Menu

10 Receitas de bacalhau com natas direto de Portugal

Aprenda a fazer deliciosas receitas genuinamente portuguesas e inove na sua cozinha

Crédito: Freepik

Publicidade

Não se engane achando que as tais natas portuguesas são a mesma coisa que as brasileiras. Na realidade, ele está mais para o creme de leite fresco local do que para as natas de fato (que o brasileiro usa para fazer biscoitos). É com esse ingrediente que é feito o bacalhau com natas.

Diferente, certo? Pois é esse o charme. Além de mais espessas que o creme de leite fresco, as natas para bater vão dar aquele sabor especial, único ao prato. Elas têm cerca de 35% de gordura, o que a torna excelente até para fazer o chantilly no ponto. Apesar de ser cheia de qualidades, infelizmente é muito difícil de encontrar no Brasil, somente em lojas especializadas e grandes redes de mercado.

Veja nesse vídeo como é a textura e aproveite para aprender como fazer um delicioso chantili com a nata portuguesa.

Se você quiser, pode substituí-las por creme de leite fresco, com uma boa quantidade de gordura, preferencialmente 35%. O creme de leite de caixinha tem cerca de 20% e o light, 15%. Se você já cozinha há algum tempo, sabe que isso faz toda a diferença no sabor e na textura.

Publicidade

Receitas de bacalhau com natas: 10 opções

Como essas receitas são de culinaristas portugueses, é importante adaptar o vocabulário, para que o passo a passo fique mais claro. Veja o que significa, em português do Brasil, cada uma dessas palavras utilizadas nas receitas a seguir:

  • Natas: um ingrediente similar ao creme de leite fresco, porém mais maturado e com boa quantidade de gordura.
  • Coza: cozinhe.
  • Tacho: panela.
  • Lume (baixo, alto): fogo (da boca do fogão) baixo, fogo alto.
  • Arrefecer: esfriar.
  • Envolva: misture.
  • Cortar em quartos: cortar a batata em 4 partes iguais, fazendo luas.
  • Refractário: refratário de vidro que vai ao forno.
  • Demolhar: dessalgar em leite ou água.
  • Alourar: dourar.

Agora que já está fluente em português de Portugal, escolha a sua receita favorita e mãos à obra!

1. Receita tradicional

Crédito: Mulher Portuguesa

A cremosidade dessa receita é simplesmente incrível. Para ficar ainda melhor, essa receita leva queijo ralado por cima, para gratinar. Se quiser usar as batatas fritas de supermercado (daquelas congeladas), pode ser, evitando uma etapa do trabalho.

Se encontrar bacalhau congelado ao invés de usar o salgado, pode também. Para o preparo, precisa de bacalhau, natas, leite, cebola, alho, farinha de trigo, batatas, queijo ralado, noz-moscada, sal e pimenta.

Publicidade

Veja o passo a passo aqui: receita tradicional

2. Com muçarela

Crédito: Pingo Doce

Acha estranho o novo modo de escrever muçarela? Pois saiba que em Portugal é mozzarella ou mouzarela. Seja como for, combina perfeitamente com a receita, deixando tudo mais perfeito. Para preparar, vai precisar de bacalhau, batatas, natas, mostarda, ketchup, maionese, ovo, cebola, alho, louro, sal, pimenta e muçarela ralada.

Veja o passo a passo aqui: receita com muçarela

3. Light

Crédito: E-Konomista

Sabia que existe uma versão light das natas portuguesas? Ela é mais utilizada na culinária, porém não tão indicada para fazer chantili. Confirmando esse fato, teste a receita light, para comer sem culpa. Para isso vai precisar de bacalhau, cebola, alho, louro, azeite, cenoura, batata, sal, pimenta, natas, margarina, farinha, leite e temperos.

Veja o passo a passo aqui: receita light

4. Com batata-doce

Crédito: Receitas e Menus

Para quem gosta de batata-doce, essa é a opção perfeita. O uso dessa raiz torna o sabor do bacalhau mais suave, dando também outra textura ao prato. Para o seu preparo, você vai precisar dispor de batata-doce, bacalhau, alho, cenoura, natas, leite, azeite, tempero verde, sal, farinha, margarina e pimenta.

Publicidade

Veja o passo a passo aqui: receita com batata-doce

5. Com espinafre

Crédito: Mulher Portuguesa

Para dar aquele toque a mais de cor e saúde na sua receita, experimente usar espinafre ou até mesmo brócolis, dando mais vida e sabor. Ele fica cremoso e com as folhas entre as camadas, perfeito! Reserve para o preparo, folhas de espinafre, bacalhau, natas, alho, azeite, manteiga, pimenta, noz-moscada, farinha de trigo, ovos, limão e queijo ralado.

Veja o passo a passo aqui: receita com espinafre

6. Com camarão

Crédito: Maravilhas de Portugal

Além do bacalhau, essa receita conta com o sabor e textura do camarão, deixando o prato mais complexo e aromático. O interessante é que você vai usar batata-palha, para dar uma textura extra ao mesmo. Para tanto, junte o bacalhau, natas, camarões, cebola, alho, azeite, louro e pão ralado.

Veja o passo a passo aqui: receita com camarão

7. Com cogumelo

Crédito: Receitas da Romy

Para fazer essa receita, você tem que usar o pacote de natas com cogumelo (ele já vem assim de fábrica, como se fosse molho de tomate com azeitona, por exemplo). Se não encontrar na sua cidade, prepare o cogumelo como de costume e adicione à receita original, com a nata pura.

Publicidade

Reserve para o preparo: batatas, cebola, alho, azeite, sal, natas de cogumelos, leite, mostarda, farinha e bacalhau desfiado.

Veja o passo a passo aqui: receita com cogumelo

8. Com bacon e broa de milho

Crédito: Receitas e Menus

Totalmente inusitada, essa receita é de dar água na boca! Além do sabor do bacon, ela leva ao final uma camada de broa de milho picada e temperada, para gratinar. Para preparar essa delícia, reserve o bacalhau, natas, broa de milho, bacon, cebola, alho, azeite, manteiga, farinha, batatas, pimenta, noz moscada e sal.

Veja o passo a passo aqui: receita com bacon de broa

Publicidade

9. Com couve-flor

Crédito: Receitas e Menus

Para dar uma maior leveza ao prato, que tal colocar também a couve-flor? Além de dar uma textura diferente, ela vai suavizar o sabor do bacalhau, deixando ainda mais gostoso. Para fazer essa receita, reserve o bacalhau, natas, couve-flor, batatas, cebola, alho, azeite, manteiga, leite, farinha, mostarda, limão, sal e pimenta.

Veja o passo a passo aqui: receita com couve-flor

10. Com purê

Crédito: Receitas e Menus

Uma mistura lusófona do brasileiríssimo escondidinho, com o charme das natas portuguesas. Receita para inovar e dar um ar mais sofisticado a um prato nacional. Se quiser, pode preparar porções em vasilhas individuais, que possam ir ao forno. Para preparar, reserve o bacalhau, louro, alho, cebola, ovo, batatas, nata, azeite, manteiga, leite, noz moscada, sal e pimenta.

Veja o passo a passo aqui: receita com purê

Leave a Reply

Sair da versão mobile