Conhecer dicas e truques para acabar com estrias é algo que todos deveriam saber. Elas podem ser bastante incômodas e surgem em qualquer idade, tanto nos homens como nas mulheres. São linhas irregulares na pele, com um tom avermelhado, roxo ou branco, fruto do rompimento das fibras da pele.
Elas aparecem quando existe uma grande oscilação de peso, crescimento rápido ou durante a gravidez, por exemplo, pois a pele nem sempre tem a elasticidade necessária. Algumas áreas do corpo são mais susceptíveis ao surgimento de estrias, como o abdômen, seios, nádegas, coxas e quadril. Veja como reduzir o desconforto e amenizar as estrias.
Como acabar com estrias: 5 receitas caseiras
As estrias podem estar numa fase inicial ou mais avançada, sendo que as avermelhadas, costumam ser recentes. Mas se as marcas permanecerem na pele por anos, tornam-se brancas. Por isso, estrias avermelhadas podem ser eliminadas mais facilmente. Conheça alguns tratamentos caseiros para as estrias:
1. Limão e azeite
O limão é muito utilizado pela cosmética para eliminar manchas e clarear a pele, mas é preciso ter cuidado, pois em contato com o sol, o efeito pode ser reverso, além do risco de queimaduras. Por isso, lave muito bem a pele após o uso e passe protetor solar por todo o período do tratamento.
Já um azeite é rico em vitamina E, um nutriente essencial à pele, dando um maior poder à mistura, além de ser rico em antioxidantes, que naturalmente, ajudarão na recuperação da pele, reduzindo o desgaste celular.
Ingredientes
Limão: ½ unidade;
Azeite: 10 gotas.
Modo de preparo
- Esfregue toda a área afetada pelas estrias com o limão;
- Massageie durante 10 minutos;
- Deixe a pele descansar por outros 10 minutos;
- Aplique o azeite de oliva extra virgem no local;
- Volte a massagear para a pele absorver os produtos;
- Lave muito bem e hidrate em seguida.
Conheça os benefícios e como usar óleo de coco para estrias
2. Uvas vermelhas e iogurte
Esta fruta é um poderoso antioxidante, pois contém flavonoide, aumentando a sua eficácia em acabar com as estrias. Além de ajudar na saúde celular, ele estimula a recuperação da mesma, reduzindo as marcas.
Já o iogurte é um reconhecido hidratante caseiro, rico em vitaminas e principalmente, ácidos graxos: Essas substãncias ajudam a proteger a epiderme contra a desidratação, devolvendo a tenacidade e elasticidade da pele.
Ingredientes
Uvas vermelhas: 10 unidades;
Iogurte natural: 1 xícara.
Modo de preparo
- Esmague as uvas inteiras e junte com o iogurte;
- Misture bem e aplique nas estrias, fazendo massagens circulares;
- Deixe na pele por 20 minutos e em seguida lave.
Babosa é bom para estrias? Veja como usar
3. Nívea com Arovit
O creme Nívea é velho conhecido das famílias brasileiras, sendo aquele da latinha azul, que suas avós costumavam usar – e com razão! Ele ajuda a hidratar a pele, clareando e uniformizando o tom.
Já o Arovit é um complexo vitamínico vendido em ampola, que vai ajudar a amenizar as estrias, nutrindo profundamente a pele. E o melhor, sem fazer sujeira.
Ingredientes
Creme Nívea: 1 unidade (latinha azul pequena);
Arovit: 1 ampola.
Modo de preparo
- Misture os dois ingredientes, na latinha mesmo;
- Passe todos os dias, pela manhã e antes de dormir;
- Faça isso depois do banho, massageando bem o local, para facilitar a absorção.
Estrias nos seios: causas e como eliminar
4. Bepantol e óleo de rosa mosqueta
O Bepantol Derma é rico em retinol e devolve a elasticidade à pele, além de ajudar a clarear, sendo perfeito para acabar com estrias que estão começando a surgir na pele (avermelhadas).
O óleo de rosa mosqueta nutre e clareia a pele, amenizando a coceira, por causa da sua ação anti-inflamatória, amenizando não somente as mais recentes, como também estrias mais antigas.
Ingredientes
Bepantol Derma: 2 colheres (sopa);
Óleo de rosa mosqueta: 1 colher (sopa).
Modo de preparo
- Misture os ingredientes e coloque em um pote com tampa;
- Aplique diariamente, duas vezes ao dia, massageando por 5 minutos;
- Cuidado para não tomar sol enquanto utiliza a mistura.
Veja mais informações sobre o uso de Bepantol para as estrias
5. Hipoglós e óleo de amêndoas
Essa pomada além de clarear a pele (de maneira sutil), ajuda a amenizar a coceira, deixando também mais uniforme. Tem ação cicatrizante e reduz a inflamação, pois torna o ambiente mais alcalino.
Aliada ao óleo de amêndoas, com alto poder de hidratação, se torna uma poderosa arma contra as estrias, sendo também mais fácil de aplicar e massagear.
Ingredientes
Hipoglós: 2 colheres (sopa);
Óleo de amêndoas: 1 ½ colher (sopa);
Modo de preparo
- Misture os ingredientes e coloque em um pote com tampa;
- Aplique diariamente, duas vezes ao dia;
- Massageie bem e cubra a região com plástico filme;
- Deixe agir por 1 hora e retire o excesso com algodão.
Usar hipoglós para estrias funciona? Tire a dúvida!
Antes de realizar os procedimentos, faça um teste em sua pele para saber se não causará desconfortos. Cada organismo reage de uma forma e o médico especialista deverá ser consultado para potencializar e acompanhar os resultados desejados.
Veja também:
- Você pode usar Bepantol para tatuagem: sim ou não?
- Bepantol para estrias: será que realmente funciona?
- Estrias nos seios: causas e como eliminar