Os cães e gatos adoram ganhar petiscos. Se você adestra o seu cão em casa, os petiscos são bons aliados como recompensa durante os exercícios de adestramento. E você sabia que há receitas de petisco caseiro para seus cachorros, que são mais naturais? Pode até ser que as versões compradas sejam mais práticas, mas se você quiser oferecer um agrado diferente e saudável aos seus pets, veja essas receitas.
4 Receitas de petisco caseiro para cachorros e gatos:
Biscoito de frango para cães e gatos
Esse biscoitinho é bem fácil de fazer e pode ser dado para cachorros e gatos. A receita leva apenas frango desfiado, ovos e farinha de arroz. Depois que a massa ganhar consistência e ficar moldável, corte no formato que desejar os biscoitos e leve ao micro-ondas por 4 minutinhos. Veja como fazer:
Biscoito de banana para cães e gatos
Essa receita também é simples e pode ser oferecida tanto para os cães quanto para os gatos. Leva ovo, água, farinha de aveia, farinha de arroz (melhor que de trigo) e bananas picadas. Quando a massa estiver consistente é só abrir, moldar e levar ao forno por 25 minutos. Rende uns 80 biscoitos pequenos. Veja como fazer:
Biscoito de frutas, aveia e iogurte para cães e gatos
Essa receita é de biscoitinho doce, que leva mais ingredientes e é uma opção rica em fibras. Leva farinha de arroz, farinha de aveia, aveia em flocos, farelo de aveia, iogurte natural integral, ovo, mel, maçã e banana. Se não tiver mel, melhor deixar só o doce natural das frutas mesmo. Veja as quantidades e o passo a passo:
Patê de miúdos de frango para gatos
O patê nem sempre é um petisco, e sim uma segunda opção de refeição para dar ao longo do dia. Essa receita é especial para os gatinhos, com ingredientes que eles costumam adorar, além de ser bem saudável. Leva apenas fígado, coração e moela de frango. Veja como preparar:
Petisco vegetariano para cães
Esse petisco não leva carne e é rico em vegetais. Fica adocicado por causa do mel, mas se quiser pode fazer sem esse ingrediente.
Ingredientes
Cenoura ralada: 1 unidade pequena;
Abobrinha ralada: ½ unidade;
Ovos pequenos: 2 unidades;
Mel: 2 colheres (sopa);
Espinafre: 1 xícara;
Aveia em flocos: 1 xícara;
Abóbora cozida e amassada: 1 xícara;
Farinha de arroz: 3 a 4 xícaras.
Modo de preparo
- Processe os legumes no processador, todos juntos.
- Adicione o mel e a aveia em flocos e volte a misturar.
- Transfira a massa para uma tigela e misture o ovo até ficar homogêneo.
- Adicione a farinha aos poucos até que ela não grude mais na mão.
- Abra a massa em uma superfície untada ou com papel-manteiga, depois recorte nos formatos e tamanhos que você considera o suficiente, e coloque os biscoitos em uma forma.
- Leve para assar por 15 minutos em temperatura média.
Cuidados a ter
Assim como os humanos, alguns cães e gatos são alérgicos a certos ingredientes, como laticínios ou mel. Então, se você não sabe se o seu pet tem alguma alergia, intolerância ou sensibilidade a certos ingredientes, ofereça apenas um biscoitinho e aguarde algumas horas para ver como ele vai reagir.
Além disso, na hora de variar alguns ingredientes das receitas, tome cuidado com as substituições, pois não são todas as frutas que os cães e gatos podem comer.
Veja também: