tutu de feijão é diferenciado e foca mais na área de saúde, pois os talos aumentam a concentração de nutrientes, mas possuem um sabor mais forte. Nessa receita, utiliza-se o lombo de porco como carne como acompanhamento, o que reduz esse sabor dos talos e contrasta bastante com a aveia e com a salsinha.
Veja como preparar essa versão com aveia e vegetais
6. Com bacon e calabresa
Sabe aquela receita tradicional de tutu, com bastante carne defumada para completar o sabor do prato? Simplesmente delicioso, esse tutu de feijão é preparado com o carioca. Os demais ingredientes são: cenoura ralada, bacon, calabresa, cebola, alho, farinha de mandioca crua, salsinha, sal e pimenta à gosto!
Que tal aprender essa receita deliciosa?